Conheça esses 9 lugares pensados no Turismo Sustentável

Existem lugares incríveis no mundo todo que foram pensado no Turismo Sustentável. Isso quer dizer que nesses lugares, quase sempre, há o controle de turistas, por exemplo. Por outro lado, a natureza se torna ainda mais incrível porque colabora com o meio ambiente.

Geralmente, são patrimônios de conservação e há leis rígidas. Mas, se você segue à risca a fiscalização, saiba que dá para conhecer esses lugares nas suas próximas viagens e ter na memória paisagens para lá de inesquecíveis.

1 – Ilha de Chumbe (Zanzibar)

Essa é uma Reserva Natural que está protegida desde 1191 e só aqui dá para ver porque o lugar é uma ótima ideia para o turismo sustentável, não é mesmo?

A ilha tem um santuário de corais, uma área florestal enorme, em eco-resort e muitos monumentos históricos.

Essas construções tem a ideia sustentável porque impedem que cause qualquer tipo de impacto ambiental.

2 – Ilhas Salomão

Mais especificamente, a ilha de Tetepare. Essa é a maior ilha tropical que não tem habitantes em todo hemisfério Sul.

O motivo é um simples, mas ambicioso projeto de conservação local, sendo que o único alojamento da ilha é gerido pelos locais, que usam técnicas de acordo com a biodiversidade.

3 – Ilha de Vamizi (Moçambique)

Também tem uma plataforma enorme de corais, que pertence ao arquipélago de Quirimbas.

O lugar é considerado um dos mais importantes ecossistemas do Oceano Índico, sendo que por lá dá para contar mais de 180 espécies de corais e outras 300 espécies de peixes.

Inclusive, tem o projeto Amigos de Vamize, que é desde 2002 e foca na conservação do ecossistema e no turismo sustentável.

4 – Ilhas Maldivas

É um arquipélago que existem há vários anos e que, recentemente, tem se tornado um destino totalmente neutro de carbono. O foco é que isso seja 100% verdade até 2020.

O único problema vai ser com os transportes que chegam até a ilha.

5 – Islândia

A Islândia é conhecida como a ilha de fogo e de gelo. E o lugar está sempre na lista dos mais apropriados para quem gosta de paisagens naturais.

Por lá dá para encontrar desde vulcões e montanhas até formações naturais glaciais.

O Parque Nacional de Vatnajokull é um dos maiores parques naturais de toda a Europa.

6 – Costa Rica

Também está entre os países mais sustentáveis do mundo e é ótima opção para uma viagem sustentável também. O turismo da Costa Rica é exemplo para o mundo inteiro.

Isso porque o país tem esse foco desde os anos 80, sendo que hoje em dia quase 30% de todo território é protegido pelas leis ambientais.

7 – Austrália

É outro país ótimo para o turismo sustentável. Por lá também há leis muito rígidas quanto às práticas ambientais.

8 – Liubliana

A cidade da Eslovênia é considerada a Capital Verde Europeia desde 2016.

Hoje, mais de 45% de toda cidade é coberta por áreas verdades. Sendo que nos últimos anos, até a área de transportes foi melhorada.

9 – Cinque Terre

É uma cidade italiana que tem programas focados no turismo sustentável também. Inclusive, na área histórica e cultural, além da ambiental.

A região é formada por 5 vilas que são acessíveis à pé ou comboio. O número de turistas é controlado, sendo que dá para ficar lá por, no máximo, 7 dias.