Planejamento Simples para quem quer viajar sem prejudicar o orçamento familiar

A gente costuma achar que planejar uma viagem é fácil, né. Basta separar uma parte do dinheiro por mês e depois que tiver tudo partir. Mas, não é bem assim. O ideal é você seguir alguns passos para tomar uma decisão mais assertiva.

Ao analisar as suas prioridades e definir suas economias, você pode saber quando vai poder viajar sem furar o orçamento e para onde vai também. Inclusive, dá para saber quanto tempo vai durar o seu passeio. Veja essas dicas!

Crie uma lista de prioridades

A primeira dica é você criar uma lista de prioridades. Isso porque a viagem pode ser a sua prioridade. Só que sempre vão existir vários gastos mensais que são essenciais, além da viagem.

Você tem os custos fixos da sua casa, por exemplo. Assim como tem que reservar um dinheiro para a aposentadoria ou para a escola dos filhos, etc.

Por isso, a importância de criar a lista de prioridades. Para você saber, exatamente, os próximos passos que devem ser tomados.

Posicione a sua viagem

A partir do momento que você tem a lista de prioridades, você sabe onde está localizado o seu sonho da próxima viagem com a família ou com a esposa ou com o marido.

A gente sabe, por exemplo, que não dá para deixar de comprar o arroz e o feijão todos os meses para juntar dinheiro para viajar, né.

Mas, ao mesmo tempo, a gente sabe que realizar essa viagem pode ser mais importante do que ficar saindo para comer pizza todo sábado. É a partir da lista de prioridade que você entende a importância da viagem.

Enxugue o orçamento financeiro

Pelo jeito, o que é normal, você viu que a sua viagem vai demorar para acontecer porque você quase não consegue juntar dinheiro, certo?

É aqui que entra a importância de enxugar o seu orçamento financeiro doméstico. Pode ter certeza que dá para fazer isso.

E é um hábito que você vai ter que ter, sempre. A vida é feita de escolhas e prioridade. Se você não está tendo condições de viajar, então, saiba que é hora de rever o seu custo de vida e da sua família também.

Veja o que dá para cortar ou diminuir e faça isso. Talvez o plano da TV, o plano da internet, o plano do celular. Talvez, tomar banhos mais rápidos ou passar roupas somente 1 vez na semana. Assim por diante.

Planeje a sua viagem

O planejamento da sua viagem vai vir após os 3 tópicos anteriores: a lista de prioridades, o importância da sua viagem e a economia de dinheiro.

Aí, fazendo essas contas todas e definindo os pontos, você vai saber em quanto tempo vai poder viajar e por quanto tempo e para onde e com quem e etc.

Então, vamos supor que você viu que seguindo as dicas acima dá para guardar R$ 300 por mês. Aí, você sabe que em 10 meses terá R$ 3 mil. Então, se planeje para isso.

Agora, se você quer ir para um lugar mais caro, saiba que vai ter que juntar dinheiro por mais tempo. Ou conseguir formas de alavancar sua poupança.