Viagem Gastronômica para o Sul do País – 5 comidas para experimentar

Vai tirar umas férias e quer ir para o Sul do Brasil? Mas, do que vale viajar para um lugar completamente diferente e não aproveitar completamente da cultura do destino?!

Acreditamos que não vale a pena. Uma das coisas mais marcantes que podemos levar de um lugar é a sua gastronomia.

No Sul do país, são variadas as opções na culinária sulista, existem massas, carnes, lanches, pães, enfim são várias opções de comida e, é claro, também existem as opções das bebidas quentes que ajudam na hora que o frio chega perto.

Confira a seguir 5 pratos típicos do Sul brasileiro para você experimentar na sua viagem.

1 – Cuca

Sabemos que o doce normalmente vem depois do salgado ou do prato principal, não se preocupe, lá no Sul também é assim, mas se você é daqueles que não gosta muito de seguir regras tudo bem.

A Cuca é uma comida que encanta pelos seus aspectos, tem a crocância da farofinha adocicada por cima de uma massa também adocicada.

O destaque fica por conta do cozinheiro que pode colocar banana como destaque ou talvez uma geleia, há também ‘cucarias’ espalhadas por algumas cidades sulistas.

Então, você não terá desculpas. Não gosta de doce, também tem a opção salgada, ou seja, você não terá como fugir dessa maravilha.

2 – Churrasco

Quem nunca ouviu falara fama que um bom churrasco sulista tem?

Capaz que pouquíssimas pessoas isso não é à toa. A tradição que a receita traz dá um ‘ar’ diferenciado até para aqueles que são experts no “churras” de fim de semana.

Assim como existem cucarias espalhadas por lá, existem também muitas churrascarias que servem carne de boi, de porco, cabrito, enfim, carne para todos os gostos. A

pesar dos comércios que oferecem esses pratos culinários, há quem diga que o melhor e o verdadeiro é aquele feito no quintal de casa, com a família e amigos.

3 – Marreco

É claro que não poderíamos deixar de lado aquele prato culinário tão especial que criaram um dia, ou melhor, uma festa para ele que acontece todos os anos, o Farreco (Festa Nacional do Marreco).

O Marreco é feito com uma ave não muito convencional nas outras regiões do Brasil, o próprio marreco.

Por ser uma ave complicada na hora de cozer, indicamos que coma em um lugar especializado: no Sul ou feito por algum alemão, já que é um prato que os alemães presentearam os sulistas.

4 – Carreteiro

O Arroz Carreteiro, ou como é conhecido tradicionalmente: Carreteiro, é um prato típico do Sul que traz consigo a mistura de charque – ou carne seca, conhecida em algumas regiões – com um arroz quase no ponto de risoto.

Mas, é claro que também é possível fazer com outras partes de carne, tanto que quando o churrasquinho do final de semana sobra, é certeiro que o outro dia haverá um Carreteiro em cima da mesa.

5 – Matambre Recheado

De uma coisa temos certeza: os gaúchos gostam de carne!

No Rio Grande do Sul é preparada uma receita com a carne matambre, uma parte dentre a pele e a costela do bovino, recheada com alguns ingredientes, a cenoura, a salsa picada…

O prato também é bem comum em outros países vizinhos, como na Argentina, Paraguai e Uruguai.