Conheça 5 grupos de corrida em Algarve, Portugal

Algarve é uma região que fica em Portugal. E tem sido a opção de escolha de muitos brasileiros. Sejam aqueles que vão para o país para estudar ou para visitar, como turistas. Agora, você sabia que existem vários grupos de corrida em Algarve? É verdade, existem!

Os grupos funcionam como aqui no Brasil, sendo que não há restrições para a participação. O objetivo é unir pessoas que estão praticando o mesmo esporte, a corrida de rua. Daí, as pessoas marcam encontros e correm junto.

E se você tem o hábito de correr sabe como correr junto com outras pessoas pode ser ainda mais prazeroso e motivador, não sabe? Por isso, se você está em Algarve, por qualquer motivo, e quer correr sem ser sozinho deve conhecer esses grupos.

Os grupos de corrida em Algarve

Os principais grupos de treinos de corrida ficam ao sul de Portugal. Por isso, Algarve acaba sendo uma referência. Além do mais, a participação é gratuita e você não paga nada para correr junto com essas pessoas.

As organizações foram criadas a partir de pessoas que gostam de correr durante o tempo livre. Por isso, nem todos são atletas, sendo que uma boa parte são amadores e um pequeno percentual é de iniciantes ou curiosos. Confira os principais grupos.

1 – Trail Runners Portimão

A gente vai começar pelo grupo que corre em Portimão porque ele é a única exceção à regra. Isso porque esse grupo não é gratuito, aliás, é o único que não é gratuito. O custo dele é de 10 euros anuais. O valor é como se fosse uma associação ao grupo e, por isso, é irrisório.

Inclusive, o grupo agora faz parte do Programa Nacional de Marcha e Corrida, que você pode conferir aqui. 

De modo geral, as corridas acontecem todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 18h30. O lugar muda conforme o cronograma do grupo. E todas as semanas são anunciados novos pontos de encontro e de treino.

2 – Faro

Faro é a região escolhida pelo próximo dos grupos de corrida em Algarve. Aliás, existem dois grupos que correm em Faro. Um deles é o Pegadas, que se reúne às quartas-feiras e é aberta para todos os interessados. A arrancada começa às 19h45 em vários pontos.

E tem ainda o Corridas à 6ª feira, que organiza corridas todas as sextas-feiras do mês. O grupo começou com 10 pessoas e hoje tem mais de 2 mil participantes, o que o torna muito atrativo para quem precisa de ajuda para começar a praticar a corrida.

Os lugares de partida também se alteram semanalmente e eles costumam escolher palpites dos próprios corredores. Para saber mais, visite a página oficial.

3 – Lagos

Na região de Lagos também tem grupos de corrida. Inclusive, foi um funcionário da Câmara Municipal de Lagos que criou o Corrida do Mister. O grupo é totalmente informal, mas é uma boa escolha para quem quer correr às segundas-feiras, as 19h15.

O grupo se reúne sempre na Praça da Paz e é só chegar chegando por lá nesse horário para aquecer os gambitos e traçar a linha de chegada. Para quem não sabe, o funcionário da Câmara chama-se Jorge Santos e foi um treinador de atletismo durante vários anos.

4 – Albufeira

O próximo dos grupos de corrida em Algarve fica exatamente em Albufeira. Por lá, as corridas acontecem todas as quartas-feiras, a partir das 20h30. E o grupo recebeu o nome de Caminhadas ao Luar.

O legal desse grupo é que ele se subdivide em outros dois grupos de corredores. Um deles é para quem quer correr 5 quilômetros e outro é para quem quer ir além, correndo 8 quilômetros a partir da largada.

5 – Olhão

Para terminar, temos um treinão em Olhão. O grupo de corrida de lá se chama “Mexe-te Mó”. E diferente dos outros grupos, esse tem encontro marca em dois dias da semana, o que permite um treino mais intenso.

Eles acontecem às segundas-feiras e quartas-feiras a partir das 19h30 sempre na Praceta de Agadir. Qualquer pessoa pode participar. Portanto, se você estiver com tempo livre no seu passeio ou no seu estudo, está aí uma boa ideia.

Você também vai gostar de ler isso: Vai correr em outros países? Conheça 10 dos melhores aplicativos de corridas

Curiosidades sobre Algarve

Na época romana, a região de Algarve era chamada de Cinético. E esse nome vem do nome do povo indo-europeu nativo que morava lá, os cinetes. Já Algarve veio depois, sendo que tem uma origem árabe e significa “o Oeste” ou “o Ocidente”.

Atualmente, o lugar tem recebido visitas por vários motivos. Um deles é por ser uma região mais atraente do ponto de vista financeiro para quem vai estudar em Portugal. Mas, além disso, existem espécies endêmicas únicas por lá, o que também é um atrativo.

As espécies que mais chamam a atenção são o pseudoescorpião gigante das grutas e o maior inseto cavernícola terrestre da Europa, a Squamatinia algharbica.