Confira 10 passeios para fazer em Belém do Pará

Belém fica no Pará e é um destino incrível para turistas. Só que muita gente que passa por lá não sabe muito bem o que fazer ou onde ir. A ideia deste conteúdo é sanar essa questão. Listamos 10 passeios para fazer em Belém do Pará e não se arrepender.

Considere que o lugar é incrível e disponibiliza ao turista a experiência de conhecer uma nova cultura, que vem de conceitos africanos e indígenas. Saiba mais!

1 – Theatro da Paz

O Theatro da Paz é um dos pontos turísticos de Belém do Pará dos mais incríveis. A arquitetura dele é chamada de neoclássica e data de 1818. Por isso, é um dos passeios que você nunca se arrepende de fazer.

Hoje em dia existem várias apresentações por lá, como espetáculos eruditos e visitas guiadas. Por lá, o visitante encontra materiais decorativos que vieram da Europa durante a construção, no século 19. E no salão principal tem pinturas de deuses mitológicos, como Apolo.

A taxa para visitar o Theatro é de R$ 6 a meia entrada. Já durante às quartas-feiras, a visita é gratuita.

2 – Casa das Onze Janelas

Outro dos passeios para fazer em Belém do Pará é na Casa das Onzes Janelas. Lá, a Casa que é chamada também de Palacete das Onze Janelas, oferece uma arquitetura de Antônio José Landi, durante o século 18. Ele é um dos principais arquitetos de Belém.

E a Casa abriga o Museu de Arte Moderna e Contemporânea do Pará. Portanto, dá para encontrar por lá exposições de pintores importantes no mundo todo, como Tarsila do Amaral.

3 – Forte do Presépio

O Forte do Presépio também é chamado de Forte do Castelo. Ele fica no completo Feliz Lusitânia, bem no início de Belém. Lá no topo da muralha dá para acessar, de vista, todo o Rio Guamá, que é onde acontece a Feira do Açaí.

Dentro do complexo está o Museu do Forte do Castelo de São Jorge. Por lá tem uma exposição permanente com peças de cerâmica dos índios Tapajós.

Passagem Aérea da Azul para Belém – Aprenda como comprar na promoção

4 – Mangal das Garças

O Mangal das Garças é um parque ecológico que também merece estar na lista de passeios para fazer em Belém. Isso porque ele tem bons restaurantes e fica às margens do Rio Guamá, sendo ótimo para ir com as crianças.

Por lá, a família toda pode lidar com espécies variadas de plantas e animais da região amazônica. E também tem um farol de mais de 45 metros de altura, de onde permite uma visão incrível da cidade. E dá para alimentar as garças, que dá o nome ao mangal.

5 – Ver-o-peso

Ver-o-peso é um mercado que é ícone da cidade. Ele é um dos mais antigos de todo o estado e dirá do país também. Foi inaugurado no século 17, ainda na década de 1600 e na época era um apoio para a pesagem de produtos extraídos da região.

Assim, era a casa de Haver o Peso, daí vem o nome dele. Mas, o primeiro prédio foi demolido em 1847 e a nova construção se deu em 1899, sendo inaugurada dois anos após isso. Hoje, por lá, são vendidos peixes, frutos, artesanatos, entre outros produtos.

6 – Feira do Açaí

Já citamos aqui a Feira do Açaí, que também é famosa em Belém do Pará. Ela fica perto do mercado citado no tópico anterior e não é bem uma atração focada nos turistas, só que eles sempre param para ver como é o processo…

Que vai desde o carregamento do fruto natural pelo Rio até a entrega para os trabalhadores locais. Isso é impressionante pela quantidade de açaís que saem de lá. O açaí, inclusive, tem papel importante na economia da cidade e do estado.

7 – Basílica da Nossa Senhora de Nazaré

A Basílica é considerada uma das mais importantes igrejas de Belém. Foi a última a receber o Círio de Nazaré durante as procissões que levaram para lá mais de 2 milhões de pessoas. O lugar encanta pela arquitetura que tem.

E lá está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Mesmo para quem não é cristão, o passeio vale a pena porque é um dos pontos turísticos de Belém do Pará dos mais impressionantes.

Atenção – Catedral Metropolitana de Belém! Esse é mais um dos passeios para fazer em Belém do Pará. Mas, já adiantamos que não é como a basílica citada acima. É um passeio muito bacana e que mostra a cultura local. Só que menos intenso. Assim, é um dos pontos de passagem do Círio de Nazaré.

8 – Estação das Docas

Também está na lista de passeios imperdíveis para se fazer em Belém. A Estação das Docas fica no complexo cultural da cidade. E lá tem de tudo um pouco, da gastronomia até o lazer. Inclusive, tem três dos armazéns mais antigos, que vem do século 19.

Em cada armazém que está na estação tem uma coisa. Por exemplo, lojas de roupas, artesanatos da região, feirantes expositores de produtos, gastronomias, etc. Aliás, dá para ver o pôr do sol de lá de uma forma única.

9 – Orla

A orla também é uma coisa bem legal de se fazer por lá. Aliás, na orla dá para passear de barco. E além do passeio de barco, tem música ao vivo regional, ótima ideia para quem quer conhecer a cultura local.

10 – Mercado Municipal

O último dos passeios para fazer em Belém do Pará é no Mercado Municipal. Ele é bem famoso e é chamado de mercado das carnes. Ele tem várias bancas e restaurantes. Tem uma arquitetura incrível e tópica do século 19. Além de carne, tem cafés e almoço, artesanato e bebidas.