Small budget? Conheça 4 destinos com ótimos custo-benefício

Para quem não sabe, small budget é uma palavra americana que quer dizer algo como “destino barato”. Obviamente, estamos falando de destinos de viagens que possuem ótimo custo-benefício. Isto é, são lugares que permitem os passeios sem gastar muito.

E para falar um pouco melhor sobre isso, nós trouxemos aqui 5 desses destinos, que foram selecionados pela revista Lonely Planet, que é especializada em viagens e turismo no mundo todo.

O estudo foi feito por especialistas que incluíram tópicos como passeios, comemorações, eventos, entretenimento. Além do mais, acabam sendo destinos pouco visitados apesar de terem ótima estrutura para o turismo.

Vale dizer ainda que com o dólar alto para os brasileiros, alguns desses destinos ficaram mais limitados. Ainda assim, a Lonely encontrou ótimos lugares para conhecer, viajar, descansar, passear e sem ter que gastar muito com hospedagem, transporte e atrações. Confira.

1 – Tallinn

A primeira dica que temos aqui é para quem gosta da série Vikings. Aliás, mesmo que você nunca assistiu, saiba que se gostar um pouco de história já vai gostar desse lugar, também. Tallinn é a capital da Estônia, banhada pelo Mar Báltico e fica perto da Rússia e da Finlândia.

A cidade é incrivelmente medieval, bem parecida com tudo o que a série da Netflix mostra. É considerada a cidade medieval mais preservada da Europa. Sendo assim, você encontra torres, muralhas, igrejas, restaurantes, lojas… Tudo baseado na cultura medieval.

Além de tudo isso, tem a Viking Village, que fica bem perto do centro e permite caminhadas guiadas até mesmo dentro da floresta. Você pode participar de competições no castelo, fazendo arremesso de machados também, viu.

Do lado do custo-benefício podemos falar que existe uma disponibilidade incrível de wi-fi gratuito espalhado pela cidade. Mas, não é só isso: também é há vários voos econômicos partindo de lá para toda a Europa. Kalamaja é um bairro com alimentação barata.

2 – Arizona

Outra cidade que é um ótimo exemplo de small budget é o Arizona, que não é bem uma cidade, mas uma região inteira. Ou melhor, um estado completo que fica nos Estados Unidos da América. O lugar é bem tópico de filmes de faroeste: desertos e desfiladeiros.

Desse modo, saiba que se você já assistiu alguns filmes já deve ter visto parte do estado. Por exemplo, “Arizona Nunca Mais”, “Thelma & Louise” e até mesmo o famoso “Forrest Gump”, que citaram cenas de lá.

Outra notícia é que lá tem uma das estradas mais famosas do país, a Rota 66, que corta o estado em 4 mil quilômetros e também foi pano de fundo para filmes. Como o “Easy Rider” e o “On the Road”, que foi inspiração para o “Na Estrada”.

Por último, saiba que no Arizona o sol é bem intenso, estando presente em praticamente todos os dias do ano. Além disso, as rochas são avermelhadas e as florestas são alpinas. Tem o Grand Canyon com mais de 440 quilômetros e penhascos de mais de 1.600 metros.

3 – La Paz

A cidade de La Paz está aqui bem pertinho da gente, né. Por isso, é bem provável que você já tenha ouvido falar muito dela. Mas, por que é um destino small budget? Porque você vai gastar pouco para estar em um lugar incrível.

A capital da Bolívia fica entre montanhas importantes, como a dos Andes. A cidade está a mais de 3.600 metros de altura e combina um cenário urbano com muitas montanhas e neve. Um bom exemplo disso é o Monte Illimani, que é cartão-postal da cidade.

Para os brasileiros que tem o intuito de conhecer o mundo, saiba que a capital boliviana recebeu ótimos incentivos nos últimos anos. Assim, foi revitalizada pensando no turismo e hoje tem uma boa estrutura de hotéis e restaurantes.

Entre as atrações mais buscadas por lá temos o Vale da Lua, o mercado de las Brujas, o Museu Nacional do Folclore. Aliás, até mesmo o transporte público é uma novidade, o Mi Teleférico é o maior dos teleféricos urbanos do mundo.

4 – Lanzarote

A última dica que vamos trazer aqui fica lá na Espanha. Aliás, no arquipélago das Canárias, melhor dizendo, o que é bem perto do país espanhol. E também fica perto da África. Por lá você encontra mais de 200 vulcões adormecidos e uma reserva natural da Unesco.

O lugar é habitado desde os anos 1.000 antes de Cristo. O lugar recebeu o pioneirismo de César Manrique, que modelou a ilha do jeito que ela é hoje. Só visitando a ilha para ver o quão mágico é o lugar, que liga a natureza ao homem de forma fantástica.

Lanzarote tem praias à beira de vulcões, bares que funcionam em pedras vulcânicas, um Parque Nacional e muito mais.

Bônus – saiba o que é low cost

Se por um lado, a gente pode entender que small budget é algo que se liga ao termo de “viajar barato”, também devemos falar que low cost é outro termo que os viajantes adoram. Isso porque ele tem a ver com as companhias aéreas e tem a ver com preço baixo também.

Desse modo, temos uma tradução simples que é algo como “companhias aéreas de baixo custo”. Portanto, é outra das formas de viajar barato, além de escolher o destino com melhor custo-benefício. Uma passagem aérea pode sair até 50% mais barato nessas companhias.

Para quem tem dúvidas de que companhias estamos falando: Sky Airline, Norwegian, Air China, FlyBondi, JetSmart, Virgin Atlantic, GulfAir e AirEuropa são alguns exemplos.