Preocupado com a dengue? Saiba a diferença entre os tipos de repelentes tópicos

Por necessidade, vontade própria ou descuido pode ser que durante as férias você acaba indo viajar para uma região que está com o surto da dengue. Então, o que você faz? Compra um repelente. Porém, você nem sabe qual é a diferença entre os tipos de repelentes tópicos.

Assim sendo, pode acabar investindo no produto errado, que não vai surtir efeito. Pensando nisso e para ajudar todo mundo que está ou vai para uma região com surto de dengue e outras doenças transmissíveis por insetos, nós criamos este conteúdo.

Afinal, é bem comum que na farmácia você ouça falar em DEET, IR3535 e até mesmo em Icaridina. Mas, também pode ser que você não entenda nada sobre o que isso significa. Para evitar dúvidas na sua próxima viagem ou compra de um repelente, entenda os tipos.

Os tipos de repelentes tópicos

Atualmente, todos os repelentes tópicos contra os mosquitos possuem alguns dos ativos que são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária). São eles: DETT, IR3535 e Icaridina. Mas, na hora de comprar o repelente isso gera dúvida. Então, vamos explicar.

DEET

A sigla DEET vem do nome N-dimetil-meta-toluamida o que é o mesmo que N,N-dietil-3-metilbenzamida. Não entendeu nada, né? Tudo bem, esse é o nome completo, teórico e especifico, mas o que você precisa considerar é outra coisa.

Esse tipo de repelente tem tempo de ação que é estimado entre 2 horas e 8 horas, sendo que varia com base na sua concentração, que vai de 5% a 30%. Além disso, ele não pode ser usado para crianças com menos de 2 anos.

Já para crianças que tenham entre 2 anos e 12 anos, a concentração da substância deve ser menor do que 10%. Assim, a aplicação jamais deve Ultrapar o limite de 3 vezes ao dia. Jà para crianças acima dos 12 anos dá para usar as concentrações acima dos 10%.

Aliás, diferente do que muita gente pensa, esse tipo de repelente não apresenta riscos para as gestantes.

IR3535

O IR3535 é o Ethyl butylacetylaminopropionate ou EBAAP. O nome também é complicado, mas você não tem que saber isso. O importante é considerar o tempo de duração (de 4 horas a 8 horas) que depende da concentração.

Ele pode ser usado por crianças a partir de 6 meses de idade e por gestantes.

tipos de repelentes tópicos

ICARIDINA

Por fim, para terminar o assunto dos tipos de repelentes tópicos temos a Icaridina. Essa é uma substância que é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tempo dela é maior, de 5 horas a 10 horas e vai depender da temperatura corporal e da sudorese.

Além disso, há versões que podem ser usadas por crianças com menos de 2 anos e sem a necessidade de que seja aplicada tantas vezes no mesmo dia. A camada de proteção chega a 4 centímetros e é totalmente seguro para gestantes.

Como usar o repelente certo?

Como mostramos acima todos os tipos de repelentes tópicos que são aprovados pela Anvisa podem ser usados. Mas, para assegurar o uso, o ideal é que você leia sempre as instruções de uso do produto, que deve estar na embalagem.

Saiba quais vacinas tomar antes de uma viagem internacional

Inclusive, a aplicação em crianças sempre deve ser supervisionada por adultos. Além disso, considere que se você receber aquela formula mágica e natural de produtos caseiros de andiroba, cravo, citronela… Considere que eles não são aprovados pela Anvisa.

Os cuidados ao usar o DEET

Agora que você conhece os tipos de repelentes tópicos, saiba que é preciso considerar os efeitos colaterais que o DEET pode gerar. Inclusive, há casos e acontecimentos que são narrados publicamente na internet.

Em grande escala, essa substância pode gerar a perda da sensibilidade da pessoa. Assim sendo, em níveis menos emergenciais, ele causa vermelhidão e irritação na pele. Depois, pode causar também formação de bolhas, queimadoras e até mesmo cicatrizes permanentes.

Se alguma criança consumir o produto por engano ou enquanto estava na pele, ela pode ter sérios problemas também. Por exemplo: dor no estômago, náuseas, vômitos, hipotensão e até mesmo bradicardia.

A criação do DEET

Para fins de curiosidade, saiba que o DEET foi criado pelo exército norte-americano durante a década de 40. A ideia geral era proteger os soldados das áreas de infestação. Sendo assim, foi um produto à base de óleo, incolor e sem cheiro forte.

Atualmente, ainda não sabe exatamente como o DEET age contra os insetos. O que se sabe é que ele afeta a forma como os insetos percebem os seus alvos.

Por outro lado, a Icaridina foi criada para ser um composto próximo às plantas. Tanto é que para a sua produção é usada a pimenta do reino. Também é incolor e inodoro, sendo que a diferença é o fato de ser aquosa e não oleosa.

Também para curiosidade, saiba que a Icaridina foi criada pela Bayer, através de um químico alemão, durante a década de 80. A ideia era criar um repelente efetivo contra a malária. Disponíveis nos Estados Unidos desde 2005, hoje é um dos principais do mundo todo.