Conheça essas dicas para fazer uma viagem em família incrível

Será que dá para viajar com crianças sem ser para resorts ou para disney? A verdade é que dá sim, viu. Dá para fazer uma viagem em família incrível e sem ter maiores dores de cabeça. Então, continue lendo para saber o que fazer com crianças em Paris, Buenos Aires, Nova York.

Aliás, dá para levar criança para Minas Gerais, África do Sul, Marrocos e para onde você quiser. Para isso, você tem que entender alguns pontos importantes. Como o fato de que as crianças devem participar do passeio, sim. Mas, elas também devem ter limites e saber aproveitar todo tipo de passeio.

Achou confuso? Continue lendo para entender mais sobre como aproveitar uma viagem em família. E estamos considerando que todos devam aproveitar os passeios, está bem?

A modernidade das viagens em família

A maioria dos casais, muda o estilo de viagem depois que têm filhos. Isso acontece por causa da dificuldade, que agora é maior, de fazer um passeio. Afinal, com as crianças, existe uma pequena necessidade de que se tenha entretenimento e diversão e não apenas sossego e descanso.

O resultado é que os pais acabam escolhendo aqueles destinos que tem mais cara de criança. E, assim, passam a viajar só para resorts ou só para a Disney. Às vezes, até vão para a praia, para hotéis ou para fazendas.

Mas, dá vontade de retomar o estilo das viagens de antes. Sempre dá essa vontade e esse dejavu. E como é que faz para fazer uma viagem em família assim e, agora, com crianças? Tem um jeito. E a primeira coisa é entender que é preciso ter dinamismo na família.

O dinamismo da família moderna

O problema é que as crianças aprendem que toda viagem é feita em função delas. E isso é um erro. Porque elas aprendem que toda saída de casa é para gratificação infantil em tempo integral. E aí que, culturalmente falando, fica difícil quebrar essa dinâmica.

Se ainda há tempo, saiba que o ideal é não instalar essa dinâmica na sua família.

E a verdade é que alguns pais não mudam o perfil de suas viagens depois que tem filhos. Já para quem se habituo a mudar, saiba que agora vai dar muito trabalho, mas vocês vão aprendendo na prática como fazer isso. Portanto, não desista.

Para se ter uma ideia, na primeira viagem de pais de primeira viagem você vai ter que alugar um caminhão de mudança para levar as coisas. O que acaba sendo até engraçado. Mas, na quarta e quinta viagem vocês vão estar bem mais descoladinhos.

Já na fase de bebê, que dura até uns 3 anos, considere que não é a melhor para viajar com criança. E por que? Porque criança nessa idade não faz turismo, apenas precisa de atenção, cuidado.

O ritmo de viagem vai ser muito mais lenta e os horários da criança vão se impor sobre qualquer programação. Por outro lado, alguns destinos não vão ser indicados. Mas, ainda assim o leque de opções vai ser grande.

O hábito de viajar no mundo moderno

Se você faz parte de uma rede de pais que viajam muito, saiba que ao começar a viajar desde pequeno, fica mais fácil para as crianças se tornarem boas companhias de viagens. E é isso que torna uma viagem em família totalmente indicada.

Mas, se você passou os últimos anos viajando só para resorts, hotel fazenda e Disney como fazer para quebrar essa dinâmica? Comece tentando estabelecer essa dinâmica na sua própria cidade.

Se você nunca foi no museu com as crianças, comecem a ir em museus pequenos da sua própria cidade. Faça com eles, alguns passeios turísticos. Aos poucos você vai descobrindo como envolver os baixinhos nessas atividades.

O segredo está em vender antecipadamente cada passeio como uma aventura. Tentar fazer de cada atividade uma brincadeira. Durante os passeios, você vai se tornar um guia e vai ter que guiar os seus companheiros numa linguagem que eles entendam.

Envolva os baixinhos, façam com que eles desenhem depois o que viram e aposta num misto de atividades adultas com programas infantis.

A lista dos melhores lugares para ir com as crianças

Quando você procurar por uma lista de melhores lugares para fazer uma viagem em família, você vai lidar com opções já conhecidas. Aí, entram o Beach Park no Ceará, o Beto Carrero em Santa Catarina e até mesmo o Hopi Hari, em São Paulo.

10 lugares para viajar com a família no Brasil

Só que saiba que há opções que podem ser bem menos cansativas e tão legais quanto essas para as crianças. Que tal optar por uma fazenda, onde tem contato com a natureza, plantas e animais? Além de tudo, lá tem muito espaço para criar brincadeiras divertidas e esportivas.

Uma boa ideia para quem tem família com crianças é começar a pensar fora da caixa. É isso que vai permitir fazer uma viagem incrível com a família sem ter que ficar sempre indo aos mesmos lugares.

Além disso, fuja um pouco da ideia de apenas querer que as crianças aproveitem o destino final. O lance de viajar é legal desde o começo. Assim sendo, comece a ensiná-los a como planejar uma viagem bem legal. E isso inclui a parte da organização financeira também.

Há maneiras incríveis de viajar com a família gastando pouco. E há maneiras ainda mais incríveis de fazer isso com todo mundo participando. Considere que a viagem é o todo e não apenas o seu destino final. Façam as crianças participar, mas de verdade, de todo processo de construção da viagem.