Descubra 5 vantagens do Seguro Viagem do Cartão de Crédito

Existem algumas vantagens em ter um seguro viagem do cartão de crédito. Se você tem um cartão do tipo black ou infinite pode ser que tenha esse serviço disponibilizado gratuitamente. Agora, mesmo que nunca usou, saiba que ele pode ser útil em algumas situações.

A gente criou uma lista com 5 vantagens de ter o seguro viagem no cartão. Você vai ver que ele pode acabar sendo de grande serventia para você em alguns casos. Como em imprevistos com a viagem no caso de atrasos, bagagens, urgências, etc. Saiba mais.

O seguro viagem no cartão de crédito

A nossa ideia, com este conteúdo, é que você consiga analisar se o seguro viagem do cartão de crédito vale a pena para você. Portanto, selecionamos 5 vantagens que são bastante comuns na maioria deles. Mas, isso não significa que todos os cartões internacionais possuem esses benefícios, está bem? O ideal é você analisar isso antes de solicitar o cartão.

Seguro viagem – aprenda o que é e quando ele pode ser usado

Mesmo porque alguns cartões, junto com os programas de seguros, podem oferecer determinados benefícios. Sem que exista uma regra para todos os produtos do mercado financeiro. Cada emissor tem liberdade para trazer diferenciais e características. O que permite ao consumidor escolher o que é melhor para ele.

Agora sim, depois dessa bela introdução, vamos lá. Abaixo, temos 5 das vantagens mais comuns em seguros viagens que fazem parte de cartões de crédito internacionais.

1 – Emergências Médicas

O que é mais comum em quase todos os seguros viagens dos cartões é a questão das emergências médicas. Esse tipo de serviço nada mais é do que o custeio de idas e vindas à hospitais e atendimentos médicos urgentes.

E você pode achar isso uma bobagem, mas saiba que em alguns países, como nos Estados Unidos, os hospitais são particulares e caros. E os diferenciais do seu cartão pode ser a inclusão do cônjuge e até mesmo de filhos menores do que 24 anos.

Uma dica é lembrar que é preciso comprar as passagens com cartão. E tem um limite máximo definido para o reembolso de tais despesas médicas.

2 – Perda de Bagagem

Outro serviço que é bastante comum em seguro viagem do cartão de crédito é sobre a perda ou o extravio de bagagens. Que, geralmente, são aquelas malas de despacho, que vão para as esteiras dos aeroportos.

O seguro pode fazer o reembolso parcial ou integral da perda. Além de auxiliar na indenização que a companhia aérea será obrigada a pagar para você, como está em lei. Lembrando que há limites para esse reembolso, especialmente no caso de objetos como joias.

3 – Cancelamento da Viagem

A maioria das empresas que tem seguros em seus cartões de crédito também incluem no pacote de serviços o cancelamento da viagem. Isto é: em casos de doenças, dá para acionar o seguro do cartão para cancelar a viagem e evitar os custos adicionais.

Entre as regras, vale lembrar que o seguro só vale no caso de o titular do cartão adoecer e ficar impedido de viajar. Agora, se for companheiro ou filhos ou ainda parentes, mesmo em caso de mortes, nem sempre o seguro vai custear isso.

4 – Atraso do Voo

Quando há casos de atrasos nos voos ou interrupções da viagem, o seguro viagem do cartão de crédito também pode ser útil. Isso desde que as causas sejam como por motivos climáticos, falhas mecânicas, perda de conexão ou mesmo greves e casos especiais.

Aí, o que vai acontecer é que o seguro pode ser acionado para custear uma refeição, por exemplo. Lembrando que nesses casos, as companhias aéreas também têm que reembolsar os viajantes, seguindo algumas normas da Anac – Agência Nacional da Aviação Civil.

5 – Seguro Schengen

Para finalizar a nossa lista de vantagens de um seguro do cartão, vamos falar sobre o Schengen. Você já deve ter ouvido falar desse tratado, né? É um tipo de seguro obrigatório em alguns países da Europa. E, quase sempre, o seguro do cartão oferece isso.

Ele serve para a cobertura de despesas médicas e os custos em casos de repatriações.

A dica, nesse caso, é saber que o viajante tem que solicitar ao banco ou à operadora o Certificado de Schengen e levar impresso na viagem. O documento será exigido em cada nova entrada desses países listados no tratado.

Bônus – aluguéis de veículos

A gente citou esse ponto de “aluguel de veículos” separadamente porque nem todos os cartões internacionais possuem tal serviço. Mas, há de se concordar que a maioria está aderindo ao serviço gratuito para quem tem o seguro viagem no cartão de crédito.

O fato é que de modo geral, esse serviço faz a cobertura de roubos e danos causados no automóvel alugado. Isso para quem aluga automóveis em outras cidades ou países. Existem planos que permitem a dispensa dos seguros oferecidos pelas locadoras, inclusive.

O fato é que é preciso analisar se há essa vantagem no seu seguro de viagem. Lembrando que o cliente tem que fazer a reserva do automóvel e pagar integralmente a locação do carro através do cartão de crédito em referência.

Observações – regras de utilização do cartão

A nossa última dica é para você que tem o seguro viagem no cartão. O ideal é que você tenha conhecimento sobre todas as regras de utilização dos serviços, além dos valores e das restrições que eles podem ter.

Para se ter uma ideia disso, veja alguns casos. Saiba que praticamente nenhum seguro de cartão sobre acidentes causados por esportes radicais, por exemplo. E nem mesmo casos de complicações em gestantes. Por isso, é preciso ficar atento na hora de contratar um serviço como esse citado aqui neste conteúdo.