Está procurando pela comida irlandesa tradicional? Veja 10 pratos irresistíveis

O que você pensa quando falamos em comida irlandesa tradicional? A maioria dos brasileiros não tem uma opinião formada sobre isso. Diferente se a gente falasse dos pratos americanos, com linguiças e bacons fritos, né. Mas, na Irlanda isso também é comum, viu.

Para sermos mais diretos e mais sinceros, fomos atrás dos principais pratos ou alimentos que são típicos desse país. Tem muita coisa que vai fazer você se sentir em casa. Por outro lado, algumas coisas só dão para entender experimentando mesmo.

A nossa lista tem apenas 10 pratos irresistíveis. Ao menos, é isso o que os irlandeses dizem. De qualquer modo, vale considerar que dependendo da região do país que você for pode ser que você encontre outras alternativas também, ok? E aí você pode contar para a gente aqui.

1 – Irish Breakfast

O nome é bonito. Mas, a gente pode traduzir como o bom e velho “café da manhã”. Logo, ele não tem nada de saudável. Aliás, está bem longe disso. Trouxemos esse primeiro tópico porque ele lembra exatamente o prato americano, que é bem “potente”.

O prato de café da manhã é formado por: bacon, pão de forma, ovo, linguiça, cogumelos, tomate, batatas e feijão. Sim, é o feijão sem o arroz, amigos. E ainda pode ser acompanhado de uma xícara de chá para ajudar na digestão. Ou de café se você preferir.

Claro que esse não é o café da manhã de todos os dias. Mas, sem dúvidas que é um prato típico de lá. Inclusive, sendo indicado como ótimo “remédio para ressaca”.

2 – Shepherd’s Pie

Outro nome bonito e com significado simples: Torta do Pastor. Essa comida irlandesa tradicional é como o nosso “escondidinho”. Assim, o resultado é uma torta de carne moída coberta por uma camada de purê de batata.

O prato é bastante comum em jantares. Ah, e assim como o nosso escondidinho, cada família tem um jeito diferente de fazer, com condimentos a mais ou a menos. A receita final é simples, o que muda é o toque final, entendeu?

3 – Irish Stew

Para os fãs de sopas, esse prato não pode ficar de lado. Porém, esqueça aquela sopa ralinha ou só de batatas, está bem? Apesar de os irlandeses adorarem batatas, saiba que aqui elas são apenas coadjuvantes da receita.

O ensopado é feito de carne com legumes. E nessa lista de legumes a gente tem batata sim, além da cenoura. Tem ainda quem adicione um molho de Guinness, que é feito à base de cerveja escura. Vixe, deu água na boca, não deu?

4 – Breakfast Roll

O próximo prato da lista que os irlandeses amam é o chicken roll ou breakfast roll. Ele é clássico e o mais consumido no país irlandês. Assim, é feito de um pão baguete com manteira ou maionese. O recheio é formado por um conjunto de frango empanado com alface.

Entre as versões (chicken roll ou breakfast roll), o que muda é a adição de ingredientes do Irish Breakfast, que citamos acima.

5 – Boxty

Não tem como falar da comida irlandesa tradicional sem citar o Boxty. É uma panqueca. E adivinhe só do que ela é feita: batata! O prato é bastante tradicional na região do Donegal, Mayo e Sligo. Inclusive, há um restaurante em Dublin focado nesse prato.

Se você estiver na capital, procure o Boxtyhouse.

6 – Crispy de Tayto

O sanduiche de Crispy de Tayto é o nosso 6º prato listado aqui. Para quem não conhece, saiba que Tayto é a marca mais popular de batata chips da Irlanda. Logo, temos um lanche de chips, acredita nisso? E olha que ele é um sucesso por lá há décadas, viu.

Ah, só para constar o pão é o de forma, que é recheado com manteiga e, claro, a batata chips, que geralmente vem no sabor de cebola e queijo.

7 – Bacon com repolho

Nessa opção não temos um nome bonito (estrangeiro para o prato). Contudo, o bacon com repolho tem esse nome só que na versão de “bacon and cabbage”, claro. Assim, o que temos nada mais é do que… bacon com repolho.

Conheça a história de Dublin – na hora de viajar para a Irlanda

O prato irlandês é uma típica receita de vó que todo mundo conhece e gosta. Logo, não é comum em restaurantes. De qualquer modo, qualquer irlandês se lembra da sua infância ao ouvir falar do prato. Então, além dos ingredientes principais, tem molho branco e ervas.

8 – Ostras

Mais uma comida irlandesa tradicional, que é famosa em boa parte do mundo, são as ostras. Quem gosta de frutos-do-mar vai se amarrar. A Irlanda é um centro de ostras irresistíveis, ainda mais no Oeste. Inclusive, lá tem até o Galway Oyster Festival.

9 – Peixe frito com batatas fritas

O nome bonito nesse caso seria “fish and chips” ou algo do tipo. Mas, a receita você sabe, né: é só fritar o peixe empanado e adicionar a batata, que também é frita. É como um “arroz e feijão” dos irlandeses, sabe? O prato também é comum na Austrália e na Inglaterra.

10 – Batata

 comida irlandesa tradicional

Você percebeu que a maioria dos pratos irlandeses possui como ingrediente a batata? Pois é, eles adoram o legume por lá. E ele serve como acompanhamento, como ingrediente principal, como refeição e tudo mais.

Aliás, não vai estranhar se você ver um irlandês comendo escondidinho com batatas assadas e batatas fritas, por exemplo, viu. Por lá, misturar as batatas preparadas de jeitos diferentes é bem comum.