Quais as chances do avião cair?

A pergunta “é seguro viajar de avião para outro país?” é uma dúvida comum entre muitos passageiros. Seja pelo receio com o próprio meio de transporte ou com as regras internacionais, viajar de avião pode dar um pouquinho de medo mesmo.

Mas, para você não ficar com frio na barriga, trouxemos algumas dicas e tentamos desmistificar outras lendas sobre viajar de avião para o exterior.

Mas, quais as chances do avião cair?

Primeiramente faça o seguinte exercício, tente lembrar-se de quantos acidentes de carro você vê por semana? Vários. São tantos que os noticiários não conseguem falar de todos. Vemos acidentes com motocicletas, bicicletas e até barcos.

Mas, aviões são raríssimos. Talvez você se lembre de alguns casos notórios de prontidão, mas saiba que isso ocorre pelo fator do ineditismo.

Um avião cair é algo tão raro de se acontecer, que quando acontece se transforma em uma história de grande repercussão.

Estima-se que a chance de um avião cair é de em 1 em 3 milhões, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil. O que significa que se voasse todos os dias, demoraria cerca de 8 mil anos para se envolver em um acidente.

Segundo levantamento do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, há mais chance de morrer atacado por um cachorro ou picado por uma aranha venenosa do que na queda de um avião.

Outra dica para você relaxar é lembrar que não importa o quão longa seja a sua viagem, 80% dos poucos acidentes acontecem em um intervalo de 11 minutos.

São os três primeiros minutos logo após a decolagem e os oito minutos antes da aterrizagem. Então, não importa se estão atravessando uma cordilheira ou o mar aberto. As chances de acidente durante a viagem são praticamente nulas.

Agora, confira algumas dicas que podem te deixar ainda mais seguro!

Passaporte

Apesar de vários destinos na América do Sul não exigirem passaporte para brasileiros, é sempre bom estar com o documento em dia.

E nunca deixe para regulariza-lo na última hora! Não dá para prever quando irá acontecer algum problema na emissão do passaporte.

Além disso, é importante estar atento às exigências de cada país em relação ao passaporte.

O passaporte é um documento que deve estar obrigatoriamente em dia para quem deseja viajar para o exterior, seja qual for o destino.

Visto

Com o passaporte em dia, é hora de descobrir se o país que você pretende ir exige um visto para brasileiros e quais são as exigências.

Em muitos países, como Estados Unidos, China, Canadá, Japão e Emirados Árabes Unidos, por exemplo, exigem que o visto seja retirado antes do embarque.

Por isso, se programe para deixar tudo pronto com antecedência antes do momento do embarque.

Vacinas

Alguns países como África do Sul, Colômbia, Egito, China e a Ilha de Páscoa no Chile, exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Alguns países apertaram a fiscalização com os brasileiros após os episódios de surto de febre amarela no país.

Além disso, é sempre bom ficar atento às epidemias que podem estar acontecendo nos países de destino e quais medidas tomar.

O site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispõe de uma lista com lugares para você retirar o documento.