10 companhias aéreas com melhores serviços na classe econômica

Geralmente, o que diferencia a compra de uma passagem aérea para outra é o preço, certo? A gente estuda as classes executivas e as econômicas. Aí, no geral, as econômicas costumam ser bem mais baratas e por isso são as mais escolhidas também.

Mas, engana-se quem pensa que viajar de classe econômica tem que ser algo ruim. Obviamente, as outras classes tem diferenciais no conforto, por exemplo. Agora, saiba que as econômicas também podem trazer um ótimo bem-estar ao passageiros.

Foto: (Divulgação/Japan Airlines)

E pensando nisso fomos atrás das melhores companhias aéreas de classes econômicas que estão disponíveis e são atuantes com voos nos dias de hoje no mundo inteiro. Confira.

O estudo

O estudo foi feito no meio de 2019 pela Skytrax, que é uma empresa que todos os anos organiza uma espécie de competição entre as companhias aéreas no mundo todo.

Nesse ano, já vamos adiantar, a companhia aérea japonesa Japan Airlines foi a vencedora.

E vale lembrar que o principal diferencial da companhia foi o fato de reduzir o número de assuntos em alguns dos seus aviões. Assim, os passageiros ficaram mais bem espaçados, especialmente na área das pernas.

Agora, vamos falar um pouco da Japan Airlines e depois a gente confira os resultados.

A Japan Airlines

Como foi indicado acima, a companhia diminui o número de assentos. Para se ter uma ideia, no Boeing 787 da Japan Airlines, a configuração de assentos ficou em 2-4-2, o que é bem diferente do 3-3-3 da maioria das outras companhias.

Esse 1 assento a menos deu também a possibilidade de menos pessoas ficarem no meio, o que acaba sendo ruim porque a maioria opta ou pelas janelas ou pelos corredores.

E isso possibilitou assentos mais largos, com 48 centímetros de largura, o que é bem maior do que os 43 da maioria das companhias que usam essa aeronave.

A distância entre uma poltrona e outra foi aumentado de 81 para 86 centímetros. E pode parecer pouco, mas isso faz toda a diferença na comodidade dos passageiros.

Os números

O estudo considerou, primeiro, as 10 companhias aéreas que tem os melhores serviços e estão classificadas nas classes econômicas.

A Japan Airlines foi a vencedora e ficou seguida da Singapore Airlines, Qatar Airways, Thai Airways, ANA All Nippon Airways, Emirates, Cathay Pacific Airways, Hainan Airlines, Lufthansa e Eva Air.

O ranking também trouxe o melhor assento de classe econômica. A Japan Airlines novamente venceu e foi seguido da Singapore Airlines e Qatar Airways. Só que entraram na lista outras companhias, como a Korean Air, a Asiana Airlines e a Saudi Arabian Airlines.

Já no assunto da alimentação, a Eva Air foi a vencedora. E nessa lista entrou a Turkish Airlines, além de algumas companhias aéreas já citadas anteriormente.

Curiosidade

Como foi visto nos números acima, a Singapore Airlines sempre esteve entre as primeiras posições. E não é por acaso, a companhia também é uma referência na aviação mundial.

Tanto é que foi a vencedora do Oscar da Aviação que estudou as melhores primeiras classes de avião, pesquisa essa que também foi feita pela Skytrax.