Vai comprar passagens aéreas online? Veja como saber se o site é confiável

Comprar passagens aéreas online já é uma realidade na vida de muita gente no mundo todo. Até mesmo porque essa atitude pode resultar em uma grande economia de dinheiro. E quem é que não quer economizar na hora de viajar, não é mesmo?

Agora, o problema é que quando isso não acontece como o planejado. O fato é que existem golpes que estão sendo dados na internet que fazem com que os compradores se enganem e acabem comprando passagens em lugares nada confiáveis.

Cair em golpes da internet podem trazer transtornos imensuráveis. Por isso, a ideia desse artigo é apresentar os cuidados que se deve ter ao fazer esse tipo de compra virtual, mostrando como saber se algumas plataformas de passagens são confiáveis.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Continue lendo o artigo para saber descobrir como saber se um site é confiável.

Extensão do site

A primeira dica para se considerar é sobre a extensão do site em que está comprando. Isso vale para todo tipo de compra online, desde passagens aéreas até mesmo um produto alimentício, um cartão de crédito ou um tênis, por exemplo.

Recomenda-se que ao digitar o endereço que tem em mente ou se achar o endereço no Google, verifique a extensão dele. O ideal é que os portais tenham a terminação ”.com.br” no final. Ou que tenha o ”.org” no fim, como é esse aqui. Alguns também podem ter ”.gov.”

Se for um site muito diferente disso, cuidado porque pode ser fraude. Busque no Google opiniões de consumidores que já compraram no portal desejado e pergunte, em fóruns de dúvidas, se a plataforma é mesmo confiável.

Encurtadores de links

Outra coisa que deve-se observar para comprar passagens aéreas online sem correr riscos é sobre os encurtadores de URL. Muitas empresas optam por esse serviço para que o site acabe não ficando extenso demais.

Isso pode ser feito sem riscos. No entanto, os fraudadores também fazem isso. Então, a dica é a seguinte: mesmo quando clicar em um link que esteja encurtado, tenha a curiosidade de verificar o link inteiro para analisar a extensão final, como está no tópico 1 deste conteúdo.

O fato de estar encurtado vai fazer com que o indivíduo não consiga ver isso inicialmente. Mas, após clicar no link menor, é possível ver a URL toda e aí fica mais fácil de verificar se há algum nome ou extensão estranha.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Conexão da internet segura

Na barra de endereço do navegador tem como saber se a conexão naquele site é segura. Isso quer dizer uma coisa muito valiosa: quando o portal está na conexão segura, ele tem um endereço padrão.

A primeira coisa é ver se ele começa com ”https://”. Alguns sites que não são verdadeiros têm diferenças pequenas, mas que causam problema. Por exemplo: ”http://” é diferente de ”https://”.

Outra coisa é que a certificação do site, quando ele é confiável, aparece em verde. E se não aparecer, é possível procurar o certificado de segurança para ver isso. Todo site tem esse certificado, até mesmo porque esse selo é uma criptografia, algo seguro.

Link enviado por e-mail

É preciso ter um cuidado muito grande com links que são enviados por e-mail. Isso pode acontecer sim, pois muitas companhias aéreas enviam tais links para seus clientes. E é aí, muitas vezes, que estão as melhores promoções de passagens.

Por outro lado, essa também é a forma mais usada pelos hackers para enganar pessoas. Por isso, o link enviado por e-mail sempre se torna algo um tanto quanto arriscado. Com isso, para saber a veracidade da informação, é necessário saber a veracidade de quem enviou.

Uma dica é analisar muito bem o remetente e desconfiar de e-mails que não tenham o @nomedaempresa. Outra coisa é saber que tipo de mensagem a empresa envia para o destinatário.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Em caso de dúvida…

Para terminar, saiba que deixamos para o final a melhor dica de todas. Caso tenha dúvida se um site é confiável ou não, opte por acreditar que não é confiável. Isso porque é muito comum que com a pressa do dia a dia e a vontade de conseguir um preço mais baixo na passagem, muitas pessoa escolham comprar por impulso.

Só que é nesse impulso que não conseguimos ver a originalidade do site e aí acabamos perdendo dinheiro ao invés de economizar. Assim sendo, caso ainda não deu tempo de verificar tudo sobre o site que está anunciado a promoção, saiba que é mais indicado ser cauteloso.

Até mesmo porque as promoções sempre vêm com frases que vão te forçar a comprar imediatamente. Só que fazer isso pode ser um grande erro. Pesquise bem antes de comprar algo, principalmente passagens aéreas.

Extra – programa que analisa a veracidade do site

Vale considerar que existem algumas extensões possíveis para usar no computador que podem ajudar a verificar a originalidade dos sites. Um deles é o WOT (Web of Trust). Ele pode ser baixado sem custos porque é um plugin gratuito.

Ele, atualmente, está disponível para vários navegadores da internet e veta os resultados que são arriscados demais. O sistema faz isso através de cores: vermelho é um site a ser evitado, amarelo é um site a ser cauteloso e verde é um site seguro. Clique aqui para fazer o download.

Caso queira saber como evitar alguns erros ao comprar uma passagem aérea, acompanhe o nosso artigo que fala sobre esse assunto. Para conferir mais, basta clicar neste link.