Embaixada ensina passo a passo para tirar visto para a Noruega – aprenda!

Você sabe o que é preciso fazer ou onde é preciso ir para tirar o visto para Noruega? É a própria Embaixada desse país que indica os melhores passos. Assim sendo, com base nessas informações, a gente criou este conteúdo.

Você vai ver o que deve ser feito antes de pedir o seu visto e o que deve ser apresentado depois do pedido. Aliás, o pedido é online. Só que é preciso comparecer na embaixada para tirar as impressões digitais. Confira o passo a passo para não errar!

Para início de conversa

Para início de conversa, a Embaixada da Noruega do Brasil recomenda alguns cuidados, que vão ser importantes para a hora de tirar o visto para o país. O primeiro deles é quanto ao prazo do pedido: “fazer o pedido em tempo útil, o mais tardar em 15 dias antes da partida”.

E vale lembrar que a Embaixada aceita pedidos com até 3 meses que antecedem a viagem.

Outro detalhe para antes de tudo é aguardar a compra do bilhete até a confirmar da concessão do visto. E também é importante comparecer pessoalmente para a entrega da documentação, mesmo que o pedido seja feito via internet.

O motivo é que “ao comparecer fisicamente, as suas impressões digitais serão coletadas”.

Por fim, para terminar esse começo de conversa, a Embaixada diz que é comum que o interessado seja convidado a entregar documentos adicionais ou até mesmo fazer entrevistas para comprovar informações. Portanto, se isso acontecer, não se preocupe!

Aliás, vale lembrar que apenas residentes brasileiros podem solicitar o pedido de visto de turismo para a Noruega.

Os documentos necessários

Quanto aos documentos, eles vão variar conforme o objetivo da viagem. Mas, a Embaixada disponibiliza tudo em seu site para que o interessado baixe o arquivo que tem a ver com ele e o seu passeio.

Por exemplo, na área do país da Noruega tem documentos para quem vai visitar a família ou amigos. Tem para quem vai para o país à trabalho ou para quem vai para turismo, no geral.

E a embaixada ainda traz informações sobre os documentos para tirar o visto para a Suécia, para a Dinamarca, Islândia e Finlândia. Para saber mais sobre a documentação, acesse a página que fala sobre isso.

Agora, aqui também tem uma dica da Embaixada para quem vai tirar visto para a Noruega. E vale para quem vai ter alguém responsável pelo processo do pedido. “Será necessário preencher um formulário e assinar”. O formulário pode ser acessado aqui.

O pedido online

Antes mesmo de ir até a embaixada entregar os documentos e mostrar as impressões digitais, saiba que o processo se inicia online. Para quem ainda não tem cadastro, saiba que será necessário passar por essa etapa, antes de tudo.

O Portal de Pedidos pode ser acessado aqui.

E tudo vai acontecer de forma simples: com envio de informações e confirmação. Aliás, é por aqui que você fica sabendo sobre o pagamento da taxa e a impressão da carta. Tudo que deve ser entregue junto com outros documentos na embaixada.

Sobre as taxas, atualmente, o visto de turismo custa 60 euros. E as crianças menores de 6 anos não pagam. Já as crianças que tem entre 6 e 12 anos pagam quase meia taxa, no valor de 35 euros. E tem a taxa de serviços, que varia.

O comparecimento à embaixada

Após o pedido online, saiba que o próximo passo para tirar o visto para a Noruega é ir até a embaixada. Aí, você tem que levar os documentos importantes, que já foram citados aqui. Além do passaporte, das fotos e do seguro viagem.

Aliás, a cobertura mínima deve ser de 30 mil euros e serve para cobrir despesas médicas, caso sejam necessárias.

Se você não sabe onde fica a embaixada mais perto de você, considere que temos duas opções. Uma é a Embaixada Real em Brasília e outra é o Real Consulado Geral no Rio de Janeiro.

Para mais informações, você pode ligar no (21) 2586-7500 ou mandar um e-mail para cg.riodejaneiro@mfa.no. Outros contatos para vistos ou assuntos do consulado também pode ser tratados no visa.rio@mfa.no.  O endereço do Rio de Janeiro é na Rua Lauro Muller, 116, em Botafogo.

Já no caso da Embaixada Real em Brasília, o contato é o (61) 3521-9800. E o e-mail é o emb.brasilia@mfa.no. E o endereço é Avenida das Nações, quadra 807, lote 28.

As últimas etapas para tirar o visto

Para terminar o pedido do visto norueguês, saiba que o processo demora um tempo de 15 dias. E, em alguns casos mais específicos, isso pode acontecer tem um tempo maior (de 30 dias) porque o pedido vai para o Departamento de Imigração. Mas, de modo geral, a aprovação vem antes.

Aí, o interessado vai ter a resposta por e-mail ou telefone. E o passaporte será coletado no local onde o pedido foi feito ou poderá ser enviado por Correios também.

Em caso de aprovação, o visto vai para o seu passaporte, o que é comum. E aí, cabe o interessado verificar o período de concessão do visto e ver quantos dias poderá permanecer em toda a área de Schengen.

Em caso de negativa do visto, a carta com o motivo será enviada. E em até 3 semanas o interessado tem que entrar em contato para rever os motivos e fazer um novo pedido.

Você também vai gostar de ler

Bônus – a chegada à Noruega

Por último, saiba que ao chegar no país você vai ter que apresentar o passaporte com a etiqueta do visto. Além disso, também é preciso ter documentos que comprovem sua estadia por lá, como recursos financeiros e declarações. Além das passagens e reservas de hotéis.