Curiosidade: você sabe qual foi o primeiro time de futebol do mundo a viajar de avião?

O voo aconteceu no ano de 1927 e foi reconhecido pela Fifa. E a notícia foi divulgada, inicialmente, no site GauchaZH, que é do Rio Grande Sul.

A história contada narra a viagem que aconteceu há 92 anos, em uma manha de domingo, em 5 de junho. O time hoje já não é dos mais conhecidos e se chamava: Esporte Clube São José, localizado em Porto Alegre.

O embarque foi feito em um hidroavião. É isso mesmo um hidroavião da Varig, que tinha a marca de “Dornier do J. Wal Atlântico”.

O fato é histórico porque essa foi a primeira vez, em todo o planeta, que um time de futebol viajava de avião tendo como foco uma partida de futebol.

Saiba mais sobre o voo

O voo durou 2 horas e 30 minutos. Ele saiu da Capital e foi para Pelotas. E por incrível que pareça, o jogo não era válido por competição, já que era um amistoso, também chamado de jogo treino.

O clássico da época foi marcado pela disputa entre São José e Esporte Clube Pelotas.

O embarque aconteceu na Ilha Grande dos Marinheiros, no Rio Guaíba.

E não apenas por ser o primeiro voo do mundo, mas pelo fato das condições meteorológicas, houve preocupação durante o voo. E o mesmo aconteceu na decolagem.

E apesar de tanta curiosidade já citada, tem mais uma: como os atletas levaram muitos casacos, devido ao tempo, o avião ficou com sobrepeso.

E quer mais? 2 jogadores (o goleiro Alberto Haanzel e o Antônio Netto) tiveram que viajar no compartimento de bagagens. Justamente pelo excesso de peso.

A foto de recordação

A foto abaixo foi divulgada pelo mesmo site citado nessa matéria.

E vale lembrar que foi um pedido do presidente do clube São José, Waldemar Zapp.

Ele pediu a foto justamente para ter a recordação – isso porque informou que podia até acontecer uma tragédia durante o voo.

E quanto ficou o jogo?

Apesar do fato histórico da viagem de avião por um clube de futebol, saiba que a partida terminou empatada, com 2 gols para cada time.

Informações sobre os voos nos dias hoje

É muito importante citar que o que contamos aqui, com base em informações históricas, é o que aconteceu em tempos antigos.

Hoje em dia, há regras a serem cumpridas para os voos. Inclusive, os hidroaviões são raríssimos, o que muda completamente os fatos.

Não se pode, por exemplo, viajar em compartilhamento de bagagens. E nem mesmo viajar com o avião que tem o excesso de peso. De qualquer maneira, a nossa ideia é apenas contar a história de um clube de futebol que viajou de avião pela primeira vez.

Não tente, em hipótese alguma, reproduzir os fatos. Como falamos, há órgãos que regulamentam todo voo e há regras à serem seguidas.

E como você sabe, hoje em dia os voos para times de futebol são comuns. Seja para viagens domésticas, dentro do país ou mesmo para as internacionais, de um país à outro.