O que fazer nas Ilhas Gili, na Indonésia? Confira essas 6 atrações

Se você não sabe o que fazer nas ilhas Gili pode ficar tranquilo porque a gente tem aqui algumas ideias. São atrações turísticas da Indonésia, mais especificamente em Gili. E são opções bastante variadas, que passa pela culinária local até mesmo os esportes.

Leve em conta que existem várias ilhas em Gili, como a Gili Air, que é a menor de todas. Ela tem ótima estrutura para turistas e é um lugar mais remoto dos outros. Por isso, se torna ideal para quem busca o sossego e a paz, além da tranquilidade.

É uma ilha bem diferente da Trawangan, chamada de Gili T. Essa é uma das ilhas da Indonésia das mais badaladas, sendo que recebe muitos turistas o ano todo. É a maior das ilhas de lá e mesmo assim dá para dar uma volta nela em 1 hora de bicicleta.

Sendo assim, já indicamos aqui uma das coisas para quem não sabe o que fazer nas ilhas Gili, que é andar de bicicletas. Continue lendo para saber mais sobre isso e sobre outras atrações turísticas do lugar.

1 – Andar de bicicleta pelas ilhas

Por serem ilhas preservadas, saiba que você não vai poder andar de carros e nem de motos nessas ilhas Gili. Assim sendo, as bicicletas são ótimas opções de passeio para conhecer o lugar. Além do mais, dá para alugar por preços acessíveis: 135.000 IDR diários.

A dica é que você separe uma garrafinha de água e alguns lanches para comer no caminho. Porque, com certeza, com as paisagens tão bela você não vai voltar muito cedo para “casa”.

2 – Experimentar a culinária da Indonésia

Mais uma das coisas que se pode fazer nas ilhas Gili é experimentar a culinária local. Isso quer dizer que dá para comer em vários pequenos estabelecimentos comerciais que tem por lá. Esses pequenos lugares têm pratos típicos da cultural da Indonésia.

E os valores também são acessíveis, podendo variar de 15.000 a 20.000 IDR.

Aliás, aqui tem um detalhe bem legal de ser pensado. Se você vai viajar para uma ilha Gili saiba que deve experimentar o Tuna Berbecue. E entre os lugares que oferece o prato está o Fish Barbecue. Por lá, também tem o Barracuda na brasa, que você vai gostar, provavelmente.

Ah, se você não gosta tanto assim de peixes, saiba que dá para pedir arroz e saladas também. Além, claro, dos molhos apimentados que são referências.

3 – Nadar com as tartarugas

Se você já viu uma daquelas imagens de pessoas nadando em meio as tartarugas, saiba que pode existir a chance de a foto ter sido feita nas ilhas Gili. Isso porque o lugar é totalmente apropriado para isso.

Essas ilhas são referência na população de tartarugas, especialmente a Gili T e a Gili Meno. Elas possuem santuários desses animaizinhos.

A dica aqui, se você está pensando no que fazer nas ilhas Gili e cogitou nadar com as tartarugas, é ver isso na sua hospedagem. Isso porque existem pontos de mergulho que são ideais para esse objetivo.

4 – Explorar o fundo do mar

Outra opção de passeio na ilhas Gili é explorar o fundo do mar. Nessa atração dá para ver uma variedade bem grandes animais marinhos, como os peixes-leão, as raias, os corais e até mesmo estrelas do mar. Incrível, não é mesmo?

Um mergulho nas ilhas Gili é uma forma muito bacana de conhecer o lugar e aproveitar a viagem. Agora, considere que isso tem alguns requisitos. Por exemplo, você terá que ter ou tirar o seu certificado de Open Water Diver, que custa 6.000.000 IDR.

Agora, considere que essa ilha é sempre reconhecida como melhor oportunidade para passeios subaquáticos, o que pode valer a pena para você.

5 – Nadar com snorkel

Se você achou muito cara a certificação ou se não quer ir para o fundo do mar dessa forma que foi citada, tem outra alternativa. Dá para fazer mergulhos com Snorkel também. Além da máscara de mergulho, claro.

Aqui, a recomendação é que você use um barco particular para te levar até os melhores pontos ou que faça isso com grupos especializados dos centros de mergulhos. De modo geral, há pacotes de viagens que incluem essas opções de passeios nas ilhas Gili.

A gente encontrou um dos pacotes, que inclui pontos de snorkel em 3 ilhas de Gili. Sendo que tem parada para almoço incluída e custa algo como 15.000 IDR. É um valor bem em conta e bem menor do que o certificado do curso de mergulho, né.

6 – Praticar as aulas de surfe

A nossa última dica para quem não sabe o que fazer nas ilhas Gili é sobre o surfe. Para quem gosta do esporte, lá é um bom lugar para a prática. E para quem nunca fez isso antes, dá para tentar também. Existem surf camps por várias ilhas locais e com aulas o tempo todo.

Saiba também que dá para aproveitar outros esportes aquáticos nas ilhas Gili. Um deles é o parasailing e tem também o water skiing. Cada atividade dessa pode ser por algo como 800.000 IDR.

6 opções de “onde ficar na ilha de Komodo”, na Indonésia

Curiosidade sobre as ilhas Gili

Uma curiosidade bem legal para fechar esse conteúdo, sobre as ilhas Gili, é que hoje em dia elas ainda são retiro para quem quer paz e sossego. É claro que já não é um lugar dos mais baratos do mundo para viajar, ainda assim é indicado por conta da sua beleza e calmaria.

Todo mundo que vai viajar para Bali acaba pensando em parar, por alguns dias, nas ilhas Gili. Afinal, é bem perto e sempre vale a pena. Acima, a gente deu algumas ideias dos passeios que se pode ter por lá. Ou você pode ir simplesmente para admirar o lugar e a cultura local.