Viagem em família – estude esses 3 destinos históricos nacionais para crianças

Em qualquer época do ano, viajar com a família é algo que vale muito a pena. Mas, nas férias, esse objetivo se torna ainda mais comum. No entanto, para onde ir? Se você busca conhecimento, saiba que temos aqui alguns destinos históricos nacionais para crianças.

É claro que tudo vai depender de diversos fatores, como a idade das crianças e o lugar onde você mora hoje. Porém, de um modo geral, essas cidades que escolhemos são muito ricas do ponto de vista da cultura, da história e do conhecimento. Portanto, são indicadas.

Continue lendo e descubra de quais cidades históricas estamos falando. Curiosamente, temos aqui opções que ficam em regiões diferentes do país: ao Sul, ao Norte e no Sudeste. O que quer dizer que você terá uma boa opção para ir sem ter que ir longe demais de casa.

Os 3 destinos históricos nacionais

Você não tem que ser um professor de história ou um pai muito velho para querer dar aos seus filhos a chance de conhecer a nossa cultura. Portanto, esse texto é para todos. Ao menos, todos que buscam por uma experiência histórica incrível. Se você pensa em gastronomia, em colonização, em danças típicas, em eventos temáticos, saiba que esse texto é para você.

1 – Tiradentes

Seja para jovens, adultos ou crianças, Tiradentes é uma cidade histórica muito respeita no país todo. Ela fica em Minas Gerais, na região Sudeste do país. Para quem está longe, uma boa ideia é pegar um voo para Belo Horizonte e partir de lá.

E está entre os destinos históricos nacionais para crianças por causa da estrutura, principalmente. Em Tiradentes, você encontra os casarões coloniais coloridos, o que costuma chamar muito a atenção dos pequenos.

Além do mais, tem igrejas com muito ouro e até as minas de lá fazem jus ao nome, né. A arquitetura antiga é preservada também, com um clima mais bucólico, uma gastronomia bem diversificada e até mesmo museus.

Sem dúvidas, é uma das maneiras mais incríveis que se tem para mergulhar na história do país, entreter a família e desfrutar de momentos únicos e ricos. Curiosamente, a maioria dos passeios podem ser feitos a pé, de charrete, jardineira ou até mesmo de Maria Fumaça.

2 – Gramado

Agora vamos ao Sul do país. Gramado fica no Rio Grande do Sul e a pouco menos de 100 quilômetros da capital, Porto Alegre. Assim como Tiradentes, é uma cidade com ótima estrutura para o turismo – o que garante bons passeios para a família toda.

Dois desses passeios que podem ser feitos por quem tem crianças são: MiniMundo e o Mundo Encantado, que tem construções e eventos que mostram um pouco da história do Brasil e da Europa, também. Tem ainda a Hollywood Dream Cars, uma coleção de automóveis de 1960.

Ainda citando Gramado, a gente não pode deixar de falar que é um lugar ótimo para conhecer vinhos (ou sucos de uvas para as crianças, no caso), além dos chocolates que são feitos em toda a região de lá. No final de cada ano, ainda tem o papai Noel.

E para finalizar a lista de atrativos em Gramado, anote aí: museu medieval, parque gaúcho, igreja do relógio, matriz de São Pedro, templo budista.

3 – Manaus

Para fechar a lista de destinos históricos nacionais para crianças vamos ao Norte do Brasil, vamos falar da Amazônica Brasileira, obviamente. Ela é uma das mais ricas biodiversidades do mundo todo. Logo, um assunto cultural muito rico também.

Além disso, lá tem atrativos urbanos e do ecoturismo. Você, os filhos e toda a família poderão fazer passeios de barco pelos rios, de canoa, pelos igapós ou igarapés, além de experimentarem a culinária local e verem todo artesanato da região.

Curiosamente, saiba que lá tem as comunidades indígenas, as ribeirinhas e os quilombolas, que é uma parte do país que pouquíssima gente conhece, mesmo sendo tão interessante. Elas mantêm tradições milenares, o que permite um verdadeiro intercâmbio cultural.

Bônus – as praias para crianças

Como bônus desse conteúdo, se você busca conhecimento e uma viagem rica além daqueles passeios que já conhecemos no Brasil (como no Beto Carrero World ou no Beach Park), saiba que há algumas praias que são indicadas para os pequenos.

Por exemplo, Maragogi entra nessa lista, sendo que fica ao norte de Alagoas, uma região famosa pelos corais. Por lá, a água do mar é azul cristalina – tanto é que o lugar é conhecido por ser o “Caribe Brasileiro”.

destinos históricos nacionais para crianças

Entre os passeios, temos: artesanato exposto na orla, passeio de buggy pelas praias, coqueiros incríveis, praias desertas e muito mais. Outra opção de praia para crianças é Jericoacoara, que mistura natureza e estrutura para o turismo.

Logo, as ruas são bem limpas e claras, tem vilas muito bonitas e os pontos turísticos mais diferentes que você poderia imaginar, como a Árvore da Preguiça, a Pedra furada, a Duna do Pôr-do-Sol, as Lagoas Azul e Paraíso, etc.

No exterior

Ah, curiosamente, para fechar o artigo de verdade, saiba que se os seus filhos são um pouco maiores, você também pode pensar em viagens internacionais. Por exemplo, em Bariloche, Santiago e Orlando, no que diz respeito à Argentina, Chile e Estados Unidos, bem perto do Brasil.

Indo ainda mais além, para os maiorezinhos, nós temos: a Casa do Papai Noel, na Finlândia e as construções maias no Peru. Assim, para essas viagens mais longas, lembre-se de certificar sobre a documentação necessária e bom passeio.