Saiba quais são os 10 aviões mais usados em viagens pelo mundo todo

A verdade é que é muito difícil saber, em números reais, qual foi o avião mais vendido do mundo ou qual é o mais usado até hoje. No entanto, essa lista representa bem uma ideia geral dos aviões mais usados em viagens ao redor do mundo.

Com certeza, são nomes que você já até ouviu falar e, na maioria das vezes, representa a maior fabricante de aeronaves do mundo, a Boeing. Continue lendo e saiba mais sobre cada um dos modelos desses aviões.

1 – Airbus A380

Para começar essa lista dos aviões mais usados em viagens temos o A380, que é um modelo novo, frente aos concorrentes. A grande vantagem está no fato de ser o maior avião de passageiros do mundo, visando justamente a grande demanda de passageiros.

Ele faz rotas intercontinentais em todo o mundo, tendo capacidade que varia entre 555 e 845 passageiros, com alcance de 14.800 Km. Curiosamente, a frota deles só não é maior porque nem todas as pistas de pouso aceitam tal aeronave.

2 – Boeing 707

Além do Airbus, o Boeing sempre está na lista das aeronaves mais conhecidas e mais usadas em todo o mundo, como pela Latam. Nesse caso, temos o modelo 707, que apesar de estar nessa lista já não está operando mais.

De qualquer modo, a Boeing é a maior fabricante de aeronaves do mundo e esse foi o primeiro jato de transporte de passageiros que deu certo, em se tratando de aviões comerciais. As poucas unidades que ainda estão no ar, literalmente, são usadas como prioridade particular.

3 – Airbus A320

Também é usado para o médio e curto alcance e foi quem acirrou a competição com o Boeing 737. Sendo assim, são concorrentes diretos. A vantagem do Airbus é que é mais silencioso, mais econômico e mais tecnológico, também.

Logo, ele é responsável pela tecnologia do fly-by-wire, isto é, um controle de aviação tecnológico usado em voos comerciais. Ele é fabricado na França e é um dos mais conhecidos em toda frota europeia. No Brasil, é conhecido na Latam.

4 – Boeing 727

Outro nome da Boeing é o 727, que também parou de ser produzido – a produção ocorreu entre os anos de 1963 e 1984, época em que dominou o mercado. Mais tarde, foi substituído pelo 737.

No entanto, ele ainda é lembrado por ser um único da família 7×7 que tem 3 motores e cauda em “T”. No Brasil, foi muito usado pela Varig, Vaps, Transbrasil e Cruzeiro.

5 – Boeing 767

Foi lançado na década de 1980 e é o responsável pela popularização dos voos transatlânticos. Assim sendo, é ótimo para o longo alcance e ainda possibilita um baixo custo operacional. Ele é um dos mais atuais também, sendo que muito usado nesse tipo de roteiro.

Uma curiosidade é que foi uma das primeiras aeronaves criadas que não exigia a presença de um engenheiro de voo – e isso reduziu a equipe de tripulantes. Também é um dos primeiros a ter o ETOPS, uma certificação para ingressar em rotas mais distantes para pousos emergenciais.

6 – Boeing 757

Foi produzido ao mesmo tempo em que nascia o 767. Por isso, os projetos são bem parecidos. O que muda é a estrutura. Enquanto o 757 tem um narrow-body, com apenas 1 corredor e 2 fileiras de assentos na cabine, o outro não é tão indicado para voos mais curtos, como esse.

De qualquer modo, ambos são muito parecidos e também estão na lista de aviões mais usados em viagens.

7 – Boeing 787

É mais conhecido por ter um problema com as suas baterias. No entanto, ele continua sendo muito usado por quase todas as grandes companhias aéreas do mundo. Ele é chamado de Dreamliner e foi o substituto do 767 para voos transatlânticos.

O diferencial é que tem avionica superior e ligas metálicas mais leves na estrutura. Além do mais, é menos poluente e mais econômico. Só no lançamento, mais de 670 unidades foram encomendadas pelas companhias do mundo todo.

8 – Boeing 737

Entrando para a lista dos 3 aviões mais usados em viagens, temos o 737, que é considerado o maior campeão de toda a aviação doméstica. Ele está no ar desde 1967 e é a maior venda da história da aviação civil, com mais de 7,8 mil unidades.

Dessa forma, desde o primeiro voo, já foram levados mais de 7 bilhões de passageiros para destinos variados.

aviões mais usados em viagens

9 – Boeing 777

Já esse é o maior bimotor do mundo, sendo o mais potente também. Está até no livro dos recordes pelo motor que tem. Chamado de Triple Seven, ele também tem a maior distância percorrida sem escalas – entre Hong Kong e Londres.

Isso tudo, somado ao baixo consumo de combustível, faz com que o 777 seja uma das aeronaves mais vendidas do mundo. Inclusive, ele é ótimo para companhias que querem ligar as principais capitais mundiais.

10 – Boeing 747

Por conta de filmes e de muita história, possivelmente, você conhece o Boeing 747. Chamada de Rainha dos Céus por um motivo: é o mais usado no mundo. Aliás, para muitos, é o Jumbo, sendo a primeira aeronave wide-body. Surgiu em 1970 e leva até 585 passageiros.

Ele tem algumas variantes, como o Boeing 747-400, que é a nave comercial mais veloz em atividade, chegando a 85% da velocidade do som. Também é conhecida pelas aplicações militares, usado até mesmo para o transporte pessoal de presidentes.