Saiba como programar as viagens nos feriados em 2019

Você que está de olho no calendário de 2019, saiba que até o final do ano ainda vamos ter muitos feriados para aproveitar. Por isso, uma boa ideia é saber quais as datas que caem em sábados ou no meio da semana… Tudo para planejar a próxima viagem.

Infelizmente, não vamos ter tantos feriados como estávamos acostumados em anos anteriores. O motivo é que muitos deles caem em sábados. Mas, ainda assim dá para tirar uns dias de descansos em alguns feriados. Descubra em quais.

Em novembro e dezembro, por exemplo, dá para pensar em viagens de 5 ou 8 dias, o que acaba sendo um ótimo período para o descanso e o lazer da família.

O planejamento da viagem no feriado

O fato é que 4 de todos os feriados nacionais deste ano caíram no sábado. O primeiro foi o de Tiradentes. Depois, ainda vamos ter o de 7 de Setembro, 12 de outubro e 2 de novembro.

Então, apesar de ser uma boa ideia para viagem, o feriado no sábado não ajuda muito no quesito prolongar a viagem ou tirar alguns dias a mais para descansar, não é mesmo?

Por isso, se você espera os feriados para viajar é bom ficar atento neste ano.

Agora, mais do que nunca, você vai ter que se planejar com antecedência. Já que nesse ano temos poucas as datas de folga.

E o resultado é que praticamente todo mundo vai concentrar a procura por passagens aéreas e hospedagens nesses mesmos dias – o resultado você já sabe: o preço vai ficar mais caro.

Os próximos feriados

As férias de julho são sempre uma ótima opção para viajar por conta das férias escolares, né? Só que neste ano não tem nenhum feriado nacional.

Já para os paulistas, no dia 9 de julho, que é uma terça feira, tem feriado. E aí dá para pensar em “emendar” na segunda feira também e aproveitar mais dias na praia ou outros lugares.

Setembro não vai ter feriado porque dia 7 caí no sábado. O mesmo acontece em outubro e novembro. Mas, só até dia 2 de novembro porque no dia 15 vai dar jogo.

15 de novembro é uma sexta-feira e está grudada no final de semana. O que sugere uma ótima opção para uma viagem de 3 dias, né.

Já no dia 20 de novembro é feriado, mas apenas em algumas regiões do país. Se você estiver nesses locais dá para começar a pensar em uma viagem de 5 dias, partindo do dia 15 de novembro até o dia 20, por exemplo.

Em dezembro, tem as datas comemorativas do Natal e do Réveillon. Ambas em uma quarta-feira.

Quem conseguir juntar os dois feriados e tirar recesso neste período vai ter um feriadão prolongado de 8 dias, o que dá para fazer uma bela de uma viagem.

Dica de Ouro para Aproveitar

Levando em conta os poucos feriados que vão dar jogo para viagens mais longas, uma sugestão é aproveitar esses dias de folga para visitar as capitais brasileiras são muitas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba.

Esses lugares têm várias opções de gastronomia, de atrações culturais e também de passeios turísticos.