Você sabia que dá para fazer o upgrade da sua passagem aérea? Isto é: você compra a classe econômica, que é mais barata. Depois, você pode pagar a diferença e conseguir uma vaga em uma classe “melhor”, como a primeira classe ou a classe executiva.
Agora, considere que essa diferença de preço costuma ser menor do que se você tivesse comprado a passagem antes. O motivo é que, às vezes, sobram essas passagens. E para a companhia melhor vender mais barato do que não vender.
Entenda mais sobre isso e saiba de que forma dá para conseguir o upgrade na passagem aérea.
1 – O leilão das passagens aéreas
Você sabia que existem muitas companhias aéreas que fazem leilões. Inclusive, de passagens aéreas para classes executivas ou mesmo para a primeira classe?
Portanto, essa é uma primeira ideia que se poder ter.
Leve em conta que cada companhia aérea é responsável por adotar as suas regras. Mas, de forma geral, os upgrades são leiloados e o passageiro pode fazer a troca das passagens.
Geralmente, o que também é bastante comum, é a companhia informar, por e-mail ou mensagens, que o leilão vai acontecer. E aí, já dá para ficar sabendo o valor mínimo do lance.
Agora, o leilão pode vender vários tipos de classes. E isso vai depender da rota, do voo, da ocupação e das regras de cada empresa.
A regra é que uma fez feita a compra em leilão, a companhia tem até 24 horas para informar sobre pleito.
E a grande notícia é que, raramente, também é possível fazer essa reserva através de milhas aéreas. O o que é ótimo para o passageiro, que consegue economizar dinheiro.
2 – A venda dos upgrades
Outra forma de conseguir o upgrade para outras classes é considerar que existem vendas comuns de passagens para essas classes, especialmente a executiva.
O valor vai depender de muitas coisas, como da ocupação da cabine e da duração da rota.
Agora, o que é preciso considerar que essa venda, que é bem mais comum do que o leilão, é feita sempre durante o check-in ou após o check-in mesmo.
E, quase sempre, a pessoa fica sabendo ao acessar o aplicativo da companhia aérea. Lá tem a opção de “travel options” e dá para ver as opções de voo disponíveis. Aí, você pode solicitar a troca e o upgrade.
Também é no app que vai estar a informação sobre o preço que será pago a mais.
3 – O overbooking ou a mudança de voo
Uma última alternativa que se tem é prestar a atenção em casos de overbooking ou na mudança de voo.
Esses dois acontecimentos acabam mudando os planos de muitos passageiros. Aí, o que acontece é que ele pode receber algumas “vantagens” por ter que mudar de voo, de aeronave, de dia de embarque, etc.
E uma dessas vantagens é justamente receber a mudança da classe, para a primeira ou a executiva – isso se tiver comprado a classe econômica.
Aliás, se isso acontecer, você mesmo pode propor esse benefício.