Conheça 5 destinos românticos em Minas Gerais

Minas Gerais é um lugar encantador. Muitas vezes, é visto como aquela região que traz paz e tranquilidade. Outras vezes é lembrado pelo café e pão de queijo. No entanto, considere que há destinos românticos em Minas Gerais para os casais apaixonados também.

A gente foi atrás de algumas alternativas que valem muito a pena. Até mesmo porque devemos considerar que a maioria das hospedagens em Minas Gerais são pousadas e chalés. Assim, acaba sendo recomendado para um período de pós-pandemia, como o atual.

De todo modo, esse texto não é uma indicação de reservas de hospedagens e nem mesmo de cidades para visitar. Porém, de fato, queremos informar o leitor sobre algumas regiões que são incríveis para quem busca um passeio a dois, romântico, para renovar os votos de amor.

1 – Araxá

A cidade de Araxá está no começo da lista por um motivo especial: fica bem no coração do Triângulo Mineiro, que é um destino dos mais procurados no interior de Minas Gerais. Assim, saiba que nessa região tem toda a infraestrutura para viajantes.

Por exemplo, dá para considerar pousadas para casais, estâncias hidrominerais, tratamentos relaxantes, complexo histórico. Inclusive, para quem gosta de aventura e esportes dá até para encarar uma caminhada em escadas até um Cristo, com uma visão panorâmica da região.

Resumidamente, dá para dizer ainda que é aquele lugar que tem todo tipo de restaurante, com várias opções de passeios noturnos e toda cultura gastronômica dos doces caseiros de Minas. Por isso, acaba sendo um dos lugares sempre lembrados.

2 – Gonçalves

Diferente de Araxá, Gonçalves é um lugar menor. Porém, muito charmoso. Ao todo, são 4 mil habitantes que moram lá, sendo que a grande maioria, em torno de 3 mil, vive na zona rural. A cidade está a pouco mais do que 450 da capital Belo Horizonte.

Se a viagem for romântica, como em uma lua de mel, a dica é optar pelos meses mais frios do ano. Assim, dá para aproveitar o clima ameno da Serra da Mantiqueira. Por outro lado, em outras épocas do ano, o ecoturismo é que faz sucesso por lá.

Na parte da gastronomia, também dá para se lembrar do queijo mineiro, da cachaça, dos quitutes e até mesmo dos alimentos orgânicos. Inclusive, a maioria das pousadas de lá permitem passeios em meio a natureza, como em trilhas e com descanso nas redes.

3 – Conceição do Ibitipoca

Você já deve ter ouvido falar desse lugar. Mas, pode achar que não é o melhor entre os destinos românticos em Minas Gerais. No entanto, diferente do que muita gente pensa, saiba que a cidade não é apenas para casais aventureiros, ok?

É claro que o ponto turístico mais importante de lá é o Parque Estadual do Ibitipoca. Porém, além de toda vegetação nativa, também dá para aproveitar outas situações. Tem passeios para fazer a dois e apreciar a beleza natural do lugar, como em picos ou cachoeiras.

Sem contar que o clima é bastante familiar, com ruelas de pedras e restaurantes a meia luz. O número de chalés e pousadas em Ibitipoca é bastante interessante. Inclusive, a gente já fez uma matéria para falar sobre o que fazer na Vila de Conceição de Ibitipoca. Você leu?

4 – Lavras Novas

Pode até ser que você não tenha ouvido falar, ainda, de Lavras Novas. Mas, saiba que esse é aquele lugar mineiro mesmo. Sendo assim, entre na opção de destinos românticos em Minas Gerais. Para quem não sabe, Lavras Novas é distrito de Ouro Preto.

E tem aquelas casas coloridas que descem a ladeira, sabe? Assim, são menos de 1 mil moradores locais, fazendo a cidade ser cênica, pacata e cheia de montanhas. A dois, o lugar se torna totalmente privativo. Dá para caminhar na rua, sentar em bares e ver a vida passar.

Durante a noite, o clima esfria, o que permite a degustação de um bom vinho e da culinária local. Os bares possuem atrativos musicais, eventos festivos, etc. O lugar é bem perto de BH, sendo pouco mais do que 120 quilômetros.

5 – Caxambu

É outra cidade muito curiosa de Minas Gerais. O lugar é indicado para casais porque permite passeios tradicionais em todo Circuito das Águas. Ou seja, dá para tomar banhos terapêuticos, receber massagens, ir em parques rústicos e até mesmo apreciar a comida mineira.

Entre os passeios mais procurados, dá para lembrar daquele que é feito de teleférico, que passa pelos mirantes ou dar uma volta de Maria Fumaça.

Aqui no blog, também já fizemos uma matéria que fala do Circuito das Águas. Inclusive, a gente cita as 4 principais cidades mineiras que formam o Circuito. Além de Caxambu, temos Caldas, Lambari e São Lourenço. Relembre aqui.

destinos românticos em Minas Gerais

Bônus – O roteiro da Estrada Real

Para os casais que gostam de história, uma boa pedida pode ser a de conhecer a Estrada Real, também. Isso data desde o Brasil Colônia, com a rota do Caminho do Ouro. Esse percurso considera cidades como Congonhas, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará.

Ficou interessado? Saiba que na matéria que fizemos, a gente ainda cita a melhor época para fazer esse caminho da Estrada Real. Aliás, damos até dicas sobre as roupas que levar. Se você quiser, pode ler essa matéria como leitura completar.

Veja um trecho: “A Vila Rica é hoje Ouro Preto. Mas, apesar da mudança de nomes, o trajeto se mantém praticamente o mesmo desde o período colonial”.