5 dicas para quem vai fazer a primeira viagem de avião

Quem vai pegar o avião pela primeira vez costuma ter medo. Afinal, são muitas as informações. Tem o lance da bagagem, do cartão de embarque, do raio x que é feito, etc.

E, com o tempo, isso se torna hábito. No entanto, até que esse hábito aconteça, muita gente tem medo e desconfiança. Abaixo, temos algumas dicas que vão te ajudar a ter um primeiro voo mais tranquilo.

1 – Documento

Para os voos nacionais, você pode levar o seu RG, que é o documento oficial com foto ou a CNH, que é a Carteira Nacional de Habilitação.

Já para os voos para fora do país, o ideal é levar o seu RG porque nem todo lugar aceita a CNH.

Aí, tem uma dica importante para você estar preparado: sempre tenha em mente que a sua passagem, com o seu nome completo, precisa ter o mesmo nome do RG.

As vezes, as pessoas se casam e mudam o nome no RG, aí fica diferente do nome da passagem e isso pode dar um trabalho danado depois.

Tem companhias que não aceitam e precisam fazer a troca imediatamente, correndo o risco de perder o voo. Então, atente-se à isso.

2 – Passagem aérea

Uma boa dica é pensar nas passagens aéreas. Hoje em dia, quanto mais cedo você compra melhor. Isso te ajuda a economizar dinheiro e também facilita na hora de ficar mais tranquilo de que a sua viagem vai dar certo.

Saiba que os sites das companhias são confiáveis. No entanto, também há outros sites confiáveis que fazem a venda de passagens promocionais. Inclusive, tem aplicativos de celular que te ajuda com essa pesquisa online.

Se é a sua primeira viagem de avião não caia na besteira de deixar para comprar o tíquete em cima da hora, no aeroporto.

3 – Bagagem

Agora, há uma nova regra para bagagens que são levadas em aviões.

A melhor dica é você levar uma bagagem de mão. Ela pode ter até 23 quilos e tem um tamanho especifico, que vai depender de companhia para companhia.

Já a bagagem maior ou mais pesada tem que ir despachada. Aí, você vai ter que pagar um bom preço por isso.

Aliás, na hora de comprar a sua passagem, verifique se há a inclusão de bagagem, já que esse pode ser um diferencial.

4 – Cartão de embarque

O cartão de embarque é o documento que você vai receber dentro do aeroporto. Ele é uma espécie de documento que compila os dados do seu voo.

Nele tem a data, a hora, a aeronave, o portão de embarque, o seu nome, etc.

É importante guarda-lo porque ele vai ser usado em várias etapas dentro do aeroporto, até mesmo na hora de pegar a sua mala.

5 – O voo

Tanto dentro do aeroporto como dentro do avião, saiba que você vai receber auxílios dos profissionais. E, em caso de dúvidas, é só perguntar.

Se você fez os passos anteriores corretamente, essa parte é mais simples. O segredo é controlar as emoções porque o primeiro voo é como tudo que acontece a primeira vez na vida: dá medo, dá adrenalina e ansiedade.

Mas, se você controlar isso, vai tirar de letra. Em caso de dúvidas, chama um profissional do local.