Enriquecer é questão de escolha – veja como ficar rico a longo prazo

Gustavo Cerbasi é uma referência no Brasil quando o assunto é finanças. Autor de diversos livros, ele garante que enriquecer é uma questão de escolha. Nesse conteúdo, vamos ver como ficar rico a longo prazo, com base nos ensinamentos e nas palavras do Cerbasi.

Quase sempre, o foco do autor está em levar as pessoas a conquistarem a tão sonhada independência financeira – é o famoso “viver de juros” ou algo como “ficar rico a ponto de não precisar trabalhar mais”.

Isso parece interessante para você? Afinal, imagine só ter dinheiro na conta todos os meses para poder usar como quiser? Inclusive, para viajar. Seria ótimo, né? Mas, será que isso é realmente possível? Vamos descobrir juntos.

A escolha certa

Se a nossa ideia é falar sobre como ficar rico a longo prazo, considere que o primeiro passo é fazer a escolha certa. Como assim? Confira nas palavras do nosso especialista: “Enriquecer é uma questão de escolha”.

Isso parece óbvio, até mesmo porque foi o que mencionamos no título do artigo. No entanto, vamos parar e refletir que a palavra “escolha” se refere a praticamente todas as atitudes que tomamos ao longo da vida.

Como quando a gente percebe que não estamos felizes com o nosso trabalho. Esse foi um dos pensamentos de Cerbasi, que conta parte da sua história. “Aceitei um emprego porque era a opção que eu tinha naquela época”.

Porém, o resultado foi bem diferente do que ele previa: “Via meus colegas de trabalho estressados, cansados, com problemas de saúde. Os que haviam se casado eram divorciados. Ao pensar no que queria para mim, logo vi que não era a vida que meus colegas levavam”.

Dessa forma, conforme ele contou para a revista Empreende, fazer a escolha certa é o melhor caminho, mesmo que ela não seja tão simples e cômoda assim.

As mudanças

Um próximo ponto que ele destaca está justamente em saber lidar com a mudança. Assim, ele conta que ainda ficou mais um tempo no trabalho considerando o simples ideal de “juntar dinheiro” e “adquirir experiência”.

“Como o caminho mais sensato era evoluir na carreira que eu tinha, então, decidi estudar ao máximo, fazer o meu melhor no trabalho. Dessa forma, o reconhecimento me permitiu lotar a agenda de professor e meus ganhos aumentaram”, diz.

Nessas mudanças, entrou uma informação importante que, para Cerbasi, é onde as pessoas que querem enriquecer mais erram: ele manteve o seu padrão de vida – mesmo quando começou a ganhar mais dinheiro com a profissão de professor.

“Quando percebi que estava no caminho certo, comecei a selecionar meus trabalhos, aqueles que me deixavam mais feliz e recusava os que não me motivavam. Isso me fez trabalhar com mais paixão e os resultados aconteceram”, afirma.

Como ficar rico a longo prazo

Considerando a escolha certa, que nem sempre fácil de ser tomada e também as mudanças que isso pode gerar na vida, mesmo que envolve manter ou abaixar o padrão de vida, agora vem o verdadeiro “pulo do gato” para quem quer saber como ficar rico a longo prazo.

Para Cerbasi, isso tem a ver com a importância da qualidade de vida. No entanto, para chegar no patamar que se encontra hoje, ele garante que os sacrifícios são inevitáveis. Por exemplo, cortar gastos como o de jantar fora ou dar presentes caros em toda data especial, ele diz.

Sem contar que a cereja do bolo vem o pensamento de que nada acontece da noite para o dia. De fato, é preciso pensar no longo prazo e, por isso mesmo, entra a importância de se falar em qualidade de vida.

“Para quem está começando, eu recomendo dedicar tempo a aprender mais e segurar o ímpeto de consumir quando as coisas começam a dar certo. Espere criar um folego. Permita que seus investimentos ganhem força. Uma vez que o avião decola, a aceleração é incrível”.

O conhecimento

Antes de terminar, uma última dica do Cerbasi tem a ver com o conhecimento que, para ele, é o que vai fazer a roda girar e os sonhos se realizarem. Assim, ele garante que todo mundo pode acessar os investimentos – tanto quem ganha mais como quem ganha menos.

Mas, as “escolhas certas” vão vir de quem tiver mais conhecimento. “O primeiro desafio é descobrir quais são os investimentos mais interessantes. Essa informação é facilmente encontrada na internet, em canais de educadores e influenciadores”, diz.

No entanto, leva em conta um agravante dos últimos anos: é preciso escolher bem a sua fonte de pesquisa. “Geralmente, divulgação de produtos específicos é um serviço patrocinado em que o influenciador diz o que a instituição financeira pede para ele dizer”, ressalta.

E será que há uma melhor forma de saber quais os melhores ativos para investir? “Via de regra, produtos de investimento oferecidos por bancos de varejo são menos vantajosos do que quando oferecidos por bancos de investimento ou corretoras”, afirma.

Quem é Gustavo Cerbasi

Se você se interessou pelo assunto e acha que as finanças são importantes para você realizar sonhos e viagens, considere que o Cerbasi é consultor, palestrante e autor de 15 livros.

Entre as obras acessíveis do autor, atualmente, nós temos: “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”. Mas, se você não conhece ainda esse livro, saiba que ele deu origem aos filmes “Até que a Sorte nos Separe”.

como ficar rico a longo prazo

Além do mais, ele atua muito fortemente na internet, especialmente nas redes sociais. Só no Instagram tem mais de 600 mil seguidores, onde compartilha dicas de investimentos e sobre o dinheiro, de um modo geral.