Será que tem como conseguir um trabalho na Bélgica para brasileiros hoje em dia? Muita gente quer saber disso porque vê esse país é um dos melhores para se viver. De fato, é um país seguro e com ótima qualidade de vida.
Mas, quando a gente começa a falar sobre o mercado de trabalho, a coisa toda se complica. O país é um dos que tem a menor taxa de emprego, por exemplo. Ainda assim, há algumas saídas. Se você fala inglês, pelo menos, já tem um bom começo.
Ficou curioso para saber o que é preciso para trabalhar na Bélgica? Então, continue lendo que vamos falar um pouco mais sobre tudo isso nos próximos tópicos. Afinal, há 48 mil brasileiros lá e você pode ser um deles. Não pode?
O histórico de brasileiros na Bélgica
Com base em informações que foram anunciadas pelo governo federal, através do Ministério das Relações Exteriores, atualmente existem 48 mil brasileiros que moram na Bélgica. E a informação ainda diz mais.
Já os brasileiros que moram lá afirmam que a maioria (entre brasileiros e portugueses) fica em Saint-Gilles, Anderlecht, Fores de Bruxelas e até mesmo em Antuérpia. Essa última, considerada uma das cidades com melhor custo-benefício da Bélgica.
Já com base em um texto da revista digital francesa (Hommes & Migrations), a migração de brasileiros para a Bélgica começou na década de 60. E a explicação faz sentido: eles eram os refugiados políticos. Assim, a lista passa por jogadores de futebol, artistas e estudantes.
E tudo isso tem a ver com Golpe Militar de 1964, claro. Mais tarde, na década de 80, com as mudanças políticas, muitas pessoas voltaram para o Brasil. E foi assim que a gente começou a aprender que a Bélgica é um lugar incrível. Por isso, hoje tanta gente quer ir para lá.
O mercado de trabalho para brasileiros
O mesmo estudo citado acima também fala sobre o mercado de trabalho focado no público do Brasil. Ele afirma que a Bélgica foi um dos principais países que permitiu que os profissionais levassem para lá toda a família. Isso quando conseguiu empregos em multinacionais.
Então, seguindo o histórico, a gente agora chega nos anos 90. Foi nessa época que atravessamos uma crise econômica muito forte, o que fez se elevar uma onda de brasileiros na Bélgica. A mesma onda foi acelerada em 2001.
Só para quebrar um pouco o assunto do mercado de trabalho, saiba que atualmente de todos os brasileiros que vivem lá 47% são goianos. A explicação é que na década de 90 havia um voo que saia de Goiânia e ia direto para a Bélgica – hoje não tem mais essa rota.
Os melhores setores para trabalhar na Bélgica
Agora vamos avaliar aqui uma informação da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Ele diz que a Bélgica tem mais oportunidades de emprego em setores de serviços, indústria, construção civil e agricultura.
No entanto, o trabalho mais valorizado na Bélgica está no comércio internacional. E isso se explica porque o país está em uma ótima posição geográfica, sendo um ponto de rota entre a Europa e a outra parte do mundo.
É fácil entender isso: enquanto que o país tem apenas 0,15% de toda população mundial, ele sempre está entre os 20 que mais exportam. E entre os 30 mais ricos (ou melhor, mais fortes economicamente).
E aqui a gente acaba falando por exemplo das oportunidades de trabalho em portos marítimos, já que lá tem o Porto de Bruxelas e de Liege. Sem falar dos caminhões de carga e dos empregos públicos.
Como encontrar trabalho na Bélgica para brasileiros
Apesar de tudo o que falamos acima, saiba que temos que ser sinceros. E vamos ser sinceros a ponto de afirmar que achar trabalho na Bélgica para brasileiros não é tarefa simples. Mas, vamos pontuar algumas ideias de pesquisa.
O Serviço Público Federal de Emprego, Trabalho e Questões Sociais da Bélgica diz que a taxa de emprego de imigrantes fora da União Europeia é de 50%. E isso está 20% a menos do que as pessoas nascidas na Bélgica. Assim, é a menor taxa de emprego da UE.
Mas, falando com brasileiros que moram na Bélgica, a gente descobre que o que mais dificulta isso é o nível de escolaridade. Lá o padrão de alfabetização é muito alto. Então, sem qualificação fica quase impossível arranjar um emprego por lá.
A dica é ter o inglês muito bem afiado. Só que além disso também é preciso saber outra língua. O motivo é que lá se fala muito mais francês, alemão e holandês do que o inglês propriamente dito. E ter uma qualificação acima do ensino básico é quase que obrigatório.
O visto para trabalhar na Bélgica
Antes de terminar, considere que um dos vistos que permitem aos brasileiros morarem na Bélgica é o de trabalho. No entanto, ele é solicitado pela empresa que vai mandar o funcionário para lá.
Em outra situação, também dá para conseguir se regularizar na Bélgica sem ser com o visto de trabalho. Uma ideia é o visto de estudante ou de casamento ou de residente. Quer conhecer mais desses tipos de vistos? A gente tem um conteúdo que explica os detalhes.
Além disso, se você está pensando em largar tudo para ir até a Bélgica, é melhor ler uma próxima matéria que fizemos. Afinal, será que vale a pena mesmo? Leia e descubra.