Além de Machu Picchu – Veja quais são as 3 ilhas de Puno no Peru

Em uma viagem para o Peru, o que vem a sua mente? Com certeza, Machu Picchu, não é mesmo? No entanto, saiba que esse país vizinho esconde outras belezas também. Desse modo, as ilhas de Puno no Peru são ótimas referências para quem quer ir além de Machu Picchu.

A gente fez essa matéria para apresentar e falar um pouco mais dessas ilhas, que trazem consigo muita história local. No entanto, enquanto a gente tem a cultura inca como principal e mais conhecida do país, nessas ilhas, o povo Quéchua é que marca a sua história.

Para quem não sabe, é um povo andino que está presente na região toda. Curiosamente, eles estão lá mesmo antes de toda a ascensão inca. Sem dúvidas, é uma das viagens mais interessantes e incríveis que você poderia fazer no Peru. Então, conheça esses lugares.

O que é Puno

Antes de tudo é importante saber que Puno é a cidade que fica às margens do Lago Titicaca. É desse lugar que partem os passeios para Uros, Amantaní e Taquile. Portanto, as ilhas de Puno são formadas por 3 ilhas. Todas fazem parte do mesmo território.

A população de lá é de 150 mil habitantes, sendo que Puno é a capital da região, ao sudeste do Peru. Inclusive, sobre o Lago, considere que segundo uma lenda andina, foi nele que nasceu a civilização inca.

Outra curiosidade é que ele é o mais alto lago navegável do mundo, ficando a 3.821 metros acima do nível do mar e com uma extensão de 8,3 quilômetros quadrados. Por fim, considere que ele fica entre o Peru e a Bolívia.

Agora que sabemos um pouco sobre Puno, vamos falar das ilhas.

As 3 ilhas de Puno no Peru

Como mencionamos no tópico anterior, ao todo são 3 as ilhas da região de Puno. Abaixo, em cada um dos tópicos, nós vamos detalhar um pouco mais sobre esses verdadeiros paraísos.

1 – Uros

Se você não sabe ou nunca ouviu falar, considere que as ilhas de Uros são flutuantes. E recebe o nome de Uros com referência a um povo ancestral de lá. Ao todo, são 80 ilhas artificiais construídas sobre o Lago Titicaca. E nessas ilhas flutuantes vivem até 8 mil famílias.

Para quem gosta de lugar perto do centro, saiba que elas ficam a menos de 10 quilômetros do centro da cidade. Sem dúvidas, é um tipo de lugar que vale a parada durante a viagem. Assim, a vida cotidiana dos moradores encanta e você descobre a proeza de fazer ilhas superficialmente.

A maior curiosidade dessa ilha é que elas são feitas de “totora”. Para quem não sabe, essa é uma planta aquática que existe em toda baía de Puno. Para a construção, os moradores usam blocos de raízes da totora e entrelaçam camadas. Aliás, a totora é usada para fazer casas e barcos também.

Por fim, saiba que os Uros estão lá por mais de 400 anos e usam como subsistência a pesca, a caça e a colheita de ovos de aves. Atualmente, o turismo também ajuda na economia local.

2 – Amantaní

De todas as ilhas de Puno no Peru, a Amantaní é a aquela que você não vai deixar de se lembrar um dia. Sem dúvidas, é a que mais permite experiências únicas. Desse modo, o lugar fica a 2 horas e 30 minutos da Uros, sendo que está há 40 quilômetros do centro de Puno.

A base da economia vem da agricultura de grãos. O trabalho é coletivo entre as 10 comunidades locais.

Atualmente, vivem lá mais de 4 mil pessoas, todos são Quéchua. Assim, temos um lugar com trajes típicos, fogão a lenha, com templos, ruínas antigas. Inclusive, lá tem muito da cultura Tiwanaku, que foi anterior aos Incas.

Leia essa matéria que publicamos ontem: 5 dicas para mochileiros – Aprenda a fazer uma viagem barata para Machu Picchu

Ah, só um detalhe: nesse lugar muita gente tem dificuldades para respirar devido à altitude de quase 4 mil metros. No entanto, também podemos falar da festa típica da comunidade, que é rodeada de poncho e touca, além das flautas andinas.

3 – Taquile

A última das ilhas de Puno no Peru é Taquile, que fica mais 1 hora de barco da Amantaní. Tem bastante atrações históricas por lá, sendo que o lugar passou a receber turistas a pouco mais de 40 anos. Dá para ver o Templo da Lua, de origem pré-Inca.

Esse tempo foi construído em 4 partes, cada uma delas homenageando uma fase da lua. Além do agradecimento à lua, o povo pedia sobre a fertilidade da colheita. Os rituais não acontecem mais. Porém, o povo ainda guarda o primeiro dia de cada lua, como descanso do trabalho.

Taquile fica a 36 quilômetros do centro e tem 2 mil habitantes, todos Quéchua também. Está há 4 mil metros acima do nível do mar e já foi um lugar de prisão política durante a invasão espanhola. Em 1970, foi devolvida aos donos.

ilhas de Puno no Peru

Quando ir para as ilhas de Puno no Peru

Para terminar a matéria, vamos considerar que o melhor período para viajar para essas ilhas é.. Bom, vamos por partes. Considere que no outono e no inverso faz bastante frio por lá. Assim, em Abril pode ser que a temperatura fique abaixo dos 5ºC na noite.

Porém, na alta temporada, que é entre dezembro e fevereiro ou entre julho e agosto, os passeios são muito procurados. De toda forma, é a melhor época para ir. Logo, se há uma boa dica é comprar ingressos e reservar hospedagens com antecedência.