5 coisas que podem te custar caro ao comprar passagens online

Existem alguns cuidados que podem e devem ser tomados na hora de emitir uma passagem aérea online, isto é, pela internet. Esses cuidados podem te ajudar a não ser enganado e a não perder dinheiro.

Selecionamos 5 detalhes que fazem toda a diferença na hora de comprar online. Confira e tenha mais atenção na sua próxima compra de passagens aéreas em sites ou aplicativos.

Man holding credit card and entering card numnber to complete purchase

1 – O custo da bagagem

Nem todas as empresas ou aplicativos deixam claro qual é o custo da bagagem. Algumas empresas possuem serviços que mostram quando a bagagem não está inclusa. Mas, nem todas.

Portanto, é importante ver esse detalhe. Mesmo porque o pagamento do despacho da bagagem no aeroporto tem um preço salgado. Aliás, existem companhias internacionais que cobram valores absurdos por esses serviços.

Então, não tem jeito: se quer economizar na compra da passagem, atente-se à isso.

2 – O custo dos assentos

É, talvez você não saiba disso por falta de informação, mas é muito bom saber.

Existem algumas empresas que cobram o valor dos assentos, quando o passageiro opta por escolher tais assentos. A marcação dos assentos, em muitos casos, portanto, não é liberada gratuitamente.

A dica, nesse caso, é justamente checar se essa companhia tem esse serviço.

Se você for viajar sozinho, isso não será problema. Agora, se você vai com a família ou com amigos, então, é bom conferir a informação para não começar a viagem de um jeito ruim.

3 – O custo da remarcação

Você sabia que ao remarcar o dia da viagem, você acaba tendo que pagar uma diferença, não sabe? A verdade é que quase sempre isso acontece.

Há situações piores: tem sites que vendem passagens aéreas que não são reembolsáveis e nem remarcáveis. Ai, se você precisa remarcar… Vai dar ruim.

O importante, portanto, não é apenas sair comprando o que é mais barato. Tente verificar, também, se há essa opção de remarcação ou reembolso – mesmo porque a gente nunca sabe quando um imprevisto vai acontecer, não é mesmo?

4 – O custo para incoerências

Quando a gente efetua uma compra online, com tanta emoção e sentimentos por ter encontrado preços melhores, a gente acaba nem dando atenção para detalhes.

Mas, quando o assunto são as passagens aéreas, saiba que isso é bastante importante.

Por exemplo, errar na data do voo ou no nome do passageiro pode te custar a perda da passagem. Nomes e sobrenomes precisam estar escritos corretamente, de acordo com o documento original que será apresentado, como o RG.

As mulheres casadas devem emitir o nome com relação ao RG também, sem se importar se tem o registro civil ou não. É preciso estar compatível com o RG, ok?

5 – Os sites não confiáveis

Você sabe que hoje em dia temos uma avalanche de pessoas mal intencionadas tentando burlar o sistema, não é mesmo? Em sites de compras, também.

Por isso, nunca, em hipótese alguma, envie dados pessoais ou do cartão de crédito para sites que você não confia ou que são suspeitos. As vezes, é melhor perder a promoção do que o dinheiro todo, né?