Saiba qual é o custo de vida em Milão, na Itália

Atualmente, muita gente está buscando informações sobre quanto custa morar na Itália. Você também está com essa ideia? Para te ajudar com essa resposta, nós fomos atrás de alguns relatos de brasileiros. Assim, conseguimos descobrir o custo de vida em Milão, leia.

Lembrando que esse valor pode variar muito conforme a região. Assim, a gente sabe que Milão e um dos destinos mais luxuosos do país, ao lado de Roma e Turim. Já quem opta por regiões menores, de cidades menos conhecida, com certeza, vai pagar menos.

Ou seja, vamos resumir a história aqui: temos um texto com informações atuais (agosto de 2020) e que vale para as grandes cidades do país, como Milão, Roma e Turim, feito? Logo, os dados foram usados a partir de um estudo feito pela Numbeo, que calcula o custo de vida em vários locais, cidades e países.

O custo do aluguel

Se você não entra na lista das pessoas que compraram uma casa na Itália (porque isso torna possível pedir o visto de residente de lá, como já explicamos em outro artigo), saiba que terá o custo do aluguel, correto?

E qual é esse custo básico que toda família tem? Se a gente for considera custo de vida em Milão a gente tem um valor que varia entre 740 e 1.120 euros. Já se a gente pensar em Roma, o valor fica entre 649 e 929 euros. Em Turim, é mais baixo: entre 400 e 550 euros.

Agora, o que muda entre esses valores? O mesmo que acontece no nosso país. Ou seja, quanto mais perto do centro da cidade, mais caro será o aluguel. Enquanto que mais longe do centro, obviamente, mais barato ele será. Mas, há outros itens também, como o número de quartos.

Já para quem quer comprar uma moradia por lá, saiba que o preço do m² de um apartamento no centro de Roma fica em 6.756 euros. Se for no centro de Turim, o preço é bem menor, de 3.300 euros o m². E em Milão é o mais caro: 8.746 euros cada m².

As despesas domésticas

O próximo dos gastos que a gente tem é o das despesas domésticas, como com água, energia e até mesmo internet. Então, a gente pode fazer um cálculo mais rápido para saber que a média fica em 200 mensais para um casal. Em Turim é um pouco mais em conta.

De qualquer modo, considere ainda nessa conta o gasto com aquecedores, já que quase todo brasileiro exige esse serviço em suas casas. Obviamente, pode haver variação conforme o uso de tais recursos, ok? O que temos aqui é uma média.

O transporte

Aqui um breve tópico. Considere que na Itália o transporte púbico funciona muito bem – ainda mais se a gente considerar o que temos no Brasil. Assim, não é um erro considerar uma média mensal de 40 euros com esse transporte.

Por outro lado, se você tem um automóvel próprio, então, considere que o preço do litro da gasolina custa 1,55 euro na média.

A saúde

Uma boa ideia é saber sobre o sistema de saúde de lá. Inclusive, saiba que na Itália isso é muito diferente do que acontece no Brasil. Os valores cobrados pelos planos são bem mais acessíveis. Porém, não encontramos informações sobre os preços.

Por outro lado, uma grande maioria dos brasileiros optam pelo plano público de saúde. Assim, ele é chamado de Sistema Sanitario Nazionale. Porém, ele não é gratuito, ok? Saiba que pode ser usado por turistas e brasileiros. Para usar é preciso ir até uma agência sanitária local e fazer o cartão que dá acesso ao sistema.

Os gastos com alimentação

O custo de vida em Milão também deve considerar a parte da alimentação. Se a gente ouvir e ler sobre as experiências de brasileiros lá vamos ver que a média fica entre 150 e 200 euros para uma única pessoa.

Mas, o que estamos considerando nessa conta? As compras em supermercado. Lembrando ainda que nesse caso, os preços dos alimentos são tabelados e possui uma pequena variação para as cidades menores.

Aqui já temos uma curiosidade bem interessante que pouco brasileiro sabe. A Itália é um dos melhores países da Europa a oferecer alimentos locais. Assim, a variedade é bem grande e os preços um pouco mais justo do que em outras localidades.

E o lazer, é caro ou barato?

O último tópico que vamos considerar sobre o custo de vida em Milão é o lazer. Saiba que há muita opção de lazer gratuito disponível para quem quer viver na Itália. E isso vale para quase todas as cidades – especialmente, as grandes.

Tem cinemas ao ar livre durante o verão ou as feiras abertas no inverno. Então, isso prova que dá para se divertir e se alimentar bem gastando pouco. Por curiosidade, o ingresso do cinema varia entre 8 e 10 euros.

O clima na Itália

custo de vida em Milão

E já que vamos terminar falando do lazer, considere ainda o clima italiano. Geralmente, o verão tem temperaturas que passam dos 36º com o ápice em agosto. O outono começa em setembro e marca a volta das aulas, sendo mais curto e frio.

O inverno italiano tem dias frios e curtos também, seguindo o outono. Em regiões mais amenas, dá para encontrar 15º. E a primavera, considere que uma estação com sol, quando as plantas voltam a brotar.