Descubra 10 pratos da culinária portuguesa para experimentar

Vai para Portugal? Conheça alguns dos pratos da culinária portuguesa para saborear. Lembre-se que o país tem o nosso idioma, mas as receitas são bem diferentes na maioria dos casos. Isso, no entanto, não quer dizer que você não vai se apaixonar pela culinária de lá.

E a nossa lista não segue ordens, está bem? Falamos de doces, salgados, entradas, pratos principais e tudo mais que a cozinha portuguesa nos oferece de melhor. Ora pois, em Portugal não tem apenas o pão da padaria do Manoel, viu. Confira as outras opções.

1 – Pastel de Nata

O pastel de nata é, sem dúvida alguma, um dos pratos da culinária portuguesa mais famosos do mundo. É um doce muito parecido com o pastel de Belém, mas é diferente, viu. E a gente já vai te explicar os motivos, vamos lá.

O pastel de Belém original é português também, só que fica apenas em Lisboa, na região de Belém. E daí vem o nome dele. Agora, o pastel de nata pode ser encontrado em outras padarias e estabelecimentos comerciais disponíveis no país.

Já se você quiser experimentar o original mesmo vai ter que encarar longas filas para comprar o pastel de Belém. Ao menos, é isso o que comenta grande parte dos turistas que fazem essa busca por essa preciosidade portuguesa.

2 – Queijo Serra da Estrela

Aqui temos mais uma das comidas típicas de Portugal. O Queijo Serra da Estrela é diferenciado do que você está acostumado. Ele não é como o queijo Minas, nem o Fresco, nem o Meia Cura. Na verdade, é um queijo com uma casquinha por fora e cremoso por dentro.

Aqui no Brasil, ele se assemelha muito ao queijo brie. E lá em Portugal, o Queijo Serra da Estrela é o mais antigo do país, sendo considerado uma das 7 maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

3 – Alheira

E agora a gente vai começar a falar um pouco mais de pratos com nomes exóticos, viu. Mas, pode acreditar que o sabor é bastante intenso e incrível. Alheira, por exemplo, é uma espécie de embutido, como uma fabricação de linguiça que temos aqui no Brasil.

Ela é defumada e pode ser feita com várias carnes, como a de caça, de porcos ou de aves. Também pode ser frita, assada ou envolvida em massas. É um prato muito saboroso.

4 – Bolinho de Bacalhau

Os bolinhos de bacalhau, assim como o bacalhau propriamente dito, são pratos típicos da culinária portuguesa. E a maioria dos brasileiros sabem disso. Mais para a frente a gente fala do peixe, agora, vamos focar nos bolinhos.

Eles são crocantes por fora e macios por dentro. Servem como entrada de pratos principais. E são parecidos com as pataniscas, só que a diferença é que essas últimas são feitas com farinha e não apenas como batatas, como os bolinhos de bacalhau originais.

5 – Francesinha

A Francesinha é outra comida portuguesa. E considerado uma das receitas mais famosas de lá também. Isso faz com que todo turista se entusiasme por experimentar, ao menos, um pedaço. E quando ele faz isso… O pedaço não basta.

Bom, o fato é que é um prato criado no Porto, onde até hoje se tem as melhores produções. Os brasileiros costumam gostar pelo simples fato de ser feito com pão, bife, linguiça, bacon, queijo, presunto, ovo e servido com vinho do Porto.

Veja essas 7 cidades perto de Porto (Portugal) para fazer um bate-volta

6 – Arroz de Pato

São vários os tipos de arroz que são típicos da cozinha portuguesa. Um deles é o arroz de pato, que é uma espécie de risoto, que é feito com carne de pato, obviamente. Ele vai ao forno e é servido com chouriços por cima.

Outra opção de arroz é o de tomate. Ele é feito com molho de tomate e é servido com carnes e peixes. Tem também o arroz de feijão, que é misturado com feijão e serviço com carnes e peixes também.

7 – Broa

A broa é um doce. E também é outro dos pratos da culinária portuguesa. Aliás, é uma gostosura, viu. Na verdade, é bem parecido com a broa que temos aqui, feita com pão de milho e centeio.

De modo geral, a broa é servida como entrada, assim como os bolinhos de bacalhau. Assim sendo, dá para ralar alguns peixes por cima, como o próprio bacalhau.

8 – Cozido à Portuguesa

Esse cozido é bem forte e muito especifico de Portugal. E a receita parece complicada porque tem muitos ingredientes, mas é simples, viu. Vai feijão, batata, couve, nabo, cenoura, carne de porco, carne de boi e carne de frango. Vai também chouriço e morcela.

9 – Queijo de Azeitão

A gente já citou um queijo aqui nessa lista, mas esse é outro, viu. O Queijo de Azeitão é muito tradicional na região de Azeitão e daí vem o nome. Azeitão fica no distrito de Setúbal, ao Sul de Portugal.

E o queijo é feito com leite de ovelha, por isso, o sabor dele é bastante exótico. Mas, boa parte das pessoas que provam, adoram.

10 – Bacalhau

Para fechar a lista, o nosso querido bacalhau. O peixe também é típico do país português. E por lá existe uma infinidade de formas de preparo. Um deles é aquele que é servido com o bolinho de bacalhau, né.

Mas, também dá para fazer como prato principal. Aí, ele pode ser assado, frito, com broa, etc. De modo geral, é mais barato do que a carne vermelha e os portugueses comem muito. Além do fato de ser saudável e saboroso.