Veja se dá para pedir a cidadania irlandesa por casamento [conheça todas as formas]

Sempre que a gente fala sobre pedir a cidadania, para qualquer país que seja, a primeira coisa que vem à mente é sobre o matrimônio, correto? Por isso, muito brasileiro considera solicitar a cidadania irlandesa por casamento, também. E isso é possível. Porém, existem alternativas.

Assim, a ideia dessa matéria é mostrar todos esses formatos de cidadania que o brasileiro ou qualquer outro estrangeiro pode conseguir. Logo, o matrimônio é um dos mais conhecidos. Porém, pode ser que não seja o mais fácil para você.

Sem contar que o país é um destino de muitos brasileiros. A maioria vai para lá para estudos, no chamado intercâmbio. Assim, eles conseguem, inicialmente, um visto de estudante. Mas, quando se apaixonam pelo país acabam pensando na cidadania para morar lá.

Ah, só por curiosidade, saiba que o visto de estudante permite o trabalho também, com no máximo 20 horas por semana durante os meses de estudo. Independente disso, saiba que para ter um visto de residência na Irlanda a gente tem que ter a cidadania irlandesa, ok?

Os tipos de cidadania irlandesa disponíveis atualmente

Atualmente, a gente tem 4 opções: por nascimento, por descendência, por matrimônio e por naturalização. Sim, de fato, dá para pedir a cidadania irlandesa por casamento e já vamos falar dela, continue lendo.

1 – Por naturalização

Vamos começar pelo que é mais óbvio. Quem já mora na Irlanda há pelo menos 5 anos pode pedir a cidadania Irlanda por naturalização. No entanto, esse período de 5 anos tem que ser considerado dentro de um tempo máximo de 9 anos, ok?

Além dom ais, é preciso que se tenha 1 ano inteiro de residência contínua. Outra regra é sobre apresentar os documentos obrigatórios. Primeiro, os carimbos. Mais tarde, os de permissão de imigração do Departamento de Justiça e Igualdade.

Por fim, considere ainda que para facilitar esse processo de cidadania irlandesa, você pode usar uma calculadora que está no site do Departamento de Justiça local. Essa ferramenta indica se você poderá fazer o pedido oficial da sua cidadania.

Porém, essa situação é a que mais exige documentos: certidão de nascimento, de casamento, de identidade. Depois, comprovante de renda, de impostos, de hipoteca, de locação de imóvel, de renda do cônjuge, contas domésticas, correspondências, etc.

2 – Por descendência

Ainda mais óbvio do que a naturalização é a descendência, né? Então, saiba que aqui também não tem muito segredo. Ah, e calma, ainda não estamos falando sobre a cidadania irlandesa por casamento. Nesse caso, é preciso considerar os filhos e netos de quem tem a cidadania.

A regra é a seguinte: essas pessoas (filhos e netos) que nasceram ou residem no exterior podem ter direito a entrar com o pedido de cidadania da Irlanda. Dessa forma, o mesmo vale para os netos cujo os pais não tenham pedido a cidadania.

Se você se enquadra nessa opção, saiba que os documentos obrigatórios são: certidão de nascimento, de identificação e o comprovante de endereço – tanto do interessado como dos pais ou dos avós.

3 – Por nascimento

A próxima opção de cidadania irlandesa vale para quem nasceu em território irlandês antes de 31 de dezembro de 2004. Mas, calma que também tem outra regra.

Essa próxima regra sobre o nascimento é para quem nasceu no território da Irlanda depois de 31 de dezembro de 2004. Porém, considere que é preciso considerar que o pai, mão ou ambos sejam irlandeses, britânicos ou autorizados a viverem na Irlanda, ok?

Aliás, quem é estrangeiro, mas conseguiu autorização para viver legalmente na Irlanda também pode dar ao filho o direito à cidadania. Nesse caso, a única regra é sobre estar vivendo por lá por pelo menos 4 anos antes do nascimento do filho.

4 – Por matrimônio

E por último vamos falar sobre o direito de pedir a cidadania irlandesa por casamento. Nessa opção, considere que o requisito é sobre ter 18 anos e estar casado ou em parceria civil com o cidadão irlandês. Assim, isso precisa acontecer há pelo menos 3 anos.

Ah, tem uma curiosidade bem interessante aqui: na Irlanda, a união entre pessoas do mesmo gênero sexual é reconhecida.

Nesse caso, a documentação exigida é formada por: certidão de nascimento, de identificação, de matrimônio, o comprovante de residência e o de renda.

Outros detalhes sobre tirar a cidadania irlandesa por casamento ou outros tipos

O primeiro detalhe que trouxemos aqui é sobre o tempo para tirar o documento. O processo de pedido leva, na média, entre 9 meses e 1 ano. Inclusive, lembrando que isso vai depender muito da documentação, da revisão e da agilidade do Departamento de Justiça.

O próximo detalhe é sobre o custo para tirar o documento. Geralmente, a gente tem que considerar dois tipos de pagamentos. Assim, o primeiro é sobre o pedido em si, que custa 175 euros. Porém, o outro tem a ver com o Certificado de Naturalização, que chega a 950 euros para adultos.

cidadania irlandesa por casamento

Mais uma dica é sobre onde fazer o pedido para ter a cidadania. Então, saiba que o site indicado e mais confiável é do Departamento de Justiça e Igualdade da Irlanda. Dessa forma, todo processo é feito online em um passo a passo breve, com o preenchimento dos dados pessoais.

Por fim, saiba que o pedido de cidadania pode ser feito independente se você vai morar na República da Irlanda ou na Irlanda do Norte. Aliás, os dois países são distintos e pertencem ao Reino unido. Curiosamente, isso deve-se ao Acordo de Belfast, assinado em 1998.