O Festival Folclórico de Parintins é um evento muito conhecido no norte do país. Mais recentemente, toda região do Brasil tem buscado essa ilha no fim de junho para acompanhar a festividade também. Trata-se de um dos eventos culturais mais importantes da nossa história.
Acontece na cidade de Parintins, que fica no Amazonas. A festa é uma disputa de dois bois, o Garantido e o Caprichoso.
O festival é a céu aberto e acontece no Bumbódromo, uma espécie de estágio que tem o formato da cabeça de um boi. Por lá, cabem mais de 30 mil espectadores.
Abaixo conheça um pouco mais de todo enredo e da história do Festival de Parintins.
Auto do Boi
O Auto do Boi é um dos pontos mais importantes da festa. Isso porque foi o motivo que fez surgir o Festival de Parintins. Ele conta a história do Pai Francisco e da Mãe Catirina.
A narração é a seguinte: Catirina queria a língua do Boi pois estava grávida. O Pai Francisco foi atrás do Boi mais bonito da fazenda. O Amo do Boi, quando soube, mandou trazer o criminoso. O Amo mandou trazer remédios para reviver o boi. Com a ajuda dos índios, junto com o Pajé, fez reviver o boi.
Aí, a partir do Auto do Boi é que aparecem as figuras importante do espetáculo. Sendo que não existe ordem de apresentação. Até a música é considerada como importante, já que é entoada por mais de 400 pessoas.
Confira os principais personagens.
Apresentador
É o centro do espetáculo. E guia toda a apresentação.
Levantador de toadas
Leva adiante a batucada. É uma figura que representa a técnica e a beleza da interpretação.
Amo do Boi
É um caboclo, original e tradicional do folclore brasileiro.
Sinhazinha da fazenda
É a filha do dono da fazenda. Tem uma cultura europeia.
Boi Bumbá
Simboliza a cultura da manifestação popular.
Aqui é quando entra os 2 grupos participantes: Garantido e Caprichoso.
Viajar para Parintins
A história é muito importante tendo como um dos motivos o seu surgimento. Ele aconteceu em 1965 com o intuito de arrecadar fundos para a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade.
Com o passar dos anos, o festival se tornou nacional e muita gente foi atraída por ele. Tanto é que agora, muita gente quer saber como viajar para Parintins nessa época do ano para assistir o festival histórico.
Vale lembrar que a partir da década de 2000, os profissionais que atuavam em Parintins passaram a ser contratados para atuar no Carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Assim, especificamente sobre ir para Parintins ver o Festival, a melhor ideia é fazer a pesquisa de preços de passagens e pacotes.
Passagens e Pacotes
Isso porque apesar de a cidade ficar no Amazonas, também pode ser uma boa ideia ficar hospedado em Belém, no Pará. Além disso, há passagens áreas e os custos dos hotéis.
Isso faz com que a pesquisa online permite encontrar preços mais baixos e promocionais. Inclusive, há agências de viagens que fazem pacotes para esses dias de eventos.