O que fazer em Cartagena das Índias, na Colômbia – descubra 7 passeios gratuitos

A Colômbia está na lista de países com mais confusão do ponto de vista da opinião dos brasileiros. Alguns só veem o lado negro do país, com guerras e drogas. Ah, também, quem veja o lado bom da força, com praias caribenhas. Hoje, vamos falar sobre o que fazer em Cartagena das Índias e com um acréscimo: de graça.

Sendo assim, se você acha que vai precisar desembolsar uma grana para fazer a sua próxima viagem ao nosso país vizinho, saiba que não. Os passeios por lá podem ser ótimos mesmo que sejam gratuitos. E isso vai desde a muralha famosa de Cartagena até mesmo a ida em museus ou ruas que são típicas da região.

Ah, no meio do caminho (aliás, no meio do texto) você ainda vai ver que tem um lugar lá que é bem conhecido por servir o café colombiano, um dos mais apreciados no mundo todo. Então, não deixe de ler com atenção até o fim.

1 – A Muralha de Cartagena

Uma das opções de passeios gratuitos para se fazer em Cartagena é passear pelos vários quilômetros da Muralha de Cartagena. Sem dúvidas, esse é um dos cartões postais de lá. A boa notícia é que é grátis e vai tomar alguns bons minutos do seu dia – são mais de 10 quilômetros.

Para quem quer voltar para o Brasil com um álbum de fotografias bem completo da viagem, esse lugar é uma preciosidade. Sem contar que tem aspectos históricos importantes, que contam sobre a cidade o país colombiano.

Ah, se você estiver por lá considere que dá também para ver o pôr do sol no mar do Caribe. Sim, do alto da montanha dá. O difícil mesmo será encontrar um espacinho nesses quilômetros para ver essa cena incrível – porque dependendo da época do ano, o lugar é disputadíssimo.

2 – A Arte de Rua no Getsemaní

O bairro Getsenamí merece a sua visita. Um dos motivos principais é que tem um atrativo público gratuito: a arte de rua. Curiosamente, saiba que é um dos bairros mais lindos da cidade toda. Ele é boêmio e tem trabalhos de grafiteiros em cada muro que existem por lá.

Diga-se de passagem, que esse lugar é conhecido por ser o bairro dos turistas mochileiros.

3 – A Escultura da Gordinha Gertrudes

A cultura colombiana é muito rica e disso ninguém duvida. Inclusive, você sabia que tocar na escultura da Gordinha Gertrudes pode te trazer muita sorte no futuro? Ao menos, isso é o que dizem os moradores locais, especialmente, para os turistas.

Aliás, alguns comerciantes só vão dizer mesmo que isso te fará voltar lá mais vezes, o que é um grande atrativo para eles. O mais engraçado é saber que é uma das “estátuas” mais tocadas no mundo todo. O acesso é liberado para palmas, fotos e muito mais.

De qualquer modo, ainda que você não queira deixar suas digitais na gordinha, saiba que dá uma bela foto também. Afinal de contas, a obra de Fernando Botero é uma arte e tanto. Ah, ela fica na Praça de Santo Domingo.

4 – A Torre do Relógio

No portão principal da cidade, nós temos a famosa Torre do Relógio. Esse também é um dos principais cartões postais de lá. Fica bem na porta de entrada, que é toda murada. Sendo assim, é um ótimo ponto de partida para o seu roteiro e passeios.

Portanto, essa também é uma boa resposta para saber o que fazer em Cartagena das Índias e sem ter que pagar nada, obviamente.

5 – Las Bóvedas

Esse tópico é interessante, mas pode te deixar na dúvida. Então, leia com atenção. Você visitar Las Bovédas é gratuito, ok? O problema é você ir até lá e não comprar nada. Isso porque o lugar é uma grande feira ou mercado da cidade, que vende de tudo.

Ela fica em lugar histórico da cidade e tem aqueles presentinhos para trazer para o Brasil. No entanto, se você quer apenas visitar o local, sem gastar, então, não leve a carteira.

6 – As Ruas do Centro

Nesses dois últimos tópicos vamos trazer apenas o passeio da caminhada. Ou seja, caminhar é de graça. E nesse caso, ou nesses casos, vale muito a pena. Primeiro, vamos considerar as ruas do centro histórico de Cartagena.

O que fazer em Cartagena das Índias

É um lugar muito charmoso, mesmo. Dá para curtir a cidade toda, as casinhas, a disposição delas, as ruas curtas e íngremes. Além de saber que a cidade é toda murada.

7 – A Orla de Bocagrande

Para fechar o texto sobre os pontos turísticos gratuitos de Cartagena, nós temos a orla de Bocagrande. Esse lugar é ideal para quem quer conhecer o lado mais rico e mais moderno da cidade. Você vai encontrar prédios altos, hotéis cheios de estrelas e uma verdadeira Miami Colombiana, como o lugar é chamado.

Bônus – os museus

Para terminar a lista do que fazer em Cartagena das Índias, saiba que ainda podemos considerar os museus que existem por lá. Obviamente, dá para visitar de graça em algumas épocas do ano. Mas, como isso é incerto, não colocamos nos tópicos acima.

Da Islândia ou Peru – Zac Efron vai estrear série sobre viagens na Netflix

Um deles é o Museu do Ouro Zenú, que quase sempre permite a entrada gratuita. Lá também tem a história do povo colombiano e peças antigas, inclusive, com cofres cheios de ouros. Depois, temos a Casa Museu La Presentacíon.

É um espaço de arte e cultura aberto ao público. Geralmente, traz exposições de artistas locais e tem uma cafeteria muito aceita pelos turistas. Logicamente, o carro-chefe é o café colombiano, como não poderia ser diferente.