Descubra como montar um roteiro de viagens para as férias

É só as férias se aproximarem que a gente logo se arrepende por não ter criado um roteiro de viagens para esse momento, não é? Então, que tal você já pensar nas próximas férias e considerar uma viagem? A gente vai ensinar como montar um roteiro de viagens para as férias.

A criação desse roteiro é importante para que a gente consiga fazer uma viagem mais segura de vários pontos de vistas. Por exemplo, você vai saber quantos dias vai poder ficar em cada cidade ou ponto turístico. Inclusive, vai saber um valor médio de quanto vai gastar também.

Isso tudo vai fazer diferença na hora de você juntar dinheiro e ir viajar com mais segurança. Assim como vai ser importante para que você se organize durante os passeios e saiba quando poderá comer naquela restaurante chique que tanto você quer.

A criação do roteiro de viagens

No entanto, atualmente existem diversos tipos de modelos e formas para criar um roteiro de viagens para as férias. Você pode usar aplicativos gratuitos de celular como fazer o seu no papel, em uma agenda, em um caderno.

Só que o mais importante não é em qual formato você vai fazer e sim como. Por isso, as nossas dicas abaixo são para que você tenha um roteiro completo, independente se vai fazer isso no celular, computador ou à mão. Afinal, nada como viajar de forma consciente, né.

ANÚNCIO

Pensando nisso tudo, a gente separou diversos tópicos importantes para você incluir na criação do seu roteiro de viagens para as próximas férias que tiver. Confira aí os pontos que são importantes e não podem faltar.

ONDE

A primeira coisa é pensar no seu destino de viagem. Parece óbvio, mas muita gente pensa em outras coisas antes de pensar nisso. O que acaba sendo um grande erro. Portanto, considere o seu destino. Para onde você vai?

Com a resposta você vai ter um ponto importante para o seu roteiro. Aliás, podem ser várias respostas, com vários destinos. Como é o caso de quem opta por fazer um tour na Europa, por exemplo. A partir disso é que você deve ir para os próximos passos.

Nesse caso, não deixe de considerar a instalação de apps no seu celular para que possa conhecer as opções de atrações, atividades, pontos e até mesmo de restaurantes e hotéis do seu destino. Hoje em dia, já não se usa mais os mapas físicos, que ocupam espaço na mala.

QUANDO

A próxima pergunta que você tem que se fazer para montar um roteiro de viagens para as férias é sobre quando você vai viajar.

Isso é importante na hora de montar um roteiro de viagens para as férias porque você pode acabar pagando mais caro ou mais barato conforme a época.

Por exemplo, quem tem férias em julho ou dezembro e só pode viajar nesse período vai pagar mais caro nas passagens, nos hotéis, nos restaurantes. Isso porque esse período é conhecido por ser de alta temporada.

Saiba como fazer um planejamento de viagens com o Google Travel

Por outro lado, quem tem mais flexibilidade para viajar em qualquer época do ano vai ter mais condições de escolher uma boa época para economizar na viagem. Dessa forma, é muito importante que você considere quando será a sua viagem de férias.

QUANTO

A próxima questão é sobre quanto tempo a sua viagem vai durar. Obviamente, a quantidade de dias vai depender da sua disposição. Basicamente, as pessoas tiram 30 dias de férias. Mas, nem sempre dá para ficar o mês interior viajando, né?

Outra coisa é que alguns empreendedores podem ficar mais dias devido à sua flexibilidade de hora de trabalho. Mas, o importante é sempre considerar ter em mente o tempo que vai ficar viajando porque isso influência no custo e em outros fatores.

Por exemplo, para quem vai fazer um tour Europeu, o mais indicado é optar por, pelo menos, 7 dias de viagem. Já para quem vai passar alguns dias em Minas Gerais, saiba que um final de semana ou 3 dias já é suficiente.

COMO

Descubra como montar um roteiro de viagens para as férias

A próxima pergunta é sobre como você vai viajar. E isso também influência no seu roteiro e no seu planejamento. Dessa forma, uma viagem para outro país, na maioria das vezes, vai acabar resultando em uma viagem de avião.

Já um passeio dentro do próprio país pode ser feito de carro, por exemplo. Então, a forma como você vai viajar também é importante. Aliás, uma viagem de carro em família ou amigos pode ser meada, isto é, dividida. Logo, isso representa uma economia financeira.

Além do transporte para chegar até o destino tem o transporte dentro do destino. Por exemplo, como você vai se locomover para conhecer as atrações de Roma? Vai de taxi ou vai alugar algum carro? É preciso considerar isso tudo no seu estudo.

DOCUMENTOS

Outro ponto é sobre a documentação que é exigida para a sua viagem. Para viagens internacionais, isso vai ter um peso muito maior. Inclusive, porque a gente fala em passaportes e vistos para viagens. Tem ainda o seguro viagem e as vacinas.

No caso de viagens nacionais, a vacina e um documento oficial com foto já são suficientes. De qualquer modo, eles podem ter algum custo para você e você vai ter que providenciar antes da viagem. Portanto, adicione isso ao seu planejamento.

Aliás, você tem que considerar também o motivo da sua viagem. Se vai para Brotas (SP) fazer a prática de algum esporte radical pode ser que tenha que levar consigo um atestado médico comprovando a sua habilidade e possibilidade de aventura.

ANÚNCIO