Saiba quais vacinas tomar antes de uma viagem internacional

Sarampo, Rubéola, Caxumba, Malária, Febre Amarela, Gripe… O que é que você sabe sobre essas doenças? Aliás, você sabe quais vacinas tomar antes de uma viagem internacional? O assunto de hoje é para falar desse tema, que é muito importante para muitos viajantes.

Até mesmo porque sempre que aparece um vírus novo, como o coronavírus, a gente acaba deixando de lado essas doenças mais tradicionais. Porém, não deveríamos, já que elas também podem ser perigosas e até matar.

Nas próximas linhas, ou melhor nos próximos tópicos, a gente vai falar sobre as principais doenças que podem ser evitadas com o uso de vacinas. A boa notícia é que a grande maioria é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) através dos postos de saúde e vacinação.

Se a sua viagem está marcada para daqui 2 semanas ou mais, saiba que ainda dá tempo de você tomar aquelas que ainda não estão na sua caderneta de vacinação. Continue lendo para descobrir quais são elas.

Sarampo e Rubéola

A primeira das vacinas que são mais faladas é formada por uma dupla: a de sarampo e rubéola. Assim sendo, considere que mesmo que o Brasil tenha bons resultados, algumas regiões da Europa são consideradas como perigosas. Por isso, é preciso muita atenção.

O próprio governo falar sobre isso. “A vacina contra sarampo e rubéola devem ser tomadas antes de qualquer viagem que será feita ao exterior, com base em orientações da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)”.

E o governo ainda avalia que “Em 2011, a Europa registro cerca de 25 mil casos de sarampo em 33 países. Portanto, a vacinação é uma arma para que os brasileiros evitem reintroduzir esta doença no nosso país”.

Caxumba

Apesar do que você leu acima, saiba que hoje em dia, na maioria dos postos de vacinação, a pessoa tem o direito de tomar a vacina chamada de tríplice viral. Assim sendo, além de combater o sarampo e a rubéola, ela também vai contra a caxumba.

Sendo assim, esse tipo de vacina acaba sendo uma das mais recomendadas para quem vai fazer uma viagem internacional. “Todos devem tomar ao menos 1 dose”. Aliás, se você não tomou antes, saiba que deve fazer isso ao menos 15 dias antes da viagem para outro país.

Atualmente, a vacina é oferecida de forma gratuita em postos de saúde e em todas as épocas do ano.

Febre Amarela

Outra que estão sempre sendo lembrada entre quais vacinas tomar antes de uma viagem internacional é a de Febre Amarela. E antes de qualquer coisa é bem importante entender quais os tipos de febre amarela que existem. Para isso, vamos consultar o Drauzio Varella.

“A silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus e a urbana, que é transmitida pela picada do Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Embora os vetores sejam diferentes, o vírus e a evolução da doença são absolutamente iguais”.

Já para o International Travel and Health, todos os bebês com mais de 9 meses que vão viajar para lugares que tem o foco da doença devem tomar a vacina. Inclusive, a partir disso criou-se até um “certificado internacional de vacinação”.

quais vacinas tomar antes de uma viagem internacional

O documento é importante e traz todas as informações sobre a vacina. Vamos falar dele no último tópico deste conteúdo.

Malária

A malária também é transmitida pelo mosquito, que tem hábitos noturnos e acontece principalmente em países de clima tropical e subtropical. A Amazônia mantém mais de 99% dos casos registrados e documentados no Brasil.

No entanto, você tem que saber que não existe uma vacina contra a malária. Então, como fazer com essa doença que se não for tratada pode levar a morte? O tratamento mais comum acontece via oral, além disso há formas de se prevenir.

Por exemplo, não é recomendado viajar para lugares que tem o surto da doença e quando for para outro país ou para a Amazônia deve-se fazer o uso de repelentes de forma constante e que tenha o deet como componente. Durante a noite, use calças compridas e camisas de mangas longas.

Gripe Comum

A nossa última dica é para falar da Gripe Comum, que tem se tornado assunto de referência devido ao fato de o vírus influenza ser mutável. Assim sendo, existe muita gente que não acredita na vacina, mas o fato é justamente esse: ele é um vírus mutável.

Logo, se você quer saber quais vacinas tomar antes de uma viagem internacional, considere a vacina da gripe também. Ela é gratuita e é oferecida pelos postos de saúde púbicos durante os períodos de vacinação.

Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos é comum que as pessoas tomem uma vacina antigripal quando o período de inverno se aproxima. O ideal é que você tome 15 dias antes de pegar o seu voo para qualquer lugar do mundo.

Bônus – o certificado internacional de vacinação

Como a gente citou na parte de cima deste conteúdo, saiba que além de saber quais vacinas tomar antes de uma viagem internacional, você também deve ter conhecimento sobre o certificado internacional, que também é chamado de Profilaxia.

Ele é obtido no site do governo. E vai exigir que você apresente o seu Cartão Nacional de Vacinação, além de um documento oficial com foto.

Saiba quais são os documentos necessários para uma viagem pelo Mercosul

Aliás, além de ser importante para quem vai para outro país, os viajantes que vão para alguns estados do Brasil também devem ter o certificado.

Entre as regiões, temos: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.