CVC lista 10 cuidados ao viajar para cidades turísticas

Você vai viajar para cidades turísticas pela primeira vez? Será que existem algumas recomendações para não fazer papel de bobo ou para não faltar com respeito? Sim, existem! Inclusive, a própria CVC, que é uma agente de viagens, listou 10 desses cuidados.

As dicas abaixo são baseadas em experiências que foram contadas e situações de extremo desrespeito, mesmo que o viajante não saiba de tal atitude. Portanto, é bem legal que você conhece alguns modos de se comportar para evitar ser o chato da turma. Continue lendo e descubra.

Inclusive, saiba que os perrengues fazem parte de toda viagem. Assim, mesmo que algum imprevisto surge, jamais falte com educação e respeito. Esse é um princípio que você sempre vai ter que carregar na sua mala. Combinado?

1 – Fotografias

A primeira dica vem para quem gosta de bater fotografias. Mesmo que seja com o celular. Saiba que quando um museu ou uma igreja pede para desligar o flash da sua máquina, isso realmente precisa ser feito.

O motivo é que a exposição à luz, de forma constante, pode prejudicar os monumentos, as obras de arte e deteriorar todo interior do lugar. Portanto, essa é a primeira dica de etiqueta para os viajantes de cidades focadas no turismo.

2 – Caminhos

A próxima é muito mais um cuidado pessoal, viu. A CVC diz que é preciso tomar cuidado especialmente ao fazer trajetos ao ar livre, como caminhadas. “Os caminhos sinalizados possuem a função de garantir que o viajante tenha segurança no passeio”.

Por isso, a dica nesse caso é para que você siga as orientações das placas e dos caminhos sinalizados. Afinal, você não vai querer estragar a vegetação local e nem mesmo correr algum perigo, né.

3 – Monumentos

A próxima dica é sobre monumentos. Saiba que não se deve, nem mesmo para fazer aquela pose super top para o Instagram, subir em monumentos. Por outro lado, você está liberado para fotografar, admirar e contemplar o objeto. Mas, jamais escalar ele.

O motivo tem a ver com a preservação. Além disso, outras pessoas também querem fotografar a imagem e sem que sofra interferências.

4 – Flora

O próximo dos cuidados que se deve ter por quem vai viajar para cidades turísticas tem a ver com a flora local. Saiba que não se deve mexer nas plantas e nem nas mudas. Portanto, esqueça essa ideia de levar uma muda para casa, ok?

Exceto se os guias te orientarem a fazer isso. De modo geral, existe uma grande chance de a plantar morrer por não se acostumar ao novo habitat. Aliás, se cada pessoa resolver tirar uma muda do lugar, logo não sobrará nada de flora.

5 – Tradições

A próxima das dicas é bem interessante, ainda mais para quem vai para lugar que tem uma cultura muito diferente da nossa. Olha o que a CVC diz: “respeite as tradições culturais”. Isso porque você tem que considerar que cada lugar do mundo tem suas características.

Em países de muçulmanos, mostrar os ombros é uma falta de respeito. Tem lugares onde mulheres não podem exibir as coxas. Portanto, pesquise sobre o seu destino para saber como se comportar de forma respeitosa por lá.

6 – Culinária

Também há uma dica de culinária para quem adora experimentar tudo o que há de diferente na gastronomia local. E a dica não é nada modesta: “Esforce-se para experimentar o maior número de pratos da culinária local”.

O motivo é que se você não fizer isso poderá se arrepender depois. Além do mais, você pode se “surpreender com os sabores, odores, texturas e história por trás de cada comida”.

7 – Nativos

Para cada lugar do mundo que você vai, saiba que a melhor forma de conhecer a cultura e os hábitos é se aproximando dos nativos. Por isso, “aproxime-se o máximo dos nativos para entender como vivem, sobre a sua cultura e tradições”.

A ideia da CVC, nessa dica é que você traga na bagagem não apenas as lembrancinhas que são vendidas em feiras de artesanato. Mas, também, o conhecimento de uma viagem incrível.

8 – Idioma

Se você vai viajar para cidades turísticas, saiba que o mais recomendável é aprender a falar a língua local. Ao menos, o básico dela. A partir do momento que você entender alguma coisa fica mais fácil se comunicar.

Por isso, anote aí as palavras “por favor”, “com licença”, “obrigado”. Que são as mais usadas no mundo todo. “Em qualquer lugar do mundo, as pessoas têm orgulho da sua língua. Por isso, tente se esforçar para se comunicar nesse idioma. É um gesto de simpatia”.

9 – Desperdício

A 9ª dica é para quem vai para resorts que possuem o famoso “All Inclusive”, isto é, tudo incluso. Nesse caso, mesmo que você tenha essa mordomia, saiba que é muito feio da sua parte desperdiçar. Seja alimentos ou roupas ou outros produtos.

“Use os amenities do hotel para a sua higiene pessoal e não para dar de presente para o amigo secreto da firma”, ironiza a CVC.

10 – Filas

Geralmente, as filas são chatas. Até mesmo em passeios internacionais. Porém, é a única forma que existe de organizar o público. Assim sendo, não é legal você querer burlar o sistema e “cortar fila”, ok?

“Quer ficar a primeira fila, pegar um bom lugar e sentar na janelinha? Chegue cedo, mas nunca fure fila”, diz a CVC. E ainda recomenda que isso é uma tremenda falta de educação e um desrespeito com quem chegou antes de você.