7 coisas para checar na revisão do carro antes da viagem de férias

A revisão do carro antes da viagem é algo indispensável. E ninguém quer colocar a família em risco, não é mesmo? Agora, você sabe o que deve ser considerado nessa revisão? Nós listamos 7 coisas que devem ser verificadas com bastante cuidado.

Ainda que represente um gasto a mais na sua viagem, saiba que essa revisão é uma medida de segurança, o que garante o conforto e o passeio. Afinal, uma viagem de férias é para aliviar a tensão e não aumenta-la, não é mesmo?

1 – Limpadores dos Vidros

Vamos começar por esse ponto porque ele é um dos mais esquecidos. Tem gente que acaba esquecendo mesmo e outras fingem que não se lembraram, mas é um ponto importante.

As palhetas dos limpadores de para-brisas são ressecadas por conta do tempo: frio, seco, chuva, sol, etc. Então, por aqui, elas nunca duram mais do que 1 ano.

O jeito certo para saber é testar e ver se está funcionando ou não. Se for necessário, troque para ter uma viagem mais segura.

Outra coisa é verificar se a regulagem está adequada.

2 – Faróis

Os faróis também acabam sendo esquecidos durante a revisão. Olhe as lâmpadas e teste todas. Se elas estiverem queimadas ou com mal contato é preciso arrumar isso para não gerar multas gravíssimas e nem mesmo arriscar a viagem.

Atualmente, é lei que os motoristas andem com os faróis dianteiros ligados em rodovias.

3 – Ar-condicionado

Mais um ponto importante é o ar-condicionado. Para quem vai fazer uma viagem longa, esse item poderá ser usado bastante. Então, verifique se ele está funcionando bem.

Aliás, se não estiver, saiba que isso pode significar um gasto maior de combustível para você. Geralmente, é preciso fazer limpeza no ar-condicionado, que é um lugar que acumula muita poeira no decorrer do tempo.

4 – Pneus

Verificar os pneus é algo que pouca gente esquece. Mesmo porque é bastante importante e perigoso. Então, veja o nível de desgaste deles. E também a calibragem.

Para esse item há normais, como a RWI (Tread Wear Indicator) que fica no pneu e indica quando ele está careca. E tem o manual do proprietário, onde tem a indicação da pressão do pneu para viagens.

5 – Freios

Verificar os freios também é essencial para uma viagem de carro segura. Isso costuma evitar acidentes, por exemplo.

Faça a revisão e peça para o mecânico ver as pastilhas de freio, que podem estar gastas. E até mesmo a pinça de freio, que fica em contato direto com o disco.

6 – Suspensão

A suspensão do carro é algo que sofre muito com as ruas aqui do Brasil. O excesso de buracos prejudica essa parte. Por isso, é bom ver a suspensão de forma cautelosa.

Uma troca de buchas, de amortecedores ou de estabilizadores pode ser simples e não custa tão caro – não tanto quanto um acidente, por exemplo.

7 – Alinhamento

O alinhamento e o balanceamento devem ser feitos periodicamente. Mas, antes da viagem, especialmente. Isso porque ele pode alterar os movimentos do volante e isso é altamente perigoso na pista.