Vai comprar passagens aéreas online? Veja como saber se o site é confiável

comprar passagens aéreas online já é uma realidade na vida de muita gente no mundo todo. No Brasil, também. Até mesmo porque essa atitude pode resultar em uma grande economia de dinheiro. E quem é que não quer economizar na hora de viajar?

Agora, o problema é que quando isso não acontece como você previu, né. O fato é que existem golpes que estão sendo dados na internet e faz com que os compradores se enganem e acabem comprando passagens em lugares nada confiáveis.

Portanto, a gente não vai se atentar a ficar comentando sobre os benefícios que existem de comprar passagens online, isto é, pela internet. A ideia aqui é outra: mostrar os cuidados que se deve ter ao fazer esse tipo de compra virtual. Continue lendo para saber tudo.

A extensão do site

A primeira dica que você tem que considerar é sobre a extensão do site que você está comprando. E isso vale para todo tipo de compra online, desde passagens aéreas até mesmo um produto alimentício, um cartão de crédito, um tênis.

ANÚNCIO

Qual é a recomendação? Que você digite o endereço que tem em mente ou que, se achar o endereço no Google, que verifique a extensão dele. O ideal é aquela terminação que tem o .com.br no final. Ou que tenha o .org no fim, como é esse aqui! E também pode ser o .gov.

Se for um site muito diferente disso, cuidado porque pode ser fraude.

Os encurtadores de links

Outra coisa que você tem que observar para saber comprar passagens aéreas online sem correr riscos é sobre os encurtadores de URL. Muitas empresas optam por esse serviço porque se não o site acaba ficando extenso demais.

E tudo bem até aqui. Isso pode ser feito sem riscos. No entanto, os fraudadores também fazem isso. Então, a dica é a seguinte: mesmo quando clicar em um link que esteja encurtado, tenha a curiosidade de verificar o link inteiro também para analisar a extensão final, como está no tópico 1 deste conteúdo.

O fato de estar encurtado vai fazer com que você não consiga ver isso inicialmente. Mas, após clicar no link menor, você poderá ver a URL toda. E aí fica mais fácil de verificar se há algum nome ou extensão estranha.

A conexão da internet é segura

Na barra de endereço do seu navegador tem como saber se você está em uma conexão segura. Isso quer dizer uma coisa muito valiosa: quando o site está na conexão segura, ele tem um endereço que segue um padrão, que você vai descobrir agora. Acompanhe!

A primeira coisa é ver se ele começa com https://. Alguns sites que não são verdadeiros têm diferenças pequenas, mas que causam problema. Por exemplo: http:// é diferente de https://, entendeu?

Outra coisa é que a certificação do site, quando ele é confiável, aparece em verde. E se não aparecer, você pode procurar o certificado de segurança para ver isso. Todo site tem esse certificado, ok? Até mesmo porque esse certificado é uma criptografia, algo seguro.

O link que você está usando foi enviado por e-mail

É preciso ter um cuidado muito grande com links que são enviados por e-mail. Isso pode acontecer sim porque muitas companhias aéreas enviam tais links para seus clientes. E é aí, muitas vezes, que estão as melhores promoções de passagens.

Por outro lado, essa também é a forma mais usada pelos hackers para enganar pessoas. Por isso, o link enviado por e-mail sempre se torna algo um tanto quanto arriscado. Aí, para saber a veracidade da informação, você tem que saber a veracidade de quem te enviou o e-mail.

Por exemplo, análise muito bem o seu remetente e desconfie de e-mails que não tenham o @nomedaempresa. Outra coisa é saber que tipo de mensagem a empresa envia para você. E, além disso, lembrar se você se inscreveu para receber mensagens desse tipo.

Você também vai gostar de ler:

As extensões que podem ajudar

Também vale considerar aqui que existem algumas extensões que você pode usar no seu computador que podem te ajudar a verificar a originalidade dos sites. Um deles, que a gente pode citar aqui, é o WOT (Web of Trust). Ele pode ser baixado sem custos porque é um plugin gratuito.

Ele, atualmente, está disponível para vários navegadores da internet e veta os resultados que são arriscados demais. E faz isso através de cores: vermelho é um site a ser evitado, amarelo é um site a ser cauteloso e verde é um site seguro.

Em caso de dúvida…

Para terminar, saiba que deixamos para o fim a melhor dica de todas. Se você vai comprar passagens aéreas online tem que saber disso. É o seguinte: se você tem dúvida se um site é confiável ou não, opte por acreditar que não é confiável.

Isso porque é muito comum que com a pressa do dia a dia e a vontade de conseguir um preço mais baixo na passagem, a gente acabe comprando por impulso. Só que é nesse impulso que não conseguimos ver a originalidade do site e aí acabamos perdendo dinheiro ao invés de economizar.

Assim sendo, se ainda não deu tempo de você verificar tudo sobre o site que está anunciado a promoção, saiba que é mais indicado ser cauteloso. Até mesmo porque as promoções sempre vêm com frases que vão te forçar a comprar imediatamente. Só que fazer isso pode ser o seu maior erro.

O jeito é pesquisar se o site é confiável antes de tudo!

ANÚNCIO