Brasil volta a ter um voo para Copenhague com a Latam

A notícia que surpreendeu o mercado é um muito boa para os viajantes. No entanto, é apenas o início de uma Era que pode ser positiva. Isso porque os voos da Latam Cargo são, por enquanto, apenas para cargas.

Assim sendo, a notícia que saiu na mídia mostra que a Latam Cargo vai operar uma rota circular semanal. E o trajeto é simples: chega aqui em Viracopos, em São Paulo e parte da capital da Dinamarca, Copenhague.

Durante o trajeto, as cargas passarão por vários destinos.

O histórico

Vale lembrar que a capital dinamarquesa foi sim um destino internacional dos mais buscados e feitos a partir aqui do Brasil.

Na época, a companhia aérea responsável era a Varig e também a SAS (Scandinavian Airlines System).

A SAS vem para o Brasil desde o ano de 1946. Só que as rotas foram suspensas, com os Boeings 767 em 1991.

Aí, historicamente falando, em 1968, a Varig manteve o percurso, até o seu colapso, que aconteceu em 2006.

Porém, desde 2006 não existe um único voo que liga o Brasil aos dinamarqueses. Por isso, a ideia dos voos que partem de São Paulo e vai até Copenhague surpreendeu muita gente.

O anúncio

O anúncio foi feito e informou que a Latam Cargo anunciou que passará a operar um único voo semanalmente.

Dessa forma, o voo saí de Copenhague e vai até Viracopos.

Aí, nesse caminho passa por Campinas, também em São Paulo. Além de outros destinos internacionais, como Montevidéu, Santiago, Quito, Miami, Bruxelas e Copenhague.

O voo

O voo vai ser feito por um Boeing 767-300F, que tem capacidade para operar até 25 toneladas de carga. O fato de ser um voo, que é mais rápido, vai reduzir o tempo de transporte em até 48 horas, isto é, 2 dias.

Ao passo que os principais beneficiários serão aqueles ligados à indústria farmacêutica, automobilística, petroleira e de celulose.

Para passageiros?

Apesar de a notícia ser boa, ainda não há informações de que os passageiros vão sair beneficiados disso também.

Mas, por outro lado, cria-se uma expectativa, já que atualmente os passageiros só tem a opção de voar para Copenhague através de conexões.

Um voo direto, ao que tudo indica, ainda é mínimo.

Atualmente, partindo de São Paulo, várias companhias passam pela Dinamarca, como a Lufthansa, KLM, Air France e outras. O trajeto costuma ser maior do que 13 horas e os preços partem de R$ 6 mil.

Obviamente, todos os voos são com conexão.

Rota longa

A afirmação não tão positiva vem dos especialistas, que comentam que a distância é longa.

Assim, de São Paulo ou do Rio de Janeiro até a capital dinamarquesa tem mais de 10 mil Km e é considerada uma das maiores rotas europeias.

Em termos comparativos, a rota mais longa que se tem hoje é de Copenhague para Cingapura, em um voo que é feito pela Singapore Airlines.

Já a SAS, já citada nessa matéria, faz poucos voos para fora do país ou mesmo do continente. E o Brasil é, de fato, uma grande exceção.