Descubra o que é um hostel para viajar gastando menos

Hostel é uma palavra estrangeira, que no nosso português significa albergue. Atualmente, o termo se popularizou aqui no Brasil. Ao passo que a maioria das pessoas chamam o albergue de hostel. Mas, no fim das contas é a mesma coisa.

No entanto, o que é um hostel? Ou seja, para que ele serve? Como ele pode baratear uma viagem? É sobre tudo isso que se trata o conteúdo de hoje, que você vai acompanhar a partir de agora. Até mesmo porque economizar dinheiro na viagem é sempre bom.

Vale considerar que os albergues existem no mundo todo e não apenas no Brasil. Especialmente em cidades turísticas, ele tem ganhado muita fama nos últimos dias justamente por trazer essa opção de hospedagem mais barata. Entenda isso.

O que é um hostel

Se a gente procurar na internet, nós vamos encontrar algumas definições muito claras para um hostel. Por exemplo: “acomodação simples e barata” ou “hospedagem com socialização de pessoas” ou “dormitório compartilhado”. Mas, calma que você vai entender tudo isso.

Os albergues sempre existiram como opções mais econômicas de hospedagens para as pessoas. Portanto, trata-se de acomodações com ótimos custo-benefício. Ou melhor dizendo, de baixo-custo.

Em outras partes do mundo, especialmente na Europa e Ásia, um hostel é algo como uma pensão, que tem acomodações para trabalhadores temporários. Hoje, esses lugares também são muito buscados por mochileiros e viajantes.

Ainda não entende o que é um hostel? Então, vamos fazer o seguinte: vamos trazer a diferença dele para outras opções de hospedagens, como é o caso do hotel, muito mais famoso nos dias atuais, já que são mais tradicionais também.

A diferença para um hotel

São muitas as diferenças entre um hostel e um hotel. No entanto, vamos focar naquelas que deixarão mais claro para você a resposta para a pergunta sobre o que é um hostel. Então, vamos lá.

Os albergues são lugares com preços mais acessíveis. Além do mais, eles possuem diversas opções para o que é considerado compartilhado. Por exemplo, pode ter salas de TV, cozinhas, banheiros e até mesmo livros compartilhados entre os hospedes.

Logo, não é um lugar dos mais interessantes para quem quer privacidade. Aqui entra outra diferença para os hotéis. Os hotéis são muito mais formais, com atendimentos especializados, por exemplo.

Para finalizar o conteúdo, saiba que um hotel, quase sempre, será mais confortável que um hostel. Mas, atenção: isso não quer dizer que um hostel não possa ser uma ótima opção para você. Atualmente, eles têm sido totalmente confortáveis diferente do que era antigamente.

Motel

Também podemos trazer aqui uma curiosidade. Muita gente confundo o hostel com o hotel. Mas, outras pessoas confundem também com o motel. O motel é um lugar que quase sempre fica em pontos estratégicos sendo que é dirigido para vários fins.

Engana-se quem pensa é que é apenas lugares para relacionamentos amorosos. Inclusive, muitos viajantes também optam por esses lugares, que possuem custo-benefício melhor do que os hotéis.

Geralmente, os motéis são opções baratas de hospedagens, que tem a diferença de ter planos e valores para horas e não apenas diárias.

O que são espaços compartilhados

Como acima falamos muito dos espaços compartilhados pode ser que você tenha ficado com alguma dúvida sobre isso. Então, a gente vai explicar isso também. Acompanhe.

Um hostel pode ter quartos compartilhados, banheiros compartilhados ou áreas em comuns compartilhadas. O fato é que tudo o que é compartilhado nos leva a crê que sejam lugares menos privativos e de mais socialização.

Portanto, se você já entendeu o que é um hostel, agora vamos ver o que é um quarto compartilhado. De modo geral, eles são indicados para quem não tem problema em dividir o quarto com outras pessoas. Isso serve muito bem para mochileiros.

O grande benefício de ficar nesses lugares é que eles são bem mais baratos do que um quarto privativo. Atualmente, o Airbnb, que é uma plataforma de hospedagem, tem oferecido muita opção de casas e quartos compartilhados, o mesmo que acontece em um hostel.

Book and Bed – um hostel para ninguém botar defeito

Se você que chegou até esse ponto do texto ficou com alguma dúvida sobre um hostel, saiba que agora vamos citar um hostel que é novo e é considerado incrível. Inclusive, isso é para você deixar de lado o seu preconceito de se hospedar em um hospede.

O Book and Bed fica em Kyoto, no Japão. Ele tem o objetivo de colocar o hospede deixado em um nicho de prateleira de livros para que as pessoas possam passar a noite toda lendo. Isso porque o lugar possui uma tomada e uma luminária na cabeira da cama.

Agora, claro que também precisamos considerar a cultura local. Lá no Japão esse tipo de lugar é muito pequeno e só serve para que as pessoas passam algumas noites mais urgentes. Para você ter ideia, o seu nicho, onde você vai dormir, tem só 110 cm por 220 cm.

Inclusive, os livros não estão à venda. “É apenas para o hospede ler quando estiver nas dependências do hostel”. Aliás, a geladeira tem cerveja, que pode ser comprada durante a noite ou a estadia.

Curiosidade – hostel pode ser uma opção de investimento

O que pouca gente nota é que tem crescido um grande mercado no entorno de um hostel. Essa indústria passou a ser até mesmo mais interessante que muitos hotéis em vários locais do mundo. É um modelo de negócio lucrativo nesses lugares.

Descubra quais são as 10 casas mais famosas do Airbnb para conhecer

O motivo é que se vê uma linha crescente no faturamento de hostel ao contrário do que acontece em hotéis. Mas, isso depende da região, obviamente. Em recentes estudos, notou-se que mochileiros optam por albergues em sua maioria, devido ao custo.