5 dicas para fazer uma viagem sustentável em qualquer lugar do mundo

Você sabia que dá para ser sustentável quando vai viajar? Independente do seu roteiro ou destino de viagem, saiba que existem atitudes que podem significar muito para a sua viagem do ponto de vista colaborativo com o meio ambiente.

Talvez você nunca tenha pensado nisso antes, mas saiba que tem lugares que tem hospedagens sustentáveis, assim como dá para usar transporte e consumir alimentos de maneira ecológica também. Fizemos uma lista com 5 dicas, leia.

1 – a escolha do lugar

Você pode escolher um lugar sustentável para ter uma viagem totalmente sustentável. Existem cidades, até mesmo aqui no Brasil, que já tem no seu turismo a ideia do cuidado com a natureza.

São aquelas que apostam no ecoturismo, por exemplo. Ou, simplesmente, aquelas que tem bons hábitos, como no sul do país.

O fato é que dá para ser sustentável em qualquer lugar do mundo, mas escolher uma cidade sustentável pode deixar a viagem 100% de acordo com a natureza.

2 – o lugar onde vai ficar

Além de escolher cidades ou países que tem bons hábitos com a sustentabilidade, também dá para escolher a sua hospedagem pensando nisso.

Hoje em dia tem muitos lugares que são focados na hospedagem sustentável, isto é, o lugar tem móveis feitos com madeiras certificadas e alimentos que vem da agricultura familiar, por exemplo. Além dos produtos biodegradáveis e da energia limpar, por exemplo.

3 – o uso de transportes

O uso dos transportes também pode ser sustentável se você optar pelos meios de locomoção que fazem isso de forma muito acentuada, com as bicicletas ou caminhadas.

Você economiza dinheiro e você evita enviar gases para a atmosfera também. Aí, a melhor dica que temos, se você optar por esses transportes alternativos, é ficar perto dos seus passeios turísticos para não ter que fazer caminhadas muito longas ou inviáveis.

4 – o tipo de alimentação

Dá para ser sustentável até na escolha do que você vai comer. Por exemplo, comer muito, exageradamente, é algo bem ruim já porque leva ao desperdício, né.

Aí que comer fast-food, como você deve saber, também não é sustentável. Agora, dá para optar por alimentos frescos, como frutas, legumes, vegetais, verduras e outros que causam menos impacto ao meio ambiente.

5 – o descarte do lixo

Vale lembrar que você não precisa viajar o mundo para descartar o seu lixo corretamente. No entanto, dá para considerar que isso pode ser feito em qualquer lugar, obviamente.

Então, lixo é no lixo e melhor ainda quando é no lixo que é separativo, né. Atente-se, por exemplo, ao descarte de pilhas, de baterias, de recicláveis, entre outros.

Bônus – as lembrancinhas

Não criamos um tópico enumerado para isso porque o assunto é um tanto relativo. Mas, é importante citar aqui para que você faça essa reflexão da próxima vez que for levar lembrancinhas para casa.

Uma ideia que colabora com o meio ambiente é optar pelos produtos artesanais locais, que são feitos por moradores locais e que usam materiais da natureza, extraídos de forma inteligente.

Então, dá sim para pensar positivo e ambientalmente correto nessa hora também.