Tem 4 coisas que você devia saber sobre como fazer o salário render

Você é daquele time que sempre reclama que o salário não rende até o fim do mês? Então, esse conteúdo foi pensado em você. A ideia é falar de 4 coisas importantes que são decisivas para você mudar esse pensamento. Então, aprenda como fazer o salário render.

Até mesmo porque reclamar do baixo salário não faz de você único. Na verdade, muita gente tem esse problema no nosso país – e também em outros. No entanto, você poderia resolver isso se começasse a ver algumas coisas de forma diferente. É isso que vamos fazer agora.

Essa transformação parte de algo muito simples: o controle financeiro. Só que a gente não vai dar aqui um passo a passo e como começar o seu planejamento. As nossas dicas são sobre coisas que impactam esse orçamento que você tem.

Então, se você quer mudar a sua realidade no final do mês e começar a juntar dinheiro para viajar nos próximos anos, talvez esse seja o seu momento. Ao analisar esses itens, você tem a chance de pensar sobre os seus comportamentos e muda-los se achar interessante.

As 4 coisas que você devia saber

Afinal, toda mudança começa com um simples passo inicial.

1 – O padrão de vida

A primeira coisa que você deveria fazer é viver um padrão de vida mais abaixo da sua realidade do que poderia. Se ganha R$ 2 mil, aprenda a viver com menos do que isso. E nunca com os mesmos R$ 2 mil ou acima disso. Esse talvez seja o grande e verdadeiro segredo.

Como já mencionamos anteriormente em outros artigos, saiba que há histórias reais de pessoas que conseguiram fazer uma verdadeira faxina financeira no padrão de vida e, então, conseguiram uma economia acima dos 30%. Talvez, você também possa.

A gente não precisa citar ninguém para você entender isso, que estamos falando, não é mesmo? Mas, se for analisar grandes investidores, como Warren Buffett e até mesmo Bill Gates, vai ver que eles são do tipo “nem parece que são ricaços”.

A ideia é essa: porque quanto menos você parece rico – já que não gasta tanto o seu dinheiro – mais você tem para investir e enriquecer. Uma diferença muito grande está em comprar ativos e passivos. Talvez você devesse estudar isso antes de investir dinheiro.

2 – O cartão de crédito

A próxima ideia é você saber que o crédito do seu cartão não é uma extensão do seu salário. Logo, considere que mesmo que você usar o seu cartão de crédito agora e não ter que desembolsar a grana, você terá que pagar a compra lá no futuro, ok?

O uso desenfreado do cartão pode fazer você ir empurrando as contas com a barriga agora. Mas, isso tem um efeito muito negativo lá na frente, viu. Você não precisa ser aquela pessoa bitolada para saber disso. Mas, o crédito não é extensão do salário e ponto final.

É claro que ele pode ser usado. Especialmente no pagamento de passagens aéreas ou em viagens em outros países, até porque é uma forma mais segura do que andar com dinheiro na mão. Porém, usar o cartão para pagar todos os tipos de compras e contas pode ser um erro.

3 – O cheque especial

Outra forma de descobrir como fazer o salário render mais no final do mês é você saber que o cheque especial é um empréstimo. Então, ele também não deveria ser visto como uma extensão do salário, está bem?

E como todo empréstimo financeiro, o cheque especial também tem juros. Com a diferença que os juros são bem altos. Portanto, a dica é simples: não use o seu cheque especial. Além do mais, se precisar de crédito, simule um empréstimo – assim, vai ver que tem mais barato.

Tanto o empréstimo consignado, como o empréstimo pessoal, é mais barato. O cheque especial só serve porque ele é de fácil acesso. Só que na contramão, custa caro. Então, cuidado com ele, ok?

4 – A comunicação

E para fechar a nossa lista de dicas de como fazer o salário render temos aqui a comunicação. Como assim? A comunicação entre você e o seu parceiro ou família deve acontecer. E vocês devem falar sobre dinheiro para quebrar esse tabu e conseguirem alcançar objetivos juntos.

Isso tem a ver com fazer o dinheiro render mais no final de cada mês, também. No Brasil, infelizmente, as famílias não falam sobre isso, como se fosse pecado. Porém, é aí que mora o perigo. Então, comece a introduzir a educação financeira.

Até mesmo porque isso é bem mais simples do que parece, né. Você não tem que ser um multimilionário para falar de dinheiro. Dá para investir com pouco, dá para economizar em casa, dá para fazer tudo mesmo que seu salário seja baixo. Quebre tabus a partir de hoje.

O salário é importante!?

E para terminar o conteúdo, a gente tem que falar de um dos primeiros tabus que a gente mais ouve e vê aqui no Brasil: o valor do salário é importante, mas não é tudo, ok? Então, considere a possibilidade de pensar além disso.

Mais do que saber quanto você ganha ou quanto a família tem de renda, considere a importância de conseguir diminuir os gastos em casa e começar a investir dinheiro para realizar objetivos, como das viagens e dos passeios.

como fazer o salário render

No fim das contas, como muitos milionários e investidores experientes afirmam mais importante do que saber quanto se ganha está o fato de saber quanto se gasta. E agora que você sabe como fazer o salário render, o próximo passo é começar a fazer acontecer.