Saiba qual é a melhor hospedagem para você: hostel, hotel, resort ou Airbnb

Você já fez uma reflexão sobre qual é a melhor hospedagem para você? Atualmente, especialmente no Brasil, nós temos uma variação muito grande de opções e alternativas. Tem as mais baratas ou as mais confortáveis, por exemplo.

Tem ainda as que ficam mais próximas do centro, que prestam serviços inclusos ou que permitem o compartilhamento de ambientes. Sendo assim, para se ter uma resposta sobre o melhor lugar para ficar, você vai precisar entender um pouco sobre eles.

Sendo assim, a gente optou por falar aqui sobre 4 deles. A ideia é pensar em viagens também, mas não apenas nisso. Por isso, a gente não incluiu, por exemplo, hotéis-fazenda ou pousadas, que são bem mais indicados para famílias, férias e descanso.

De todo modo, você também poderá se lembrar de tais tipos de hospedagem, se quiser.

Hotel

O hotel talvez seja o tipo de hospedagem mais comum que a gente conhece. Mas, será que representa a melhor hospedagem para você? Veremos. Basicamente, nós temos uma grande variedade de preços, estilos e vantagens.

Por exemplo, um hotel pode oferecer alimentação completa, só no café da manhã ou nenhuma delas. Outra coisa é sobre ter recepção 24 horas ou não. Também dá para pensar em quartos maiores ou menores. Logo, pode sim ser uma boa opção para você.

O que você deveria considerar é que o hotel permite que você economize dinheiro, se você optar por um mais econômico. Ou pode ser bom para quem quer piscina e spa, nos pacotes mais caros. Geralmente, não tem atividades extras.

Para quem não sabe por onde começar a pesquisa de hotéis para se hospedar no Brasil, saiba que há grandes marcas que fazem sucesso por aqui. Por exemplo, nós temos a Accor, a Atlantica e a Nacional Inn, além do Ibis.

Hostel

De modo muito simples, saiba que um hostel é uma opção bem mais econômica do que hotéis. Logo, é ótimo para quem quer fazer uma viagem econômica. Geralmente, nesses locais, os quartos são coletivos, com banheiros compartilhados e algumas áreas privativas.

Assim, costuma ser ideal para quem busca um destino diferente e com bom custo-benefício. Aqui na América do Sul, em lugares como Peru e Argentina, a gente tem uma lista grande de hostels. Inclusive, no Brasil também.

Aliás, para quem não sabe por onde começar, saiba que a HostelWorld e a Hostelling International são redes famosas de hostel no mundo todo, com vários estabelecimentos credenciados.

Airbnb

Agora chegou a vez do queridinho ou do mais falado dos últimos tempos: o Airbnb. Será que essa vai ser a qual é a melhor hospedagem? Talvez. O que acontece é que aqui a gente tem uma grande variedade de opções e de preços também.

Por exemplo, você pode encontrar no Airbnb casas para alugar, apartamentos mobiliados, chácaras, fazendas, quartos, garagens e muito mais. Além do mais, dá para encontrar locais com serviços como internet gratuita, estacionamento, escritório para home office, etc.

Assim sendo, como no caso dos hotéis, é difícil dizer se é a melhor opção porque isso dependeria do seu gosto, perfil e interesse. De todo modo, se você acha que alugar casa é uma boa ideia, com certeza, vai preferir o Airbnb do que as outras opções citadas aqui.

Ah, se tem um ponto negativo é que dificilmente você vai encontrar opções com serviços de hospedagem, como portaria 24 horas ou até mesmo serviços de arrumação.

qual é a melhor hospedagem
Airbnb em Paris, França

Resort

E não foi à toa que deixamos o Resort mais para o fim da matéria. Também como é comum, esse costuma ser um tipo de hospedagem mais cara. Mas, isso tem explicação. Quase sempre, o lugar oferece o serviço do all inclusive.

  • Leia também – há alguns dias, nós fizemos um conteúdo explicando tudo sobre o all inclusive. Aliás, até falamos se é uma opção que vale a pena para você ou não. Claro que isso depende do seu perfil. Mas, leia a matéria e entenda os prós e contras.

Assim, o interessado paga apenas o valor da diária e tem tudo incluso. Ou seja, alimentação e bebidas, além de passeios e atividades. Acaba sendo uma boa ideia para quem quer manter o orçamento mais equilibrado na viagem. Por outro lado, a diária tende a ser mais cara.

Dessa forma, quem tem crianças em casa, como bebês, acaba optando por esse tipo de hospedagem. Sem contar que, de modo comum, os resorts no Brasil são considerados como “hotéis a partir de 4 estrelas”.

Outra curiosidade é que entre o hotel e o resort, atualmente, a gente tem visto chamar a atenção a opção de “hotel boutique”. Esse lugar nada mais é do que uma espécie de hotel de luxo, também chamado de grande hotel. Logo, são menores que os hotéis tradicionais.

Bônus, mas e as pousadas?

Como falamos acima, a ideia não era mencionar pousadas ou hotéis-fazenda. De qualquer modo, como temos mais algumas linhas, vamos considerar essa opção para que você entenda toda a diferença.

É como que sejam lugares mais próximas da natureza. Como regra, temos construções com até 30 quartos e 90 leitos. Outra coisa é que não podem ser prédios, como hotéis, e sim construções horizontais. Esses lugares podem ter chalés, bangalôs ou quartos.

Também como os hotéis, as pousadas possuem classificação por estrelas. Um dos diferenciais é a opção de quase sempre ter uma alimentação servida no local, com comida caseira.

Ah, outra curiosidade é que as pousadas entram na lista de alternativas mais recomendadas para o período de pós-pandemia. A gente fez uma matéria para falar desses lugares indicados para esse momento, leia.