5 dicas para mochileiros – Aprenda a fazer uma viagem barata para Machu Picchu

Você quer saber como dá para fazer uma viagem barata para Machu Picchu? Considere que não tem muito segredo além do que a gente já sabe. O problema é que a gente acaba esquecendo de detalhes que fazem toda a diferença.

Por exemplo, se você comprar a entrada com antecedência, reservar a hospedagem antes, ir no período da manhã e optar pela caminhada (ao invés do trem), você vai ter um custo de viagem muito menor. Quer entender isso em detalhes? Então, continue lendo.

1 – Compre com antecedência

Essa primeira dica não é, obrigatoriamente, para quem vai apenas para o Peru. Mas, é uma boa ideia para quem quer economizar dinheiro viajando para qualquer lugar do mundo. Logo, comprar com antecedência sempre gera bons descontos.

Mas, comprar o quê, exatamente? Tudo. Primeiro, a entrada para visitar a “cidade perdida”, como é conhecida Machu Picchu. Afinal, se você deixar isso para a última hora pode ser que ficará sem os ingressos. Isso é ainda mais provável de acontecer entre junho e agosto.

Nesse caso, a dica é sobre comprar o ingresso online. Ou seja, pela internet. O preço atual é de 152 Soles. Mas, quem quiser aproveitar e visitar a montanha de Wayna, que fica ao lado, vai ter um valor um pouco mais alto, de 200 soles.

A outra compra com antecedência tem a ver com a hospedagem. Nesse caso, a dica é saber que você terá que dormir, ao menos 1 noite, em Aguas Calientes. Por isso, esteja preparado, com a reserva feita. Aliás, mesmo na baixa temporada a busca é grande por esses lugares.

2 – Opte pelo período da manhã

A próxima dica para fazer uma viagem barata para Machu Picchu é sobre o período que você vai fazer o passeio. Aqui vale a pena dar uma explicação: saiba que a visitação acontece com hora marcada. Portanto, a recomendação é visitar o lugar pela manhã.

O motivo disso é que você vai conseguir conhecer Machu Picchu, voltar para Aguas Calientes, caminhar na Hidrelétrica de Santa Teresa. De lá é que se pega os transportes para ir até Cusco até o início da noite.

Se você for conhecer Machu Picchu de tarde, saiba que terá que dormir mais uma noite em Aguas Calientes. Logo, isso aumenta os gastos. Portanto, além de comprar com antecedência o ingresso, leve em conta optar pelo passeio pela manhã também.

Ah, mas considere que Machu Picchu está no topo da montanha. Logo, é comum que esteja coberta por nuvens se for muito cedo. O ideal é ir após as 8 horas. Então, se você tiver a opção dessa escolha, com certeza, vai aproveitar mais o passeio. Inclusive, com fotos para o Insta.

3 – Fuja da alta temporada

Para quem não sabe, considere que os meses de junho, julho e agosto são marcados pelas férias europeias. Mas, o que a Europa tem a ver com o Peru? Que o número de turistas aumenta consideravelmente. Sem contar que tem muitos asiáticos também, viu.

Por isso, se há uma boa dica para quem quer economizar na viagem ao Peru, essa dica é sobre procurar a disponibilidade de ir para lá em outra época, que não esses meses citados (de junho a agosto). Mas, se não der, então, lembre-se das dicas acima para evitar problemas.

Aliás, uma última dica sobre a alta temporada é considerar que o outono e o inverno são meses de estações secas. O que isso quer dizer? Que as chances de você se deparar com os dias chuvosos são menores. Por isso, também acaba sendo uma boa escolha para a viagem.

4 – Use o transporte mais barato

Se a ideia é economizar na viagem, então, dá para pensar no transporte também. Como assim? A gente explica porque é bem fácil entender isso. Assim, o modo mais tradicional de conhecer Machu Picchu é chegar em Cusco e contratar uma agência de viagem, que ficam em 100 soles.

No entanto, você para em uma hidrelétrica e tem que ir até Aguas Calientes a pé. A caminhada é longa de 11 quilômetros. Mas, se você não quiser fazer esse esforço, dá para ir de trem. Só que aí é mais 70 dólares, na média. O valor varia de 50 a 500 dólares.

Então, mesmo que seja um esforço maior, saiba que ir a pé é mais barato, obviamente.

5 – Pesquise o seguro viagem

Essa é uma dica extra, mas que vale a pena estar aqui. Ela é sobre o seguro de saúde internacional ou seguro viagem, como é chamado. Considere que ele não é obrigatório para quem vai viajar na América do Sul.

Você também pode gostar de ler: Voos Promocionais Peru – conheça a incrível Machu Picchu

No entanto, acaba sendo muito indicado. O motivo principal disso é que o turismo no Peru, na maior parte da região, é considerado como turismo de aventura. Logo, isso envolve riscos. Portanto, ter um seguro pode ser algo viável para esse tipo de passeio.

A ideia, obviamente, é não usar. De qualquer modo, como todo seguro funciona, ele servirá para “proteger” o turismo em casos de acidentes e incidentes. A gente fez uma busca rápida na internet e encontramos alguns preços de seguro viagem baratos.

Veja alguns exemplos

viagem barata para Machu Picchu

Pela Affinity 15, com assistência médica de 15 mil dólares e valor de 1 mil dólares para bagagem extraviada, você terá um custo de R$ 15 por dia. Já em outras seguradoras, como Assist Card e Intermac, o valor sobe para R$ 17 no dia.

Portanto, essa última dica é sobre pesquisar os preços dos seguros pela internet para encontrar o mais barato ou o melhor para você. O que também responde a pergunta sobre como fazer uma viagem barata para Machu Picchu.