Vai correr em outros países? Conheça 10 dos melhores aplicativos de corridas

Atualmente, na busca por um estilo de vida mais saudável, muita gente tem optado pela corrida de rua como esporte favorito. Aí, em qualquer viagem que você faça, dá para registrar o seu tempo, ritmo e percurso. Como? Usando algum dos melhores aplicativos de corridas.

E o fato é que usar esses programas não é apenas uma boa ideia para mostrar para as outras pessoas aonde você está ou onde correu. Mas, também é uma forma inteligente de mensurar os seus resultados e comparar com as corridas anteriores.

Nessa busca pelos melhores apps de corrida, a gente acabou encontrando os 10 mais comentados das plataformas digitais. E você confere agora quais são eles.

1 – RunKeeper

Quando a gente vai buscar algum aplicativo gratuito que tem disponível nas plataformas, a gente sempre vai acabar encontrando, nas primeiras posições, o RunKeeper. Mas, por que será que ele é tão famoso assim?

Primeiro porque é gratuito, obviamente, mas não é só isso. Ele tem um sistema fácil de ser usado e oferece bastante detalhes sobre a sua corrida. Por exemplo: tempo, ritmo, distância, mapa, comparativo.

Além disso, o RunKeeper possui áudio, que é usado para orientar o atleta durante o seu percurso. Com ele, também dá para tirar fotos ou ouvir músicas sincronizadas com o celular. Ah, e ele mostra quantas calorias você perdeu naquela atividade.

2 – Runtastic

O Runtastic é outro dos melhores aplicativos de corridas e que também está no topo dos mais baixados. Ele é bem parecido com o RunKeeper e é muito indicado para quem não tem um personal trainer para auxiliar os treinos.

Ele também é gratuito e mostra todos os detalhes da corrida. Um diferencial é que ele permite gravar o tempo e a corrida de atividades que você fez e não usou o celular. Isso vai te permitir ter um melhor controle do seu treino, mesmo quando esquecer o celular em casa.

3 – Personal Running Trainer

A gente vai confessar que esse não é o app mais conhecido do mundo. No entanto, ele tem ganhado o seu destaque nos últimos dias. Ele funciona exatamente como os outros que foram citados aqui. Inclusive, dá instruções por voz.

A ideia dele é acompanhar o treino e o desempenho de cada usuário.

4 – Nike+ Running

Esse aplicativo gratuito poderia estar no topo da lista porque é um dos mais conhecidos devido à marca na qual está ligado, a Nike. Só que de um modo geral, ele funciona como os outros que você já viu aqui neste conteúdo.

Ele tem uma boa precisão da corrida, sugere localizações, permite o compartilhamento de informações, tem programas de treinos, dicas para corredores, exercícios diários e ainda permite que você compare a sua corrida com a de outros amigos que usam o mesmo app.

5 – Endomondo

O Endomondo tem o mapa de rotas, tem o monitoramento da corrida (com distância, velocidade, calorias, treinos) e tudo mais que os outros apps possuem. No entanto, há um diferencial que precisa ser considerado aqui.

Ele também acompanha a frequência cardíaca do usuário, além de enviar alertas por áudio nos intervalos regulares. Por isso, está entre os melhores aplicativos de corridas para você usar quando quiser marcar o seu treino e independente de onde está nesse momento.

6 – Sports Tracker

O Sports Tracker é para quem ainda não tem um hábito de corridas longas. Isso porque o seu melhor desempenho está nas caminhadas. Ele marca corridas também, mas com menos precisão do que os outros apps.

Na caminhada dá para estimar as calorias gastas e usar uma assistência por comando de voz.

7 – Charity Miles

Para quem está em outro país e quer marcar as milhas que foram percorridas, o Charity é o mais indicado dos aplicativos de corridas. Ele une os dados com a motivação. Como? Ele incentiva o usuário a correr para sair do sedentarismo e para perder peso também.

Só que tem um ponto muito interessante: ele motiva as pessoas a fazerem doações para entidades beneficentes e sem tirar dinheiro do bolso. Como? A cada meta realizada, uma quantia é doada para as instituições.

8 – Comece a Correr!

O “Comece a Correr” é um aplicativo nacional como o nome sugere. Mas, você pode usar ele mesmo que esteja em Paris ou no Egito, por exemplo. A dica, porém, é que você só deve baixar esse aplicativo se for um corredor iniciante.

Isso porque ele tem treinos especiais para esses esportistas. São treinos de 30 minutos e com uma mistura de corrida, trote e caminhada, além do descanso. Também é muito bom porque mostra todos os dados e te ajuda a comparar o seu desempenho ao longo dos dias.

Você também pode se interessar por esse conteúdo: É verdade que dá para ganhar milhas aéreas fazendo exercícios físicos?

9 – Simple Run Tracker

Chegando ao final da nossa lista de melhores aplicativos de corridas temos o Simple Run Tracker. Ele mostra o tempo de corrida, a velocidade e a distância. Sendo que as informações aparecem em um gráfico de comparação com os treinos anteriores.

O lado bom disso é que dá para exportar as informações para uma planilha e salvar.

10 – Buddy Runner

Esse app ficou por fim por um único motivo: está disponível apenas para quem tem o sistema Android no celular. Mas, isso nem é tão ruim assim já que esse sistema faz parte da vida da maioria das pessoas que possuem um smartphone no mundo todo.

Ele também fornece os dados da corrida e faz a comparação com o progresso. Por isso, se você tinha uma desculpa para não correr só porque estava em viagem, saiba que com esses programas a sua desculpa não faz mais sentido.

Eles são ótimos para você manter o seu ritmo e até mesmo melhorar ele. Inclusive, você vai poder se lembrar, mais tarde, da corrida que fez enquanto estava passando perto das pirâmides egípcias ou da Torre Eiffel.