Aprenda a criar um roteiro de viagem no Google Maps de forma simples

Você sabia que o Google Maps é uma das ferramentas de GPS e aplicativo de viagens mais usado no mundo? O motivo é bastante óbvio: ele é muito útil, fácil de usar e gratuito. No entanto, o que talvez não saiba é que dá para criar um roteiro de viagem no Google Maps.

E o conteúdo que fizemos hoje é justamente para ensinar alguns passos para fazer esse roteiro usando esse programa. Aliás, pode ficar tranquilo que é um processo muito simples, além de ser gratuito e online.

Isso sem considerar ainda que o Google Maps deve estar no seu smartphone sempre que você for viajar porque ele tem várias utilidades e serviços. Por exemplo, pode te ajudar a escolher a melhor hospedagem, os melhores passeios turísticos e até mesmo um lugar para comer.

A criação de mapas pessoais

Para criar um roteiro de viagem no Google Maps a primeira coisa que você tem que saber é que dentro do Google Maps tem a função de “My Maps”. Isto é, os meus mapas pessoais. É esse serviço que será usado para a criação do roteiro.

Então, saiba que ele fica ao lado esquerdo da tela inicial. Nesse serviço você pode criar os seus lugares favoritos para visitar, assim como definir um roteiro com base no seu perfil de viajante. Inclusive, o mais incrível de tudo é que você fica sabendo a distância entre eles.

ANÚNCIO

Resumidamente, com o serviço do My Maps você pode criar um roteiro de viagens baseando-se em seus pontos de interesse, sabendo onde estão tais lugares e traçando rotas para fazer deslocamentos mais rápidos.

Definindo o roteiro…

Agora que você sabe qual é o serviço do Google Maps que será usado, o próximo passo é saber como usá-lo de forma eficiente. Portanto, você tem que considerar que antes de tudo você deve inserir o seu destino da viagem.

Descubra qual é o melhor aplicativo de GPS para viajar

Em seguida, você começa a adicionar as atrações que quer visitar nesse destino. Aliás, aqui vale citar outro diferencial dessa ferramenta: dá para adicionar atrações ao fazer pesquisas online e definir os locais mais apropriados para você e sua família.

Conforme você vai adicionando tais lugares, esses pontos vão sendo localizados em tempo real. Então, aparece um “pin” na cor verde em cima de tal ponto turístico. Após a sua análise, você pode adicionar o ponto como lugar para visitar. É isso que vai criando o seu roteiro.

O mais interessante é que os pontos sempre são nomeados para você saber para onde está indo. Por exemplo, “Cristo Redentor”, “Torre Eiffel”, etc. Após definir por adicioná-lo, o seu pin, que era verde passa a ficar vermelho. O que quer dizer que ele foi gravado no seu roteiro.

Os lugares turísticos

Aprenda a criar um roteiro de viagem no Google Maps de forma simples

Para quem nunca usou a ferramenta, aqui vamos trazer algumas dicas sobre os lugares turísticos que você pode pensar na hora de criar um roteiro de viagem no Google Maps.

A primeira coisa é pensar no destino da viagem, como já mencionamos. Outra coisa é você pensar também na sua hospedagem, que deve estar com o pin vermelho no seu mapa online. Em seguida, pense nos pontos turísticos da cidade.

É isso que vai permitir que você faça rotas inteligentes na viagem e evite perder tempo no trânsito, por exemplo. Além do mais, note que o Google Maps é um dos maiores mapas online, o que quer dizer que tem todo tipo de ponto turístico.

Dessa forma, você encontra bares, restaurantes, hotéis, pousadas, atrações, teatros, mercados e serviços gerais. Com isso, fica mais simples desenhar a rota e traçar o seu roteiro.

Traçando as rotas…

Esse tópico você já deve conhecer e saber como fazer. De qualquer modo, precisamos inserir ele aqui para que o conteúdo fique completo. Então, vamos falar agora sobre como traçar uma rota no Google Maps entre um ponto e outro.

Isso é importante para lugares que você ainda não conhece. A ideia é que você chegue do ponto A ao ponto B de forma mais rápida e pelo caminho mais simples. Basicamente, você vai precisar estar com o programa aberto no seu ceular.

Depois, você tem que optar pelo ícone de “rota”. Em seguida, você deve inserir o seu ponto de partida ou destino. É só digitar tais endereços, sendo que ainda dá para usar a sua localização para ter a partida. O próximo passo é escolher o tipo de transporte, como carro ou bicicleta.

Para terminar, você pode traçar a rota ou inserir novos destinos entre eles, fazendo um verdadeiro roteiro de viagens. Lembre-se que dá para usar o histórico de pesquisa. Por isso, você pode criar o roteiro antes e deixa-lo pronto para quando for passear.

Outros mecanismos do Maps

O último tópico deste conteúdo sobre como criar um roteiro de viagem no Google Maps é para falar de outras funcionalidades que o Maps tem. Uma das mais incríveis é o Google Street View. Ele é útil para quem quer ver fotos reais dos lugares a serem visitados.

Você pode ver a vizinhança toda, saber onde vai se hospedar, etc.

Outra coisa importante é que o Maps pode ser interligado com outros programas do Google, como o Google Keep, o Google Agenda, o Google Trip, o Google Travel, o Google Assistente, o Google Earth, etc.

Para se ter uma ideia, o Google Assistente permite ao usuário fazer reservas em hotéis ou a consulta de voos para determinados destinos. Além disso, dá para chegar informações sobre o seu embarque e encontrar restaurantes próximos a você.

ANÚNCIO