Gosta de aventura? Conheça os 10 vulcões mais incríveis do mundo

Visitar um vulcão em atividade pode não parecer o seu passeio mais tranquilo – até mesmo porque isso é pouco aconselhável. De qualquer modo, você pode conhecer os vulcões mais incríveis do mundo e ver um pouco mais longe. Se ele estiver inativo, dá para escalar.

Nessa lista com 10 vulcões que preparamos você vai ver opções incríveis, que estão no Oriente (Japão), aqui mesmo na América do Sul (Equador e Chile) e tem dois que são bem legais na Itália. Continue lendo para descobrir todos eles.

1 – Fuji (Japão)

A montanha Fuji, que fica no Japão, é famosa por vários motivos. Um deles é o fato de ser um dos maiores vulcões do mundo. A montanha tem quase 4 mil metros de altura e é um ótimo atrativo turístico para quem vai pisar em solo oriental.

O lugar está bem pertinho de Tóquio, que já é um atrativo por si só. Mas, o cuidado está no fato de que a montanha só pode e só deve ser visitada em dias que estão com o tempo bom – isto é, céu aberto, limpo.

Agora, se você está se perguntando se é um vulcão em atividade, saiba que sim. No entanto, a sua última erupção aconteceu há mais de 3 séculos. Logo, existe uma chance de ele entrar em atividade de novo, mas não se sabe quando.

ANÚNCIO

2 – Whakaari (Nova Zelândia)

Diferente do monte Fuji, que é super conhecido no mundo todo, o Whakaari é bem menos. Também chamado de White Island, atualmente é o único vulcão marítimo que a gente vai citar aqui. Por isso, é bastante especial.

Ele fica na Baía de Plenty e expile muitos gases, o tempo todo. Esses vapores de água são hipnotizantes, formando uma piscina ácida e não aconselhável para banhistas. Além do mais, a lama é borbulhenta.

O lado positivo é que você poderá ver a cratera sem precisar fazer esforço físico, sendo que para isso só é preciso pegar alguns barcos com os guias turísticos locais, partindo de Whakatane.

3 – Eyjafjallajokull (Islândia)

Para fechar o top 3 dos vulcões mais incríveis do mundo, temos aqui na Islândia. Essa opção ficou famosa em 2010, que foi quando gerou erupção através de uma nuvem de cinzas. O resultado foi o atraso de vários voos para a Europa.

Atualmente, ele é um vulcão adormecido e, ao que tudo indica, sem ameaças aos seres humanos. Portanto, está aberto para visitação. Ele fica no Sul do país e dá para ir de carro, em 2 horas, partindo da capital, Reykjavik.

Vai conhecer a Islândia? Veja esses 5 sites importantes

4 – Villarica (Chile)

Aqui pertinho do Brasil temos uma opção de vulcão para visitar que fica no Chile. Ele tem quase 3 mil metros de altura e um lago borbulhante, que o faz ser uma das atrações turísticas chilena. Ele fica na região de Araucania.

Até mesmo para quem está distante dá para ver o pico nevado. No entanto, não esqueça de contratar um guia se for ver o vulcão de perto porque para chegar até o topo não é fácil.

Descubra o Melhor Roteiro de Viagem para o Chile

5 – Monte Arenal (Costa Rica)

Também aqui do nosso lado do planeta temos o monte da Costa Rica. Ele fica a 3 horas da capital San José. Tem pouco mais de 1,5 mil metros de altura. Porém, há uma dica importante: atualmente, o mais aconselhável é ver o vulcão de longe.

Isso porque ele teve uma erupção repentina em 1968 e isso devastou a cidade toda ao redor. E até o ano de 2010 tiveram várias explosões de pequeno porte e com constante vapores. Mas, é considerado como adormecido hoje em dia. Aliás, a fauna e flora do local é bem interessante.

6 – Bromo (Indonésia)

Mais um dos vulcões mais incríveis do mundo é Bromo, que fica no que é chamado de Java Oriental, na ilha de Java. Como é de se imaginar pela nomenclatura, saiba que um lugar pertencente ao hinduísmo.

É um ativo que ainda expile gases e começou a ter o aumento de atividade em 2015. Por isso, hoje não se aconselha ficar muito perto dele. O ideal é ver de outras montanhas. Um dos lugares que torna a visão bacana é o Monte Penanjakan.

7 – Mayon (Filipinas)

Nas Filipinas também temos vulcões. Um deles fica a menos de 500 quilômetros da cidade de Manila, na ilha de Luzon. Mayon é considerado o vulcão mais ativo do país todo e, portanto, não se deve ficar muito perto dele.

Ainda assim, dá para visitar o lugar de certos lugares, como das Ruínas de Cagsawa. A última vez que ele entrou em erupção foi em 2018.

8 – Cotopaxi (Equador)

O próximo dos vulcões mais incríveis do mundo também fica aqui pertinho da gente, na América do Sul mesmo. Sim, a gente tem vulcão por aqui. O Cotopaxi é no Equador e tem quase 6 mil metros de altura. E o mais legal é que é um dos mais ativos do mundo inteiro.

A última erupção, no entanto, aconteceu há mais de 10 séculos. Hoje, é um dos mais visitados, especialmente para quem gosta de escalar no gelo. Você pode ver tudo isso do lago Limpiopunge, que permite uma ótima visão e onde tem muitos grupos de cavalos selvagens.

9 – Monte Etna (Itália)

Na Europa, mais especificamente na Itália, o Monte Etna é um dos atrativos mais impressionantes. Ele fica na ilha da Sicília e é o mais alto e ativo do continente. O diferencial é que permite aos turistas o passeio até o topo, dependendo do clima.

De lá dá para ver as águas do mediterrâneo e até esquiar ou praticar ciclismo ou subir em trens turísticos para apreciar os vinhedos locais.

10 – Monte Vesúvio (Itália)

vulcões mais incríveis do mundo

E para fechar a lista outra opção que fica na Itália. O Vesúvio fica em Nápoles e é a 2ª opção da Itália. Está entre os mais famosos do mundo e também é um dos mais visitados. A última erupção foi em 1944, por isso, é considerado em atividade até hoje.

Para quem gosta de história, lembre-se de Pompeia, a cidade que foi enterrada pela erupção de um vulcão. Eis que o vulcão é esse mesmo, do Monte Vesúvio.

ANÚNCIO