Saiba como conseguir tirar o visto para Cuba

O brasileiro que vai viajar para Cuba tem que ter um visto cubano. Assim sendo, esse é um dos documentos obrigatórios que são exigidos e é importante se planejar desde cedo. Abaixo, a gente listou as principais formas de tirar o visto para Cuba, conheça as opções!

E diferente do que muita gente acha, nem sempre esse processo é burocrático. No caso de Cuba, por exemplo, existem várias opções que vão desde os consulados até mesmo a possibilidade de fazer isso nos portos e aeroportos.

Vale lembrar, por fins de curiosidade, que o visto para Cuba é chamado de tarjeta turística. E, além dele, o brasileiro vai precisar do seguro viagem válido e do certificado internacional de vacinação contra Febre Amarela emitido em 10 dias antes do embarque.

Mais uma informação importante sobre o visto de turismo para Cuba é que a autorização permite o passeio por 30 dias. O prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias, sendo possível ficar no país, de forma legal, por apenas 60 dias.

ANÚNCIO

NOS CONSULADOS

A primeira opção para tirar o visto para Cuba é pensar nos consulados ou nas suas representações. Esse é o modo mais tradicional de todos e, dessa forma, você pode ter o documento indo presencialmente até um consulado no país.

Atualmente, aqui no Brasil existem 4 representações diplomáticas de Cuba e outros 3 consulados gerais, sendo em São Paulo, em Salvador e em Manaus. Abaixo, a gente separou os principais contatos dos consulados de Cuba no Brasil. Veja.

  • BRASÍLIA – fica na SHIS QI 5, Conjunto 18, Casa 1. O telefone é o (61) 3248-4710. E o e-mail para contato é o [email protected].
  • SÃO PAULO – fica na Rua Cardoso de Almeida, 2115. Os telefones são: (11) 2369-8824 ou (11) 2369-8825. E o contato por e-mail pode ser feito pelo [email protected].
  • SALVADOR – fica na Rua Lord Crochane, 66. O telefone é o (71) 2137-5647 e o e-mail é o [email protected].
  • MANAUS – fica na Rua Jacareúbas, 6. O telefone é o (92) 3347-8565 e o e-mail é o [email protected].

Leve em conta que nessas opções é preciso levar os documentos impressos. Sendo: passaporte, passagem aérea de ida e volta, confirmação de hospedagem, formulário de visto para turista e a taxa consular.

Outra informação é que você pode enviar todos os documentos por Correios também, caso não more próximo aos consulados. Nessa opção, os pagamentos, geralmente, são feitos por transferência bancária e com contato direto por e-mail.

EM DESPACHANTES

Para quem mora muito longe dos consulados também existe a opção de fazer todo processo através de despachantes. O serviço é pago à parte e o cliente fica por conta e risco do processo, já que nem toda empresa é confiável. É preciso tomar cuidado com golpes.

Essa, por sinal, não é a forma mais recomendável por ser também a mais cara. Geralmente, são cobrados honorários que aumentam muito o valor do visto. Ainda assim, é uma possibilidade de tirar o visto cubano.

NO AEROPORTO BRASILEIRO

Se você vai viajar do Brasil à Havana com a companhia aérea Copa Airlines, saiba que tem a opção de tirar o visto no aeroporto brasileiro também. Mas, para isso, é preciso fazer a conexão na Cidade do Panamá, sendo que é um serviço oferecido pela companhia.

Aí, saiba que dá para ir até o balcão de check-in para fazer o visto cubano. E isso é feito no momento do embarque, portanto, chegue bem mais cedo do que o horário do voo. O atendimento é na hora e o custo é de 20 dólares.

Agora, caso a Copa Airlines não tirar o documento no aeroporto brasileiro, saiba que ele pode ser tirado no protão de embarque do voo de conexão, lá na Cidade do Panamá. O processo é o mesmo feito aqui no Brasil.

Outra opção é para quem vai viajar pela Latam ou com a Avianca. As duas companhias também afirmam que emitem o visto para brasileiros que vão para Cuba. No entanto, leitores afirmaram ter problemas com isso.

Assim sendo, se você vai viajar com essas empresas, o mais recomendável é que garanta o visto de outra forma.

NO AEROPORTO INTERNACIONAL

Agora, vamos supor que o seu trajeto não comece no Brasil. Será que dá para tirar o visto para Cuba em outros países? Sim. Isso vai depender da companhia aérea, que geralmente permite tirar o visto em aeroportos.

No entanto, isso também pode ser mais burocrático do que as outras opções. Por exemplo, se você vai dos Estados Unidos à Cuba, saiba que existem algumas dificuldades que são causadas pelo país americano. Além do mais, isso também custa mais caro e a taxa é o dobro do preço.

Uma das companhias que permitem isso é a United Airlines.

Descubra como tirar o visto para o Egito

EM PORTOS INTERNACIONAIS

Por último, saiba que também dá para tirar o visto em portos. E o mesmo vale para os casos dos aeroportos, sendo que isso vai depender das empresas que transitam e atuam nesses locais de embarque e desembarque.

O que muda é o valor que é cobrado. Uma ideia vem da Norwegian CL, que cobra R$ 100 dólares pelo visto. Enquanto isso, no Brasil, o custo é de 25 dólares e na United é de 50 dólares.

A MSC Cruzeiros, que também faz o trajeto para Cuba, diz que são necessários 2 vistos no caso de passeios de cruzeiros. Assim: um é válido para entrada e outro é adquirido a bordo, no navio. Saiba mais.

ANÚNCIO