Descubra 4 tipos de hospedagem para a retomada das viagens

Você sabe quais são os tipos de hospedagem para a retomada das viagens que são mais recomendados nesse período de pós-pandemia? A gente foi atrás dessa informação. Assim, encontramos 4 respostas que fazem muito sentido para essa época, que é tão diferente.

Mas, engana-se quem pensa que estamos falando de hospedagens novas. Na verdade, elas já são bem tradicionais. Porém, agora ganharam ainda mais força devido aos seus diferenciais oferecidos aos viajantes. Entre eles, aproximação com a natureza.

Antes de começarmos com a listagem, considere levar em conta como está a situação do seu destino. Apesar da retomada, algumas regiões ainda oferecem resistência e até mesmo regras mais duras para os viajantes. De todo mundo, esse texto é apenas informativo.

Ou seja, as ideias aqui lançadas devem respeitar as recomendações sanitárias, do governo e das entidades da área da saúde. Ok? De todo mundo, mais cedo ou mais tarde, as viagens voltarão a acontecer de forma mais frequente.

1 – Hotel-Fazenda

O primeiro dos tipos de hospedagem para a retomada das viagens que a gente tem pensando nesse pós-pandemia são os famosos hotéis-fazenda. Curiosamente, é um tipo de hospedagem muito comum aqui no Brasil. Inclusive, em plataformas de viagens.

Outra coisa é que, independente da pandemia, esse tipo de lugar sempre atraiu muitas famílias. Especialmente, aquelas com crianças. Outra situação comum é quando as pessoas querem apenas dar uma “escapada” em um final de semana para descansar na natureza.

Isso porque, de um modo geral, esses lugares são propriedades que eram fazendas em tempos antigos. Mas, agora foram transformadas em pousadas. Então, dá para notar que podem ser casarões antigos, com plantações de café ou criação de gado.

Um dos diferenciais desses lugares é que eles possuem várias atividades e serviços. Assim, conforme a época do ano, esses eventos podem ser focados no público infantil ou até mesmo nos casais. É algo como “para todos os tipos e todas as idades”.

2 – Pousada

O que é uma pousada? É um lugar, que pode ser uma casa, que permite a acomodação de muita gente. Há pousadas com quartos individuais, com quartos para casais, com quartos para famílias, por exemplo.

Outra definição que podemos encontrar é que diz que são lugares com no máximo 30 quartos e 90 camas. Além disso, as pousadas possuem serviços de hospedagem, como é o caso de recepção 24 horas e alimentação (ao menos, para café da manhã).

Esses motivos levam muitos viajantes a gostarem das pousadas. Mas, por que são boas ideias para esse período? Porque tendem a ser lugares espaços, abertos ao ar livre. Assim, evitando lotações máximas também dá para evitar aglomerações, como aconteceria em hotéis.

Alguns estudos online mostram que as pousadas estão no 2º lugar entre o tipo de hospedagem preferida pelos brasileiros. Uma curiosidade é que boa parte das pousadas possuem história, seja por estar em pontos culturais ou terem atrativos antigos.

3 – Resort

O próximo dos tipos de hospedagem para a retomada das viagens que trouxemos aqui são os resorts. Eles também merecem atenção à parte. O motivo é que é considerada uma hospedagem para a alta renda. Ou, pelo menos, tem preços menos acessíveis.

Para entender melhor sobre esse lugar, saiba que ele tem serviços de hospedagens também, como as estruturas dos hotéis. Além do mais, geralmente, apresentam atividades de lazer, entretenimento, espaços para eventos, tratamentos de saúde/estéticos, etc.

Por isso, também acaba sendo muito recomendado para famílias com crianças. Outro ponto interessante é que a maior parte dos resorts possuem o esquema all inclusive. Ou seja, o hospede não paga nada além da diária e tem direito a tudo (acesso livre no lugar).

Por exemplo, ele pode usar todas as piscinas, os bares e restaurantes, além de fazer as atividades, usar a sauna, o spa, entre outras coisas.

4 – Camping

Ao que tudo indica, você deve saber porque o camping está aqui, certo? Ele fica a céu aberto, quase sempre. Logo, além de estar ao ar livre, também fica próxima à natureza. E tudo isso favorece a não aglomeração de pessoas ou um maior distanciamento social.

Inclusive, o Brasil é um dos melhores países do mundo que oferecem infraestrutura nesse tipo de acomodação. Assim, dá para encontrar banheiros, fogões e até mesmo outros itens da infraestrutura. Curiosamente, hoje em dia também existe o “glamping”.

Mas, o que seria isso? É uma espécie de camping mais glamoroso. Se fosse alimento, seria um camping gourmet, sabe? Ou seja, o conceito que veio do exterior quer dizer algo como um acompanhamento mais particular, isolado, em cabanas, por exemplo.

Essa última opção também pode oferecer serviços de hospedagens comuns em hotéis, como restaurantes, entre outros. Aliás, nós já citamos os 5 melhores glampings do Brasil aqui no blog. Se quiser, você pode ler mais tarde.

tipos de hospedagem para a retomada das viagens

Saiba o que levar para acampar

Se você se interessou por esse último dos tipos de hospedagem para a retomada das viagens, considere que temos uma matéria a mais para você. Nela, a gente fala sobre o que levar para esse tipo de viagem.

Inclusive, citamos o que é importante, mas quase todo mundo esquece.

E se você acha que estamos falando de coisas óbvias, considere que nem sempre é assim. Por exemplo, há uma lista grande de pessoas que esqueceram em casa o kit de primeiros socorros, garrafa térmica e até mesmo lanterna.

Quer saber mais? Leia a matéria: Saiba o que levar para acampar – 5 itens que quase todo mundo esquece.