5 motivos que provam que voar de avião é seguro

Se você achar que voar de avião não é seguro, saiba que, pelo menos, é mais seguro do que andar de carro, moto e ônibus, por exemplo. Mas, vamos deixar essa comparação para o 5º tópico deste conteúdo.

Para este momento, vamos falar sobre alguns motivos que mostram porque uma decolagem e um pouso não resultam em problemas na maioria dos voos no Brasil e no mundo.

1 – O princípio da redundância

Uma aeronave tem sempre um nível extremo de excelência para as suas operações. Isso quer dizer que se você é passageiro pode ficar tranquilo. Aliás, somente 10 de todos os desastres de avião do mundo foram causados por falhas mecânicas.

E, além de tudo, todo avião comercial atua com o que é chamado de princípio da redundância, sendo: 2 motores, 2 pilotos e 2 sistemas de navegação ou mais.

2 – O pleno funcionamento

Agora, a gente também tem que considerar que temos uma ideia errada do que é dirigir ou andar nas estradas com segurança. Quando estamos com carros, não nos preocupamos tanto em ter o veículo 100% pronto para o passeio.

No caso das aeronaves, isso tem que acontecer. Se uma parte, mesmo que pequena, não estiver funcionando bem, o voo é cancelado ou adiado ou trocado. Portanto, ele só sai do chão quando estiver totalmente sem riscos aos passageiros.

3 – Os treinamentos dos pilotos

Outro detalhe a se pensar é que quando se compra uma passagem aérea não está se pagando apenas pelos deslocamentos. É através desse valor que se faz os incansáveis treinamentos de pilotos e comissários de bordo.

Além claro de auxiliar no custeio de mecânicos e equipes de solo.

E você já deve saber que todo avião tem uma manutenção preventiva, né. Isso é para verificar possíveis desgastes, tecnologias e troca de peças.

4 – Os pousos forçados

Você já ouviu falar dos pousos forçados dos aviões, né? Igual aquele do Rio Hudson, que virou filme e tudo. Pois, ainda que as chances de um avião cair seja de 1 em 8 milhões, saiba que as aves podem causar problemas.

Mas, aí, nesses casos, temos que considerar que os pilotos treinados e a técnica do voo vão permitir os pousos forçados para garantir a segurança dos passageiros. Inclusive, como é contado no filme, todas os 155 pessoas do avião se salvaram.

5 – O 2º meio mais seguro

Por fim, vamos trazer aqui uma curiosidade bem legal. Sem contar com o deslocamento individual, andando, com as suas próprias pernas, o avião é o 2º meio de transporte mais seguro do mundo, sabia?

Ele fica atrás, apenas, do elevador. Isso mesmo. Portanto, se você anda de carro, de moto, de ônibus, de barco, de navio, de patinete, de bicicleta… Saiba que não tem a mesma segurança do que voar de avião.

E é claro que estamos sempre falando de estudos e probabilidades. Portanto, o ideal é que você consulte companhias aéreas que sejam seguras para que o seu voo seja, cada vez mais, tranquilos.