Será que vale a pena morar na Bélgica?

Sempre que sai uma lista com algum ranking falando dos melhores países para morar, a Bélgica aparece no topo, nas primeiras posições. Mas, será mesmo que vale a pena morar na Bélgica? Afinal, dizem que o custo de vida lá é alto.

Para responder essa dúvida, que é comum entre muitos brasileiros, nós criamos esse conteúdo. A ideia é falar sobre os pontos positivos (vantagens) e os pontos negativos (desvantagens) de morar na Bélgica.

Se você tem esse sonho em mente, essa é a hora certa para começar a colocar na balança tudo o que importa sobre esse país. Só depois disso é que você terá a sua resposta final para saber se vale a pena trocar o Brasil por uma das cidades da Bélgica ou não. Então, bora estudar isso.

O que saber da Bélgica

Antes de irmos direto ao ponto, vamos fazer uma breve pausa para apreciar esse país. A Bélgica é conhecida como a Terra da Cerveja. E do Chocolate. Por isso, atrai muitos estrangeiros. Mas, não só por isso. O país tem uma ótima qualidade de vida.

Além do mais, é a capital da União Europeia. Mas, o que mais faz as pessoas (como os brasileiros) quererem se mudar para morar na Bélgica é que essa nação traz ótimas condições de vida para os seus moradores.

Aqui vale citar um índice da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), chamado de Better Life Index. Ele diz que a Bélgica é o 4º país entre os melhores que equilibram a qualidade de vida – algo que vai entre o trabalho e o lazer.

Como saber se vale a pena morar na Bélgica

Só tem um jeito de saber se vale a pena morar na Bélgica: analisando os pontos positivos e negativos. Também dá para analisar o custo de vida (vamos falar disso no final do artigo). No entanto, para esse momento, vamos nos ater a falar do que é vantagem e do que não é.

As vantagens

Vamos começar pelo lado positivo. A gente sabe que a segurança da Bélgica sempre colocou esse país no topo da lista – é um dos países mais seguros do mundo, de fato. Para o brasileiro que está acostumado com violência, esse é um diferencial incrível.

Outra coisa é sobre o transporte para outros lugares. Por exemplo, há uma ponte aérea fácil para vários países, sendo 2 aeroportos com voos para o mundo todo. Assim, alguns brasileiros falam que em algumas horas dá para ir para Amsterdam, Londres, Paris, etc.

Ainda sobre o transporte, saiba que as viagens de trem na Bélgica são incríveis. E, para a maioria dos brasileiros, há algo que vai importar: o povo de lá gosta de festa, receptividade e cerveja – ao menos, a maioria deles.

As desvantagens

Se há pontos negativos, a gente deve considerar que o clima de lá não é tão bom como parece. Na verdade, todo brasileiro que mora lá acaba citando esse ponto como uma única desvantagem em morar na Bélgica.

O motivo é que as temperaturas são baixas e chove na maior parte do ano. Entre maio e junho isso acontece com menos frequência. Porém, a partir disso, a temperatura cai muito.

Buscando mais afundo, também podemos encontrar quem diga que o idioma local não é fácil. Isso porque lá são falados 3 idiomas de forma oficial. O francês, o holandês e o alemão. Assim, ainda há uma parte da população que não consegue falar o inglês, o que talvez ajudaria.

Para quem quer entender mais do idioma, vamos explicar. Eles se dividem em idiomas. Assim, a língua holandesa é comum em Flandres (norte do país). Já a língua alemão é comum em uma área leste do país. Enquanto que a francesa é mais comum na capital.

Sobre o custo de vida na Bélgica

A gente não deu detalhes sobre o custo de vida nesse país. Apesar de esse ser um ponto importante demais para respondermos à pergunta sobre “será que vale a pena morar na Bélgica”? O motivo é que já temos uma matéria que fala sobre esse custo.

Inclusive, a matéria é super recente e foi publicada ontem, com dados atuais. Nela, a gente cita alguns dos principais preços dos alimentos no mercado, quanto custa comer em restaurantes, os serviços domésticos (internet, água, aluguel) e também o lugar.

vale a pena morar na Bélgica

No fim, a gente ainda faz uma comparação com o salário mínimo para várias profissões. Ficou interessado e agora quer saber mais sobre esse custo de vida mensal para morar lá? Então, acesse a matéria e leia cada tópico que vai falar dos detalhes.

O que é preciso para morar na Bélgica

Se você se interessou por essa oportunidade de ter uma vida nova, saiba que nem tudo é simples assim. Primeiro, é ideal que se tenha uma chance de trabalho por lá. Se não, ainda assim, há outras formas, mas bem mais burocráticas.

Por exemplo, dá para ter um visto de estudante, de trabalho, de residente de longa de duração, de casamento ou de reagrupamento familiar. Após o visto, a dica é você criar um planejamento para morar lá porque é um país caro.

Assim, o que se nota é que há uma alta taxa de imposto – mas, pouca gente reclama porque tudo é revertido em benefícios para a população. De qualquer modo, é preciso colocar tudo na balança antes de fazer as malas e ir morar na Bélgica.