Saiba o que levar para acampar – 5 itens que quase todo mundo esquece

Você é uma daquelas pessoas que pensam em tudo antes da viagem. Porém, quando chega no destino lembra que se esqueceu de alguma coisa importante? Essa matéria é para quem quer saber o que levar para acampar justamente porque não quer esquecer o que é importante.

Até mesmo porque o seu acampamento pode ser no frio, na chuva, na cachoeira, para uma pesca, na montanha, etc. O que temos aqui são dicas bem simples e que valem para todas as situações, está bem? Aliás, o contato com a natureza sempre rende boas histórias.

Inclusive, saiba que acampar está sendo uma das opções mais buscadas e recomendadas durante esse período de pandemia e pós-pandemia. Assim, além de ser uma viagem mais barata, ela ainda permite “obedecer” às regras de distanciamento social.

Para quem quer essa experiência única, mas não possui histórico de ter feito antes, saiba que essas dicas abaixo são imprescindíveis. A nossa lista de produtos que são importantes, mas muita gente esquece está bem recheada de curiosidades também. Leia.

1 – Kit de Primeiros Socorros

O kit de primeiros socorros é importante mesmo. Desse modo, a gente não está aqui para dizer que você vai ser picado por uma cobra. Não se trata disso. No entanto, dá para considerar que os itens desse kit podem ser úteis até mesmo para salvar uma vida.

Agora vem a pergunta secundária: o que levar para acampar dentro do kit de primeiros socorros? Comece pelos remédios de uso diário e aqueles que podem ser imediatos, como anti-inflamatórios. Lembre-se dos repelentes, protetor solar, gaze, antisséptico, etc.

2 – Fogareiro

Mesmo que você seja um escoteiro que salva fazer fogo a partir de duas pedras, considere que ter um fogareiro faz muita diferença nesse tipo de viagem. E não estamos falando sobre manter aquecido o próprio corpo. E sim sobre a alimentação.

Atualmente, dá para encontrar um fogareiro pequeno e portátil por menos de R$ 100 na internet. A boa notícia é que ele também pode servir para o preparo de alimentos menos práticos, como é o caso de carnes ou vegetais.

3 – Garrafa Térmica

Sim, pode parecer incrível, mas acredite: tem muita gente que vai acampar e esquece a garrafa térmica de água em casa. Logo, temos aqui um grande problema, né? Isso porque ela é usada para manter os líquidos quentes ou frios por mais tempo.

Geralmente, dá para pensar em tamanhos maiores ou menores. Algumas podem manter a temperatura do líquido por um dia todo. No entanto, muito mais do que manter a temperatura, saiba que elas também servem para imprevistos – vai que você fica sem água.

4 – Lanterna

Mais um item de escoteiro que ninguém deveria esquecer ao ir para um acampamento. A lanterna é baratinha, tem de vários modelos e com muitas funções também. Porém, o seu uso principal é sobre iluminar durante a noite. Logo, as lâmpadas costumam ser de LED.

Inclusive, a gente tem que fazer uma análise bastante simples aqui. Como estamos acostumados com a energia elétrica, a gente nem percebe a importância dela. Mas, ao acampar, saiba que por volta das 20 horas, o lugar já estará escuro, apenas com a luz da lua.

5 – Saco de Dormir

Tem muita gente que acha que a barraca é suficiente. No entanto, na maioria das vezes, não é. E isso não tem a ver unicamente com o conforto da sua noite de sono. Mas, também com o aquecimento do corpo.

Assim, um saco como esse serve para aquecer o corpo. Aliás, para mantê-lo aquecido durante a noite, que costuma ser mais fria do que o dia. Ainda mais se você for para lugares no meio do mato, como em cachoeiras.

Atualmente, há opções simples e outras mais robustas. A maioria é para uma única pessoa. O produto é prático e pode ser lavado até mesmo na máquina, na maioria das vezes.

o que levar para acampar

Barraca e colchão de ar?

Ah, como citamos a barraca acima, a gente nem vai indicar ela como um tópico aqui no texto, está bem? Afinal, você não vai esquecer de levar o seu “lar” para o acampamento, vai? Se assim for terá que dormir apenas no saco de dormir. Porém, isso é desconfortável.

Ainda nesse tópico, uma última curiosidade é sobre o colchão de ar. Aqui é importante fazer uma ressalva rápida: tanto o saco de dormir como o colchão de ar vão depender muito da barraca. Mas, geralmente, elas exigem esses acessórios para uma melhor noite de sono.

Reflexão final – e o celular, devo levar?

Quando o assunto é sobre o que levar para acampar, muita gente diz que não quer levar o celular porque esse será um momento de “descanso” ou de “paz”. De fato, essa é uma boa ideia. Mas, considere o uso do Smartphone como tecnologia e não meio de comunicação.

Então, assim, ele também pode ser uma resposta para quem quer saber o que levar para acampar.

Atualmente, no mesmo aparelho a gente poderá ter a lanterna e um mapa offline. Ambos podem acabar sendo úteis durante a viagem. Aliás, se assim for, lembre-se de levar um powerbank para o caso de a bateria acabar.

Quer curtir trilha e cachoeira? 5 dicas de passeios para você!

De qualquer modo, também devemos lembrar que atualmente há opções de acompanhamento que permitem até uma internet grátis para os hospedes. Assim, dá para tirar fotos ou mesmo procurar pontos turísticos perto de onde você está.

Mas, nem sempre isso é possível. Afinal, em boa parte dessas viagens de acampamento, as pessoas vão para lugares isolados, o que quer dizer algo como “sem energia elétrica” e “sem internet”, também.