Tudo o que você precisa saber sobre o trabalho na Itália para brasileiros

Muitos brasileiros estão insatisfeitos de estarem aqui no país. O desemprego é um dos motivadores. Por isso, acabam estudando sobre formas de ir morar e trabalhar em outras regiões, como na Europa. Hoje, vamos falar sobre o trabalho na Itália para brasileiros.

Esse texto será importante para quem está pensando em entrar no país italiano com o visto de trabalho, considerando que esse é um documento imprescindível para viver lá. Já sobre as vagas de emprego, quais as áreas que tem mais oportunidades? Vamos falar disso também.

E tem mais: além do trabalho, você sabia que dá para morar na Itália com outros vistos? Confira abaixo todas essas informações e saiba mais.

O mercado de trabalho na Itália

Um dos primeiros pontos que queremos abordar aqui é que o país italiano está em crise. Claro que não é uma crise como temos no Brasil. Porém, isso significa que ele também foi afetado pela pandemia do coronavírus. Aliás, ele foi um dos países mais afetados no mundo inteiro.

Logo, temos um resultado direto: as ofertas de emprego na Itália não estão em alta. Ao contrário, elas estão bem escassas até mesmo para italianos. Mais um resultado: o país tem um alto índice de desemprego.

E sobre esse último dado, nós temos um ponto importante a ser discutido aqui: as vagas que estão em falta acabam sendo principalmente para jovens recém-formados. Por fim, chegamos a um terceiro resultado: os próprios italianos estão buscando vagas de trabalho em outros países, como Alemanha e Inglaterra.

Ainda assim, mesmo considerando uma taxa de desemprego de quase 10% (dados de julho de 2020), saiba que há algumas oportunidades abertas. Especialmente, aquelas da área de TI – Tecnologia da Informação.

O trabalho na Itália para brasileiros

Já quando focamos nos trabalhos para os brasileiros, considere que não se dá para ter muita certeza sobre o mercado de lá. O que se sabe, no entanto, é que os profissionais bem qualificados e de áreas onde há carência de profissionais, acabam tendo oportunidades.

Assim, há a chance de o brasileiro ir trabalhar na Itália, mesmo que isso não seja tão fácil.

O que se recomenda é que o brasileiro que tem esse objetivo só saia daqui com o emprego garantido. Ou, ao menos, com uma promessa de trabalho por lá. Até mesmo porque todo processo italiano, como de contrato de trabalho ou visto, é bem lento.

Lento quanto? Você pode estar querendo saber. Então, considere que um processo seletivo para a contratação de um profissional pode levar até 3 meses de duração.

As áreas que mais têm vagas

Acima, a gente falou sobre algumas áreas que possuem a carência de profissionais. E você sabe quais são elas? Como todo país europeu, a área de TI está em alta, obviamente. Porém, também existem outras que podem interessar você.

Assim, considerando os dados mais atuais, a gente tem uma lista de profissionais que estão sendo cada vez mais procurados por lá. Uma boa parte deles é considerado como trabalho manual ou artesanal, como: costureiro, marceneiro e artesão.

Mas, ainda há outras profissões ainda mais técnicas, como: cozinheiro, mecânico e esteticista.

Outras formas de morar na Itália

Apesar de o assunto central dessa matéria ser para falar sobre o trabalho na Itália para brasileiros, vamos considerar também outras formas de morar lá: estudo e aposentado.

Vamos começar por falar dos aposentados, que tem sido uma grande procura dos brasileiros. Nesse caso, considere que muitas pessoas que possuem rendimentos podem conseguir isso. Assim, será preciso emitir o visto de residenza elletiva.

Esse visto é emitido e solicitado no consulado italiano no Brasil. Lembrando que a Itália tem um alto custo de vida e, por isso, o aposentado precisará comprovar bons rendimentos.

A próxima opção é sobre estudar na Itália. Para isso, não há muito segredo: é preciso ter um visto que comprove a matrícula em universidades e cursos de lá. Assim, após a aprovação da instituição, o interessado ainda deverá comprovar renda, hospedagem, entre outras.

Mas, vale a pena morar na Itália

Agora, para fechar o conteúdo, como gostamos de fazer, nós temos uma reflexão: será que vale a pena morar na Itália? A verdade é que isso é bastante pessoal de cada pessoa. Porém, podemos citar aqui os pontos positivos e negativos.

Do lado bom, nós temos a segurança pública, a educação pública, o transporte público, a saúde pública e até mesmo a qualidade de vida, que são exemplares.

trabalho na Itália para brasileiros

Do lado nem tão bom assim, podemos falar do alto custo de vida, a dificuldade com a língua e até mesmo a burocracia da vida italiana. De modo geral, os brasileiros que vivem na Itália costumam recomendar essa mudança.

Mas, se você tem o interesse, mas ainda busca mais informações, saiba que temos uma lista de matérias que publicamos recentemente sobre morar e viver na Itália, leia:

Com a leitura dessas 3 matérias acima, você vai ter uma base bem bacana sobre os custos de vida, as cidades, os vistos. E isso tudo pode facilitar o seu entendimento para saber se morar na Itália vai valer a pena para você ou não.